Site Autárquico Loulé

Galeria de Arte da Praça do Mar

 

Exposição “QuarteirÀdentro” de Nuno Graça

 

 

A exposição fotográfica “QuarteirÀdentro” pretende levar o observador numa viagem ao interior da cidade, onde o detalhe da arquitetura tradicional, casario branco, com casas pequenas com açoteias e quintais virados para dentro, ruas estreitas, por onde ainda se encontram algumas pinceladas de cor, no revestimento de algumas paredes com azulejo, nos grafitis nas velhas paredes ou em alguns muros da cidade. Outro aspeto a evidenciar nesta exposição é a tranquilidade que a interioridade de Quarteira possui. A cidade à noite, misteriosa, serena e iluminada vista do mar, exalta a localidade, em contraste com a azáfama dos barcos, a algazarra das gaivotas estridentes, barcos que noite e dia, entram e saem da doca, asas que se agitam esvoaçando num bailado. Do mesmo modo, não podia deixar de mostrar a presença das artes e ofícios associados à identidade piscatória, do remendar das redes, aos calafates, as mãos vincadas pelo tempo e trabalho árduo dos homens do mar.

 As imagens procuram mostrar ainda a importância da religião nesta comunidade, onde a reverência à Padroeira da cidade, N.ª S.ª da Conceição está presente logo à entrada do porto de pesca de Quarteira. Nas celebrações religiosas, nas procissões, nas varandas decoradas em honra da Padroeira.

Esta exposição abre as portas à história da cidade, parede em parede, a identidade da localidade revela-se em cada imagem, e em simultâneo a vida e a realidade muito própria da cidade de Quarteira.

 

“O discurso real da cidade emerge vivo, inunda o universo do lugar e não-lugar, cidade concreta e cidade imaginária, criando a identidade do local.” 

Nuno Graça

 

Exposição patente de 3 de agosto a 28 de setembro de 2019

 

 

Horário:

terça a sábado 15h00-19h00 e 20h00-23h00

 

Telefone:

289313275

 

Morada:

Praça do Mar
Avenida Infante Sagres
8125-156 - Quarteira

 

Coordenadas GPS:

Lat: 37° 4' 5,20" N
Lon: 8° 6' 14,77" O