Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de setembro

  • O fantasma de Canterville de Oscar Wilde

    A primeira história publicada por Oscar Wilde leva-nos a um castelo assombrado, adquirido por uma abastada família americana que não acredita no sobrenatural, obrigando o pobre fantasma residente a encetar numa série de estratagemas para assustar os seus novos hóspedes. Nunca o fantástico, o terror e a comédia se combinaram numa trama tão genial, que nos diverte e nos leva a refletir sobre os valores mais elevados da vida.

  • O rapaz da bicicleta azul de Álvaro Magalhães

    O João subiu para a bicicleta, que rangeu aflitivamente. Às primeiras pedaladas, ela respondeu com estalidos, como os ossos de um velho que se levanta de uma cadeira, mas pouco depois já rolava pela estrada abaixo. Ele pedalou com mais força e atravessou o ar morno da manhã. Sentia não sabia o quê que o empurrava para diante. Cheirava-lhe não sabia a quê, sabia-lhe não sabia a quê. E esse «não sei quê» era a liberdade. Estava dentro dele e à volta dele, por todo o lado. Também ele era um rapaz numa bicicleta azul e também ele levava a flor da liberdade numa manhã de Abril. Com ela, podia ir até onde quisesse. Por isso, pedalou ainda com mais força e avançou a sorrir na direção do Sol.

  • Pippi das meias altas de Astrid Lindgren

    A Pippi das Meias Altas está de volta, e continua engraçada, arisca e incrivelmente forte! O Tomás e a Anita estão fascinados pela sua nova vizinha, que vive sozinha, acompanhada apenas do seu cavalo de estimação e de um macaco, o Senhor Nelson. Os dois irmãos rapidamente percebem que ela é uma menina mesmo peculiar: ninguém lhe diz o que deve fazer, está sempre metida em sarilhos e peripécias, faz os seus próprios biscoitos e é mais forte do que qualquer outra pessoa do mundo. Ela é a Pippi das Meias Altas. Vais adorar conhecê-la e viver as suas aventuras extraordinárias!

  • O concurso dos superchefs de Geronimo Stilton

    "Este ano, em Penedos Estafados, também se vai realizar um grande evento: o Concurso dos Chefs, que elegerá o melhor chef cozinheiro da Ilha dos Ratos. O Esparrela quis inscrever-se nesta competição e adivinhem lá quem é que ele levou como assistente! Sim, sim, eu mesmo, Geronimo Stilton! Foi uma aventura extrarrática!"

  • Segredos para uma superfesta com as amigas de Sasha Morton;

    Queres convidar as tuas amigas para dormirem lá em casa e fazerem uma festa inesquecível? Aqui encontras as melhores dicas de moda, os penteados mais giros, as atividades mais criativas e muitas mais ideias fantásticas.

  • A cadeira que queria ser sofá de Clovis Levi;

    Três histórias sobre a morte, contadas para crianças da faixa etária do primeiro ciclo.

  • Este chapéu não é meu de Jon Klassen

    Quando um pequeno peixe rouba um chapéu a um peixe enorme, é possível que se esteja a meter num grande sarilho...No entanto, e contra todas as probabilidades, o pequeno peixe decide arriscar no furto, convicto de que não vai ser apanhado...

  • A mãe que chovia de José Luís Peixoto;

    O protagonista do primeiro livro infantil de José Luís Peixoto é filho da chuva. Com uma mãe tão original, tão necessária a todos, tem de aprender a partilhar com o mundo aquilo que lhe é mais importante: o amor materno. Através de uma ternura invulgar, de poesia e de uma simplicidade desarmante, este livro homenageia e exalta uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães.

  • Bíblia: a mais fascinante história de Silvia Zanconato

    "A Bíblia é o maior de todos os livros, mas isso não quer dizer que seja inacessível aos mais pequenos. Pelo contrário. As maravilhosas histórias que a Bíblia conta destinam-se a todos. Há aspetos que só com a idade e o tempo se podem perceber. Mas tantos outros, e eu diria, os mais importantes, podem ser captados na infância e adolescência. Costuma-se dizer que os mais jovens sabem sonhar, gostam de desafiar os impossíveis, fazem um uso positivo da imaginação, têm no coração o desejo de viver grandes aventuras.

  • O Natal dos pequeninos de Lois Rock

    Um livro encantador, com textos belos e ilustrações coloridas, que ensina às crianças a história do nascimento de Jesus. Um presente perfeito para os mais pequeninos!

  • Era uma vez o 25 de abril de José Fanha

    José Fanha viveu o 25 de abril de 1974 com espanto, alegria e felicidade, como muitos outros jovens de então. Com o passar dos anos, percebeu que os jovens de hoje pouco sabem desses dias distantes.

    Resolveu então contar a história de como era Portugal antes da Revolução dos Cravos, como se desenrolaram os dias do 25 de abril e como surgiu o Movimento das Forças Armadas que o fez acontecer. Não quis fazer um livro de História. Quis antes falar desse período como quem conta uma história fantástica e complexa, heroica, divertida e contraditória, mas maravilhosa e verdadeira. Uma história que mudou a História.

  • O canteiro dos livros de José Jorge Letria

    Imagine um canteiro no qual, para além das flores, nascem livros. Imagine uma criança que estabelece com esses livros uma relação de cumplicidade e de mistério que se transforma num segredo bem guardado. O Canteiro dos Livros é uma narrativa para crianças que os adultos podem fruir e partilhar e na qual se celebra a paixão pelos livros e pela leitura. Aqui, evidencia-se a importância que têm nas nossas vidas o saber e a magia que habitam nos livros.

  • Contos gregos de António Sérgio

    Deuses que descem à terra para vigiarem os homens; heróis que combatem rochas gigantes e dragões imortais; guerreiros de ferro que nascem do solo; pássaros que se transformam em constelações de estrelas… Conhece estas e outras histórias do universo fantástico da mitologia grega!

  • 25 de abril: o abril que nos fez de Alexandre Honrado

    Memórias são coisas que ficam do tempo que passa. Coisas que recordamos. Há muitos anos, um dia cheio de vontade de mudar as nossas vidas ficou para vir a ser uma memória. A tua memória. A memória de todos nós. Falo do 25 de Abril do ano de 1974. Foi há muitos anos, mas o que aconteceu continua a ser tão importante, que vale a pena ir à História para contar esta história. Foi o dia de uma Revolução. Mas uma revolução em que as flores foram mais fortes que toda a força do Mundo. Sem este dia não podíamos viver a Liberdade. Nem gritar Viva a Liberdade. Foi um dia de abrir novas memórias.

  • Quero o meu chapéu de Jon Klassen

    O chapéu do urso desapareceu. E se ele nunca mais o encontrar? Um dia o urso percebe que o seu chapéu vermelho e pontiagudo desapareceu. Paciente e educadamente, o urso pergunta a cada animal que encontra “Viste o meu chapéu?” mas… ninguém viu o chapéu. E se o urso nunca mais encontrar o chapéu? E se ninguém o descobrir? O mistério parece adensar-se mas no fim percebemos que afinal alguns animais são menos honestos do que outros… Uma história ternurenta e divertida sobre um urso ingénuo e o seu chapéu vermelho, que fará as delícias de miúdos e graúdos!

  • A casa de Carlos Luís Figueira

    Romance situado entre 1968 e 1973, num momento de viragem política que anuncia o fim do Regime e, nesse contexto, retrata a vida de um quadro clandestino.

  • História da filosofia sem medo nem pavor de Fernando Savater

    Um convite para uma abordagem à filosofia de uma forma clara e simples. Ao ouvir falar de filosofia, muitas pessoas assustam-se, e algumas começam logo a tremer: a filosofia? O que é isso? De certeza de que não é para mim! Estão errados, porque as perguntas básicas da filosofia todos nós as fizemos alguma vez: tratam da morte, da verdade, da justiça, da natureza, do tempo... Fazer filosofia não é senão refletir sobre a nossa humanidade.

  • Amor verdadeiro de Jude Deveraux

    Quando Alix Madsen está a terminar a faculdade de arquitetura, Adelaide Kingsley morre e deixa-lhe em testamento o usufruto, por um ano, de uma encantadora casa do séc. XIX em Nantucket. A relação da idosa com a família Madsen é um mistério para a voluntariosa Alix – que terminou há pouco uma relação -, mas Alix aceita o estranho legado, em parte porque lhe dá tempo para planear o casamento da sua melhor amiga. Parece que Adelaide Kingsley tinha uma tarefa bastante específica para Alix: resolver o estranho desaparecimento de uma das mulheres da família Kingsley, Valentina, há mais de duzentos anos. Como se isso não fosse suficientemente perturbador, Alix tem ainda de lidar com o arrogante (e extremamente bem-parecido) arquiteto Jared Montgomery, que vive no anexo da casa. Sem o conhecimento de Alix, Jared foi incumbido de olhar por ela enquanto está na ilha - tarefa fácil para ele, considerando a inegável química entre os dois. Mas Jared tem os seus segredos que, se revelados, podem cavar um fosso entre ambos. Com um glorioso casamento de Nantucket no horizonte, há faíscas no ar e os fantasmas do passado começam a mostrar-se - alguns deles mesmo a sério. Vendo as suas vidas intimamente entrelaçadas com os destinos turbulentos dos seus antepassados, Alix e Jared descobrem que apenas corrigindo os erros do passado podem ficar juntos.

  • A rapariga no comboio de Paula Hawkins

    Todos os dias, Rachel apanha o comboio... No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente. Até que um dia...Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada. Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos.

  • Ínclita geração de Isabel Stilwell

    Era feita de luzes e de sombras. O pintor flamengo Van Ecky havia entendido a sua essência como ninguém e pintado as linhas do seu rosto e o seu caráter, em dois quadros distintos, para mostrar ao noivo Filipe III, duque da Borgonha. Um feito de luzes, outro feito de sombras. Isabel, tal como a sua mãe, D. Filipa de Lencastre, casava tarde. E a ideia de deixar Portugal, o pai envelhecido, os cinco irmãos em constante desacordo, e Lopo, irmão de leite e melhor amigo, para partir para um país longínquo e gelado atormentava-lhe o coração. Era a terceira mulher de Filipe, já duas vezes viúvo, esperava vir a dar-lhe o herdeiro legítimo de que Borgonha tanto precisava. A sua fama de mulherengo atravessava fronteiras… Mas Isabel sabia que nascera para cumprir um destino, ser a Estrela do Norte, que firme no céu indica o caminho. Saberia mudá-lo, torná-lo num homem diferente, acreditava Isabel. Na manga levava um trunfo que apenas partilhava com o seu irmão Henrique e com o seu fiel Lopo, na esperança de se tornar senão amada, pelo menos indispensável. Mas ao longo da sua vida, as sombras foram ganhando terreno e os acontecimentos precipitaram-se numa espiral que Isabel não conseguia travar, e de que apenas o seu filho a podia salvar.

  • Não me deixes de Gilly Macmillan

    «Viras-te por um segundo…E o teu filho desapareceu.» Rachel Jenner distraiu-se por breves momentos. E agora Ben, o seu filho de oito anos, desapareceu. Mas o que aconteceu realmente naquela fatídica tarde? Dividida entre a sua tragédia pessoal e uma opinião pública que se virou contra ela, Rachel não sabe em quem confiar. Será que as outras pessoas, por seu turno, podem confiar nela? O tempo urge para que Ben seja encontrado com vida. E tu, de que lado é que estás?

  • O amante ingénuo e sentimental de John le Carré

    Aldo Cassidy é o amante ingénuo e sentimental. Homem bem-sucedido e judicioso, é arrancado às pacatas certezas da sua vida por um repentino encontro com um casal com quem estabelece uma estranha ligação: Shamus, um artista desbragado e estroina, que dissipa dias e noites em farras intermináveis; e Helen, a sua bela mulher, manifestamente sedutora. Precipitado num turbilhão de imprudência e espontaneidade, Cassidy torna-se um homem desorientado e confrangido ao ver-se dilacerado entre dois pólos de uma natureza mais complexa do que alguma vez imaginara.

  • Crónica do cruzado Osb. de Agustina Bessa-Luís

    «O jornalista Josué, personagem deste romance, misto de Bixiou balzaquiano e de burguês salpicado de falsidades especializadas, adaptou à nossa época a crónica de Osb., com humor lancinante de certos homens de quem se diz que têm mais temperamento do que carácter. Osberno, ou Osberto, era diferente. Mas a sua observação manifesta igualmente um fundo estremecimento, ao desejar que a justiça, perante a cidade destruída, não se detenha sem atingir os erros dos próprios vencedores.»

  • Jesus: um encontro passo a passo de James Martins

    Este livro conduz o leitor por quase todos os lugares que a Bíblia refere terem sido visitados por Jesus, desde Jerusalém a Nazaré, passando pelo Mar da Galileia e o Monte das Bem-aventuranças. Estudo, oração, experiência e espiritualidade, a par do humor e da observação perspicaz, entrecruzam-se num mapa de muitos cruzamentos que procuram responder à estimulante e inquietante pergunta: «Quem é Jesus?».

  • Tempo de partir de Jodi Picoult

    Durante mais de uma década, Jenna Metcalf não deixa de pensar na sua mãe, Alice, que desapareceu em misteriosas circunstâncias na sequência de um trágico acidente. A criança que era então não conservou lembranças dos acontecimentos, mas Jenna recusa-se a acreditar que a mãe a tivesse abandonado e relê constantemente os diários que ela escrevia com as observações da sua pesquisa sobre elefantes, tentando encontrar uma pista oculta. Desesperada por obter respostas, Jenna contrata dois improváveis ajudantes, uma médium famosa por encontrar pessoas desaparecidas e um detetive que já tinha estado envolvido na investigação do desaparecimento de Alice.

  • Os muitos nomes do amor de Dorothy Koomson

    Será possível termos um futuro sem conhecermos o nosso passado? Clemency Smittson foi adotada em bebé, e a única ligação à mãe biológica é um berço de cartão com borboletas pintadas à mão. Agora adulta, e em constante conflito com sentimentos de perda e rejeição, decide mudar drasticamente de vida e voltar a Brighton, a cidade onde nasceu. Mas Clem não sonha que é lá que vai encontrar alguém que sabe tudo sobre a sua caixa das borboletas e a verdadeira história dos seus pais biológicos. E quando percebe que nem tudo é o que parece, e que talvez tenha sido injusta com aqueles que mais a amam, haverá tempo para recuperar o que foi perdido?

  • A minha festa de Ana Coelho Duarte

    Na hora de começar as preparações para qualquer festa, muitas são as dúvidas que podem surgir. Com este livro, Ana Coelho Duarte ajuda-a a simplificar e a planear a festa do seu filho passo a passo, para que possa desfrutar de cada momento sem ansiedade ou stresse. Repleto de dicas de decoração, organização e execução simples de materiais.

  • Filhos de Saturno de António José Saraiva

    Este livro de António José Saraiva incide sobre o período de 1974 a 1979 e, por isso, sobre um tempo de mudança para o país, analisado com o olhar arguto de um grande pensador. Há principalmente dois níveis de problemas que são tratados nos escritos aqui reunidos: os incidentes e acidentes da conjuntura nacional aberta com o golpe de Estado do 25 de Abril de 1974; os problemas de estrutura que nos são postos pela atual fase da civilização ocidental. Há uma microanálise e uma macroanálise, dois níveis que estão interligados. Se, por um lado, o mercado mundial é um dos processos característicos da nossa civilização, por outro, a mundialidade do mercado é um dos problemas que contam na conjuntura nacional.

  • Francisco o grande reformador de Austen Ivereigh

    Esta é a biografia definitiva do Papa Francisco: Saiba por que motivos e de que forma este pensador revolucionário está a desafiar e redirecionar a religião Católica.

  • Mistério na Califórnia de Elizabeth Adler

    A vida tranquila de Fen Dexter na costa idílica da Califórnia é interrompida numa noite de tempestade, quando um homem coberto de sangue aparece à sua porta, alegando ter tido um acidente de carro. Diz-lhe que vai a caminho de São Francisco para ajudar a polícia a resolver o homicídio da sua noiva. Incapaz de chegar ao hospital por causa da tempestade, ele passa a noite em casa de Fen, e a atração entre ambos é óbvia. Na manhã seguinte, ele dirige-se ao hospital onde a sobrinha médica de Fen, Vivi, trabalha nas Urgências. Vivi está a tratar o mais recente alvo de um assassino em série cuja assinatura é deixar um bilhete a dizer «Por favor, não contes» colado sobre a boca das suas vítimas. Quando o desconhecido misterioso de Fen vai ter com Vivi para que as suas feridas sejam cosidas, ela concorda em pô-lo a falar com a polícia sobre a sua noiva. Quem é este homem, realmente? O que quer com Fen e a sobrinha? E irão elas viver o suficiente para descobrir a verdade?

     

  • Serena de Ron Rash

    Início da Grande Depressão. George Pemberton está de regresso à Carolina do Norte depois de três meses passados em Boston. Traz consigo a sua mulher, Serena, e os planos de ambos para se tornarem, unindo os recursos de cada um, barões da indústria madeireira. Em poucos anos o império cresce, gerido em parte pela mão implacável e sem escrúpulos de Serena, que não hesita em eliminar qualquer ameaça às suas ambições. Quando descobre que não poderá ter filhos e que George tem um filho de uma anterior relação, Serena fica determinada a não deixar que nada nem ninguém se intrometa entre si e o marido. Num cenário magistralmente evocado, povoado por uma galeria de personagens memoráveis, encontramos uma história surpreendente de amor e obsessão.

  • O luto de Elias Gro de João Tordo

    Numa pequena ilha perdida no Atlântico, um homem procura a solidão e o esquecimento, mas acaba por encontrar muito mais. A ilha alberga criaturas singulares: um padre sonhador, de nome Elias Gro; uma menina de onze anos perita em anatomia; Alma, uma senhora com um coração maior do que a ilha; Norbert, um velho louco que tem por hábito vaguear na noite; e o fantasma de um escritor, cuja casa foi engolida pelo mar. O narrador, lacerado pelo passado, luta com os seus demónios no local que escolheu para se isolar: um farol abandonado, à mercê dos caprichos da natureza – e dos outros habitantes da ilha. Com o vagar com que mudam as estações, o homem vai, passo a passo, emergindo do seu esconderijo, fazendo o seu luto, e descobrindo, numa travessia de alegria e dor, a medida certa do amor.

  • O Livro dos Seres Imaginários de Jorge Luís Borges

    Este livro é uma espécie de bestiário moderno em que se reúne uma grande parte de «os estranhos seres que, ao longo dos tempos, foram engendrados pela fantasia dos homens». Provenientes de fontes muito diversas, cuja linguagem é transformada e enriquecida pelo inimitável estilo do mestre argentino, nestas páginas desfilam criaturas iluminadas pelas mitologias e doutrinas que deram forma – ao longo dos séculos – aos sonhos, desejos e medos dos homens.

  • Fim de Fernanda Torres

    Cinco amigos cariocas, velhos, veem o fim aproximar-se a passos largos. Quase a cortar a meta da vida, recordam paixões e traições antigas, cobardias e vergonhas, manias e inibições.

  • Uma herança perfeita de Penny Vincenzi

    A House of Farrell é a casa criadora de The Cream, um distinto produto de beleza que tem atraído o público feminino à elegante loja na Berkeley Arcade, desde a sua fundação em 1953. Mas o mundo da cosmética está em mudança e a outrora gloriosa House of Farrell encontra-se em declínio, com as suas clientes em debandada a serem tentadas por marcas modernas que entretanto surgem no mercado. Decidida a salvar o que resta do império da lendária Athina Farrell, surge a determinada Bianca Bailey, uma mulher de negócios, intimidante, mãe de três crianças e extraordinariamente obstinada em recuperar uma empresa ultrapassada e descapitalizada. Mas maior desafio do que relançar uma marca fora de moda será a relação com Athina Farrell: uma tarefa que acabará por colocar em risco a sua carreira, a sua autoconfiança e até o equilíbrio da sua família.

  • José-Augusto França: com o O’Neill falava de janela para janela de José Jorge Letria;

    Esta é a entrevista de um homem que viveu entre Paris e Lisboa. José-Augusto França revela a José Jorge Letria como formou o seu olhar crítico sobre as artes e o mundo. Numa conversa que percorre várias décadas, o professor, ensaísta e ficcionista José-Augusto França desvenda o seu mundo, as suas relações com o movimento surrealista, o seu brilhante percurso académico, a sua paixão pelas obras artísticas que ajudou a reconhecer e a pensar, de Amadeo a Bordallo Pinheiro, passando por Almada Negreiros.

  • O dia dos milagres de Francisco Moita Flores

    O Dia dos Milagres é uma viagem apaixonante aos últimos dias do regime filipino que haveria de baquear no golpe de Estado que iniciaria a dinastia de Bragança.

    O autor centra a ação em Vila Viçosa, onde viviam os Duques de Bragança, e conduz-nos pelos dias de ansiedade, dias terríveis, vividos entre crenças e superstições, marcado por revoltas e sofrimento, num Portugal pobre e cansado, traumatizado pela tragédia de Alcácer Quibir, de onde espera que chegue o Rei Sebastião.

    O Dia 1 de Dezembro de 1640 foi um momento único da História de Portugal. Uma data que foi desprezada, até deixou de ser feriado, decisão que enxovalha a memória portuguesa. Um punhado de fidalgos, apoiado pelo Povo de Lisboa, enfrentou o mais poderoso Império do mundo. E devolveu a dignidade a Portugal. São os preparativos dessa saga extraordinária que percorrem as páginas deste romance apaixonante, terno, para que a memória coletiva não esqueça, aquilo que os novos servos do nosso tempo esqueceram, julgando Portugal do tamanho de um mero livro de contabilidade.

  • As figuras do presépio de João César das Neves

    A esperança do Autor é que uma serena reflexão possa ajudar a aprofundar a admirável realidade que transparece do Presépio, bem como o essencial contexto mais vasto em que ele se insere. E eis que a análise sagaz e pertinente que faz ultrapassa, pela sua riqueza, a realidade concreta do Presépio, abrindo aos nossos olhos toda a verdade e toda a beleza do Natal.

  • Os bebés também querem dormir de Constança Cordeiro Ferreira

    A vida com um bebé ao colo não tem de ser feita de lutas para dormir, cólicas, choro permanente, inseguranças e medos. Há estratégias que fazem a diferença e técnicas para os momentos SOS, para que os pais e o bebé se entendam na perfeição, criando uma ligação única. Considerada a “Fada dos bebés”, Constança Cordeiro Ferreira mostra, neste livro, como cada bebé tem, dentro de si, um verdadeiro manual de instruções e ajuda-nos a compreender os sinais. Conhecer a perspetiva do bebé é fundamental para o compreender.

  • Santuários de Portugal: caminhos de fé de Maria do Rosário Barardo

    Esta obra pretende dar a conhecer um específico e rico património da Igreja portuguesa: os seus santuários.

     

  • Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS de Maria Helena Pestana, João Nunes Gageiro

    Este livro, fruto da experiência académica e profissional dos autores, foi agora, nesta 6ª edição, enriquecido com esquemas, resumos e 157 aplicações práticas, que inovam nas associações que estabelecem entre os diferentes capítulos, simplificando e consolidando os temas neles tratados, tornando-o acessível a todos os leitores, mesmo aqueles com poucas bases de matemática, estatística e informática. A introdução da syntax do IBM-SPSS permite, para qualquer distribuição e dimensão da amostra, calcular todas as probabilidades associadas, identificar os acontecimentos mais prováveis, determinar os erros e a potência do teste, bem como recorrer tanto às distribuições exatas como às aproximadas. Importância particular é dada à participação ativa do leitor, tornando o livro estimulante e útil para todos os que a ele recorram.

  • Química de Raymond Chang, Kenneth A. Goldsby

    Esta obra contém centenas de exemplos resolvidos. O Professor Chang ensina os alunos a resolverem problemas do mundo real recorrendo à arte da estimativa baseada em hipóteses adequadas, a encontrarem a informação necessária, e, em muitos casos, a formularem o plano para obterem respostas aproximadas.

  • Dicionário de arabismos da língua portuguesa de Adalberto Alves

    O presente Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa constitui, a muitos títulos, uma nova e surpreendente abordagem das multisseculares influências árabes no nosso idioma, e é fruto de vários anos de aturada investigação. Em mais de dezoito mil entradas e diversos anexos, uma vasta parcela de étimos e expressões, habitualmente apresentados como «de origem desconhecida ou obscura», é agora explicada claramente através da pista árabe, inclusive os respeitantes à onomástica e à toponímia, o que constitui um impressionante pórtico de reavaliação das raízes da Cultura Portuguesa.

  • Análise estatística com SPSS Statistics de João Marôco

    Este livro resulta da experiência de docência, formação profissional e de investigação aplicada, do autor, nas Ciências Biológicas, Sociais e Humanas. O livro apresenta, numa linguagem acessível mas sem descurar o formalismo matemático, os fundamentos teóricos de diferentes técnicas estatísticas, ilustradas com exemplos resolvidos, passo-a-passo, com o IBM SPSS Statistics.

  • Hercule Poirot e o crime de Greenshore de Agatha Christie

    A convite da sua velha amiga Ariadne Oliver, Hercule Poirot vai a uma festa de verão numa aldeia encantadora do Devon. Um cenário idílico onde contavam descansar e divertir-se. Ariadne inventara até um jogo de Caça ao Assassino para animar os convivas, mas não antecipara sentir-se tão… atormentada. A sua intuição diz-lhe que algo está terrivelmente errado. E, como o magnífico detetive belga bem sabe, a intuição feminina é algo que nunca se deve menosprezar…

  • O nosso reino de Valter Hugo Mãe

    A história de uma criança em torno da ansiedade por uma resposta de Deus. Retrato de um Portugal recôndito ao tempo da Revolução dos Cravos que nos conta como em lugares pequenos as ideias maiores são relativamente intemporais e o que acontece ignora largamente o tempo exato do mundo.

  • O seu treinador pessoal de Pedro de Medeiros

    Uma ferramenta prática para usar no ginásio, mas, caso não possa ou não queira inscrever-se, não tem desculpa porque este livro tem tudo o que precisa para fazer ginástica no conforto da sua casa. Trata-se de um manual com fotografias passo a passo de cada exercício, com técnicas e estratégias de treino, exercícios variados para as diferentes partes do seu corpo, conselhos para começar a correr, bem como dicas de alimentação, e de descanso adaptadas a si, à sua idade e ao seu caso.