Site Autárquico Loulé

Movimento Zero Desperdício

A Câmara Municipal de Loulé aderiu ao Movimento Zero Desperdício em 21 de Novembro de 2014, através da formalização de um protocolo de colaboração com a Dar i Acordar – Associação para a Recuperação do Desperdício bem como com as Entidades Doadoras diretas, (IPSS’S e Organizações sem fins lucrativos), que aderirem a este movimento.

O Movimento visa promover e contribuir para a recuperação e para a doação de excedentes de um modo geral, e de excedentes alimentares em particular. No que se refere concretamente à utilização dos recursos e bens alimentares, a atividade tem como objetivo o aproveitamento dos excedentes alimentares que se encontram em perfeitas condições para consumo, junto de quaisquer entidades públicas ou privadas, com a exclusiva finalidade de prover necessidades sociais prementes que atingem grupos sociais carenciados.

No cruzamento das competências cada vez mais exigentes dos municípios, e na sua ligação direta e de proximidade com os parceiros para a promoção do desenvolvimento local, o paradigma de gestão do território passa por um qualificado desempenho ao nível da gestão global do território.

Considerando a Responsabilidade Social como um instrumento de competitividade, que modela o crescimento económico e contribui igualmente para as comunidades de influência, o presente programa e protocolo criam condições para que os vários agentes em presença possam repensar o seu papel face aos novos desafios económicos, sociais e ambientais, proporcionando condições favoráveis ao envolvimento dos cidadãos, das organizações e das empresas do Município neste modelo de trabalho. Assim e em conformidade com os objetivos e o manual das boas práticas na área de segurança e higiene alimentar, os excedentes alimentares gerados no Município devem ser canalizados em benefício das pessoas e agregados/munícipes que deles necessitam, por intermédio das organizações do terceiro sector no terreno.

Desta forma o Movimento Zero desperdício assume-se como um complemento às respostas já existentes no Concelho de Loulé e tem ainda como objetivo redistribuir, reduzir e reciclar, os excedentes alimentares existentes no Concelho.

O Movimento Zero Desperdício vem desta forma impor uma atitude de cidadania que poderá ser fomentada localmente através de uma ação concertada com a rede social formal e informal do município.

LOULÉ NÃO SE PODE DAR AO LIXO e como tal envidará todos os esforços para dar continuidade a este movimento em prol do combate ao desperdício alimentar.

 

Entidades Doadoras Diretas:

  • Fundação António Aleixo
  • Associação Para a Intervenção e Reabilitação de Populações Deficientes e Desfavorecidas
  • Associação Refood – Núcleo Algarve – Almancil

 

Entidades Doadoras de Excedentes Alimentares:

  • Lojas Pingo Doce: Loulé, Quarteira, Almancil
  • Supermercado Continente: Loulé, Quarteira
  • Agrupamento de Escolas Engº Duarte Pacheco
  • Festival MED

 

Contato:

Divisão de Coesão e Inovação Social

Rua José de Costa Guerreiro, s/n | 8100-596 Loulé

Telefone: 289 400 882 - chamada para a rede fixa nacional

Email: acao.social@cm-loule.pt

Responsável: Dra. Ana Filipe