Site Autárquico Loulé

"O quotidiano confraternal na Misericórdia de Loulé: livros de receita e despesa do século XVII", por Joana Balsa de Pinho

No dia 22 de outubro, pelas 14h30, Joana Balsa de Pinho apresentou mais uma conferência integrada no Ciclo “O documento que se segue”, subordinada ao tema “O quotidiano confraternal na Misericórdia de Loulé: livros de receitas e despesas do século XVII”.

 

As Misericórdias, confrarias leigas instituídas a partir de 1498 por todo o país, propunham como missão cumprir as Obras de Misericórdia. No cumprimento desta vocação, eminentemente prática e de cariz assistencial, e também da gestão do seu património que permitia o financiamento da sua ação, faziam uso de registos escritos, alguns bastante complexos.

Dos mais significativos, juntamente com os livros de acórdão da reunião dos irmãos oficiais, encarregues do governo da confraria, e das escrituras e testamento, destacamos os livros de receita e despesa. Esta tipologia documental, embora mais sucinta e por vezes até lacónica, é o melhor reflexo da atividade e do quotidiano destas confrarias. Apesar de evidenciar permanências muito marcadas, como as esmolas a pobres, pagamento a capelães pela celebração de missas, a atribuição de cartas de guia, o transportes de doente e a compras de cera, contém também muitos outros registos relacionados com obras, compras e pagamentos diversos.