Site Autárquico Loulé

Centro Ambiental da Pena

A funcionar na antiga escola primária da aldeia da Pena (freguesia de Salir) desde 1992, o Centro Ambiental da Pena resultou de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve.

Inserido numa paisagem com características ambientais únicas, em plena Beira Serra, o Centro Ambiental da Pena foi criado com o objetivo de responder às necessidades locais em termos de educação ambiental, desenvolvimento integrado, promoção e valorização do património cultural e ambiental do Concelho de Loulé, tendo como principais vetores de atuação a educação ambiental e a dinamização sócio - cultural local.


Recursos

São vários os espaços e valências que compõem o Centro Ambiental da Pena e que fazem dele um espaço privilegiado:

  • Espaço Exterior, que possibilita a dinamização de atividades de exploração da natureza, através de um jardim pedagógico, lago, horta biológica e compostagem.
  • Laboratório / Oficinas, onde se podem realizar atividades experimentais, tais como reciclagem de papel, reutilização de materiais, observação à lupa, microscópio e outros conjuntos pedagógicos.
  • Biblioteca, sendo as principais temáticas a educação ambiental, ecologia, conservação da natureza e património cultural da região.
  • Mediateca, com material de projeção e software educativo.

 

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Centro Ambiental da Pena, como espaço vocacionado para a educação ambiental, dinamiza, mediante marcação prévia, atividades com escolas ou grupos organizados.

Estas atividades podem abordar diferentes temas que devem ser previamente escolhidos pelos professores / educadores e podem ter a duração de uma manhã/tarde ou dia.

As diferentes temáticas ambientais podem ser abordadas recorrendo a sessões (in)formativas e pedagógicas, debates, exposições, percursos pedestres, entre outras atividades de carácter ambiental.

 

O Programa de Atividades do Centro Ambiental 2018/2019 pode ser consultado aqui: Atividades do Centro Ambiental 2018/2019.

 

Acompanhe as atividades do Centro Ambiental através da página do Facebook "Centro Ambiental de Loulé".

 

DINAMIZAÇÃO SÓCIO - CULTURAL LOCAL

Outro dos objetivos do Centro Ambiental da Pena é o envolvimento da população da aldeia da Pena neste projeto. Para tal, são desenvolvidas várias iniciativas que permitem promover o convívio e o intercâmbio entre a população local e o Centro Ambiental.

 

 

Informações

Centro Ambiental

Polo da Pena

Antiga Escola Primária da Aldeia da Pena - Pena

Caixa Postal 508

8100 - 193 Salir

Câmara Municipal de Loulé

Divisão de Ambiente, de Transportes e Oficinas

Unidade Operacional de Educação Ambiental

Praça da República

8104-001 Loulé

Telefone: 289 400 890

Fax: 289 415 557

E-mail: dato@cm-loule.pt

Associação Almargem

Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve

Telefone: 289 412 959

Fax: 289 414 104

 

Como Chegar ao Polo da Pena

DE AUTOMÓVEL

Vindo de Alte:

Vindo pela estrada de Alte, continua em direção a Salir.

Ao entrar na aldeia da Pena, fica na escola primária; à esquerda.

Vindo de Salir:

Vindo por Salir, segue na direção de Benafim e de Alte.

Ao entrar na aldeia da Pena, fica na escola primária à direita.

DE AUTOCARRO

Existem autocarros de carreira pública de Loulé para Alte.

 

Documentos para Download