Site Autárquico Loulé

Salir

A origem da povoação de Salir perde-se no tempo, sustentando-se a hipótese de ter sido habitada pelos Celtas. O Castelo de Salir deverá ter sido construído durante a ocupação Almóada, no Século XII, e terá sido o local escolhido por D. Paio Peres Correia para esperar por D. Afonso III, para juntos desencadearem a conquista do Algarve aos mouros, tornando-se então uma praça forte em que o Castelo de "Selir" (designação Árabe) deteve um papel privilegiado. No que se supõe, foi este incendiado e reconstruído por duas vezes, restando, apenas, ruínas das suas muralhas. A Freguesia de Salir é a maior do Concelho de Loulé e uma das maiores do nosso país, tem cerca de 200 km². É seguramente, uma freguesia das mais importantes. Situa-se na Beira Serra e faz a transição entre o Barrocal e a Serra Algarvia, e estabelece, ainda, a ligação entre o Alentejo e o Algarve.


Salir tem uma população estimada em cerca de 5.000 habitantes e é uma freguesia de base agrícola, ao mesmo tempo que ostenta um inestimável património histórico, natural e paisagístico. Produz amêndoas, alfarrobas, azeitonas, cortiça e trigo. No que se refere ao regadio, ocupa também um lugar de relevo uma vez que parte da freguesia se situa no prolongamento dos chamados "Barros Velhos" de Silves, excelentes para a hortofruticultura.

Salir oferece enormes potencialidades turísticas em diversas vertentes, como o Agro-Turismo, o Turismo de Habitação e o Turismo de Caça. O sítio do Malhão, o Serro dos Negros, o Serro do Alganduro, a Rocha da Pena, a Nave do Barão, a Cruz Alta, o Castelo de Salir, a Cabaça, o Carrasqueiro, o Morgado de Salir, a Rota das Noras e Azenhas, entre outros, constituem excelentes zonas de aptidão turística.

A Festa da Espiga, celebrada na Quinta-feira de Ascensão (Maio) é o acontecimento mais relevante ao nível das manifestações tradicionais da Freguesia de Salir, uma vez que encerra aspectos verdadeiramente ancestrais que estão relacionados com as raízes culturais das suas gentes. O desfile etnográfico, único no País, funciona como atractivo turístico a par de uma mostra/feira do mais genuíno artesanato.

Salir, localizada a 13 kms da sede do concelho, Loulé, possui boas acessibilidades. Da Vila de Salir às belas praias da costa algarvia ou ao Aeroporto Internacional de Faro distam cerca de 25 kms, e é servida pela EN 124 (Silves-Mértola), com boa ligação aos concelhos limitrofes de São Brás de Alportel, Silves e, a norte, Almodôvar (Alentejo).

Deodato Martins João

Presidente:
Deodato
Martins João (Coligação "Todos pelo nosso Concelho" PPD-PSD / CDS-PP / MPT)

Secretário:
Francisco André Pereira Rodrigues

Tesoureiro:
Arménio Joaquim Álvaro Guerreiro

Morada: Rua José Viegas Gregório, nº 24
8100-202 Salir

Telefone: 289 489 119

Fax: 289 489 248

secretaria@salir.pt 

www.salir.pt