Site Autárquico Loulé

Hortas Sociais de Loulé

A Câmara Municipal de Loulé criou as Hortas Sociais de Loulé como forma de proporcionar aos cidadãos, em especial aos mais carenciados, a possibilidade de cultivarem e assim poderem usufruir de produtos agrícolas frescos, produzidos por si e pelo seu agregado familiar.

As Hortas Sociais de Loulé permitiram assim dotar o Município de um equipamento com uma forte componente social, considerando a importância da relação entre o Homem e a Terra como forma de equilíbrio, interação e integração com o meio social e ambiental.

Além disso, a criação de pequenas hortas em contexto urbano constituem, não só um instrumento de subsistência alimentar e complementar, nos atuais tempos de dificuldades, como também instrumento sociocultural, que cria uma forma de equilíbrio entre o homem e a comunidade e entre o homem e o meio ambiente que o rodeia.

As Hortas Sociais de Loulé ocupam um espaço público que se encontrava disponível e permitem utilizar um recurso valioso que se desperdiçava, a água das Bicas Velhas.

Com a criação destas hortas pretendeu-se ainda a requalificação de espaços que tendiam a degradar-se quando não ocupados, devolvendo à comunidade um espaço comunitário que funciona como um elo de convivência social entre gerações e proporciona benefícios económicos e de saúde, especialmente no que concerne a uma alimentação saudável.

Estes fatores contribuem para a integração da comunidade nos contextos social e ambiental, justificando, pela sua relevância social e comunitária, um apoio e incentivo consistentes, para a promoção da saúde e da qualidade de vida dos seus utilizadores, através da mudança de comportamentos, que se traduzem em hábitos de vida mais saudáveis, favorecendo o contacto com a natureza enquanto forma de evitar o sedentarismo e motivando a introdução de boas práticas.

A utilização das Hortas Sociais de Loulé é totalmente gratuita mas requer o cumprimento das regras estabelecidas no Regulamento, usar corretamente os recursos disponibilizados e contribuir para uma convivência sã entre os utilizadores, bem como o cumprimento das técnicas de uma agricultura sustentável e saudável. A criação das Hortas Sociais de Loulé contempla ainda uma forte componente educativa, apresentando em espaço próprio ações de formação sobre técnicas de agricultura biológica, manutenção de espaço público, trabalho comunitário, compostagem e promoção ambiental.

Os interessados em dispor de um talhão nas Hortas Sociais de Loulé devem apresentar à Câmara Municipal de Loulé uma ficha de candidatura, que se encontra disponível no website do Município, tendo prioridade as famílias com rendimento per capita inferior à retribuição mínima mensal garantida.

Para mais informações os interessados devem contatar a Divisão de Ambiente, Espaço Público e de Transportes (289 400 890) ou a Divisão de Intervenção Social e Voluntariado (289 400 882), da Câmara Municipal de Loulé (www.cm-loule.pt).

Visite também a página das Hortas Sociais de Loulé no Facebook.