Loulé em 19º lugar no ranking nacional do municípios com maior transparência na informação disponibilizada

Algarve

12 de abril 2018

Subida de 59 posições em relação ao ano anterior

No âmbito do Índice de Transparência Municipal (ITM), em 2017 Loulé foi o 19º município português mais transparente no que diz respeito à disponibilização de informação aos cidadãos através do seu website, de acordo com os resultados anunciados esta segunda-feira, dando assim um salto de 59 lugares e somando mais 13 pontos do que em 2016 (o ano anteriormente analisado).

A elaboração deste índice consiste na análise dos websites de todos os municípios portugueses, avaliando a informação disponível de acordo com 76 indicadores, agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; Transparência na área do Urbanismo.

O Índice de Transparência Municipal (ITM) é uma iniciativa desenvolvida pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC) e os seus parceiros e é publicado desde 2013. Foi criado para se tornar uma ferramenta de capacitação dos cidadãos, promovendo um maior envolvimento na vida autárquica e uma melhoria da qualidade da democracia local.

De acordo com os responsáveis municipais de Loulé, este resultado alcançado, com uma subida bastante significativa no contexto nacional,  deve-se ao forte empenho da Câmara Municipal de Loulé em fornecer aos seus cidadãos o maior número de informações sobre a governança local, através de um trabalho intenso ao longo do ano de cooperação entre os diversos serviços da Autarquia. Este é, pois, um  instrumento democrático fundamental para a vida dos municípios.