Primeira Ciclovia Bidirecional na cidade de Loulé vai arrancar

Obras Municipais

12 de junho 2018

No âmbito da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), em particular no que diz respeito à opção de promoção de uma mobilidade sustentável, arrancam neste mês de junho os trabalhos de construção da primeira ciclovia bidirecional na cidade de Loulé.

Com uma extensão total aproximada de 1.5kms, esta ciclovia irá desenvolver-se ao longo da Avenida Laginha Serafim e permitirá a criação de melhores condições de conforto e segurança na ligação do centro da cidade de Loulé à área desportiva do Pavilhão Municipal, do Parque Municipal e Complexo de Piscinas Municipais, assim como ao Centro de Saúde e Escola Secundária de Loulé.

Este investimento total de 138.888,56 euros incorpora, em igual proporção, a implementação de uma ciclovia, bem como um conjunto de intervenções ao longo do percurso visando a melhoria das condições de acessibilidade universal com medidas de acalmia de tráfego e segurança rodoviária.

Esta intervenção inaugura a implementação do sistema de rede ciclável em espaço próprio que será introduzida nas principais artérias de expansão da cidade. No interior de Loulé será promovida a segurança e a convivência dos diferentes modos, permitindo o acesso generalizado dos habitantes aos diferentes equipamentos e serviços existentes. A cidade, receberá num futuro próximo, um sistema de bicicletas partilhadas que, em parceria com o sistema já em funcionamento em Vilamoura e em arranque em Vale do Lobo, colocarão o Município alinhado de forma expressiva com os objetivos de desenvolvimento sustentável definido no âmbito do quadro das Nações Unidas.

Com estas ações, o Município de Loulé pretende articular as diferentes valências de mobilidade no espaço urbano, fazendo uma aposta no peão e melhorando a qualidade dos espaços públicos das áreas urbanas do Concelho. A Estratégia Municipal desenvolveu, assim, um programa de mobilidade integrador dos modos pedonais, ciclável e rodoviários.

A mobilidade ciclável é uma realidade que vem ganhando expressão em cidades de todo o mundo e o Município de Loulé está também a trabalhar nela. Depois de ter implementado um sistema interno de empréstimo de bicicletas sem custos para os alunos, professores e funcionários das escolas do Concelho do 2º,3º ciclo do Básico e Secundário, inicia-se agora a criação de infraestruturas próprias com o objetivo de incremento da segurança e conforto na utilização da bicicleta. Pretende-se assim afirmar a mobilidade ciclável como uma atrativa opção de lazer mas, acima de tudo, como um meio de transporte urbano saudável, célere e sustentável para o dia-a-dia dos cidadãos”.

“Esta iniciativa convoca todos aqueles que usam o espaço público a participar nas mudanças de paradigma em prol do bem comum e da sustentabilidade ambiental do nosso território. Promovendo um modelo de vida mais saudável, com mais qualidade de vida, melhor qualidade do ar para todos, tornando-nos cidadãos mais responsáveis na gestão dos recursos existentes e na proteção do nosso futuro e das futuras gerações”, referem os responsáveis municipais.