Site Autárquico Loulé

Grande Prémio de Portugal Nacional 2 em ciclismo passa por Loulé

Grande Prémio de Portugal Nacional 2 em ciclismo passa por Loulé

Desporto

10 de julho de 2018

Loulé é um dos municípios que irá receber o Grande Prémio de Portugal Nacional 2, que se realiza entre 18 e 22 de julho. Esta prova velocipédica irá percorrer aquela que é a maior estrada da Europa e terceira do Mundo em cinco etapas.

A 1ª etapa (18 julho) irá ligar Chaves a Castro Daire, com passagens por Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Régua e Lamego. A 2ª etapa (19 de julho) fará a ligação de Castro Daire a Pedrógão Grande, num percurso que passará por São Pedro do Sul, Viseu, Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Penacova, Vila Nova de Poiares, Lousã e Góis. Com partida em Pedrógão Grande, a 3ª etapa (20 julho) segue para a Sertã, Vila de Rei, Sardoal, Abrantes, e chegada a Montargil (Ponte de Sor). É daí que parte a 4ª etapa (21 de julho) que terá paragens em Avis, Mora, Coruche, Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo, Alcácer do Sal, Ferreira do Alentejo e Aljustrel. Finalmente, e em toda a zona Sul, a 5ª etapa (22 de julho) sai de Ferreira do Alentejo em direção a Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, São Brás de Alportel, LOULÉ e chega a Faro.

Na primeira edição, esta prova está classificada pela UCI no nível 2.2 (por etapas de segunda categoria).

Ao nível das equipas estrangeiras, vão integrar a prova a Caja Rural/Seguros RGA, Euskadi/Murias, Fundacion Euskadi, MStina Focus Team, Project Nice Cote D`Azur, Ampo-Goierriko TB, Massi Kuwait e Military Team France Défense. As equipas nacionais que farão parte deste Grande Prémio são W52 FC Porto, Sporting Tavira, Vito/Feirense, Rádio Popular Boavista, Efapel, La Aluminios, Aviludo Louletano, Liberty-Seguros, Miranda/Mortágua, UC Maia, Sicasal e Bombarral.

A Estrada Nacional 2 atravessa Portugal de Norte a Sul e é a estrada de maior extensão do país. Tem o seu início em Chaves (Km 0) e terminando ao Km 738,5 em Faro, passando por onze distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), oito províncias (Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve), 4 serras, 11 rios e 35 concelhos.

Considerando que este é um património histórico e ambiental, em novembro de 2016 foi criada a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, um projeto turístico que une as cidades de Chaves a Faro, englobando 35 municípios