Site Autárquico Loulé

António Pedro Moreira apresenta "Daqui Ali - De Portugal à África do Sul de Bicicleta" na Biblioteca Municipal de Loulé

António Pedro Moreira apresenta 'Daqui Ali - De Portugal à África do Sul de Bicicleta' na Biblioteca Municipal de Loulé

Cultura

09 de agosto 2018

Os “Livros Abertos” da Biblioteca Municipal de Loulé vão contar, no próximo dia 22 de agosto, pelas 21h30, no auditório do Centro Autárquico de Quarteira, com a apresentação de “Daqui  Ali – De Portugal à África do Sul de Bicicleta”, da autoria de António Pedro Moreira.

“Como é que se volta atrás depois de percebermos quem somos e o que queremos fazer? Olhar para a Vida da mesma forma que olhávamos antes de 50.000km por terra de Portugal a Singapura? Não se volta. Ainda que em casa, a mente segue sempre, deixando os dias passar com outros destinos ao assalto. África. Uma Bicicleta. E uma alma em direção a um Adamastor redimido, passando por todo o desconhecido que de si me separa, sempre com o desejo que, se tentar com força suficiente, me dilua nas terras e gentes que as habitam. Medos, frustrações, provações, e a alma lançada a cada canto e esquina, caindo sempre inteira. O Amor dá força, e o Amor de quase cada estranho que encontrei estrada fora não a deixou nunca partir. O Amor e as provações dançaram, e escreveram estas páginas.”

António Pedro Moreira/ Pedro On The Road fala-nos sobre si dizendo que “acho que nasci a chorar, assustado com aquelas luzes todas, nos idos de 84. O mundo não resistiu e encapsulou-me, oferecendo-me a estabilidade e alegrias mais comummente desejadas. De um liceu bem passado em Vale de Cambra segui para uma Universidade melhor passada, em Coimbra. Ao abrigo de desculpas de que não há trabalho para psicólogo em Portugal, deixei-me aterrar na Noruega por seis meses, e em Inglaterra por dois anos, seguindo um caminho que, ainda que incomum, já outras pessoas tinham traçado. Quis traçar o meu e despedi-me para ir viajar. Agora vivo meio ao desbarato, viajando, escrevendo e trabalhando. Desde que me libertei de uma Vida mais normal apareceu-me o mundo e olhei-o de frente.”

A apresentação da obra fica a cargo de Fábio Nobre.

A entrada é livre.