Loulé inaugura primeira escola pública dedicada ao ensino especializado da Música no Sul do País

11 de setembro 2018

Conservatório de Música de Loulé

É inaugurada esta quarta-feira, 12 de setembro, pelas 11h30, aquela que será a primeira escola pública de ensino especializado da Música a Sul de Lisboa – o Conservatório de Música de Loulé.

É no emblemático edifício do Solar da Música Nova (agora reabilitado) que, para além do Conservatório, ficará instalada também a sede da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva e a Escola de Música desta associação cultural dedicada, durante mais de um século, a esta expressão artística.

Recorde-se que, no mês de maio, a Câmara Municipal de Loulé celebrou um protocolo com o Ministério da Educação para que a partir do ano letivo 2018/19 seja lecionado em Loulé o ensino público especializado da Música no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico (do 5º ao 9º ano) e do Ensino Secundário (do 10º ao 12º ano). A Autarquia cedeu o espaço cuja reabilitação foi também custeada pelo Município, no valor de 3 milhões de euros, enquanto que tudo o que diz respeito à colocação de docentes e parte administrativa foi da responsabilidade do Ministério.

Com esta iniciativa, Loulé passará a ser um centro de ensino da Música de referência na zona Sul do País. Por outro lado, tendo em conta que o Solar da Música Nova é um edifício com uma forte memória histórica junto da comunidade louletana, esta recuperação insere-se na aposta da Autarquia na preservação do património concelhio.