Site Autárquico Loulé

Casa da Cultura de Loulé em destaque na "História e Estórias dos nossos clubes"

Casa da Cultura de Loulé em destaque na 'História e Estórias dos nossos clubes'

Desporto

10 de outubro de 2018

Numa iniciativa da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Loulé, com apresentação e condução do jornalista Neto Gomes, realiza-se no próximo dia 21 de outubro, pelas 17h00, mais uma sessão da “História e Estórias dos nossos clubes”, desta vez dedicada à Casa da Cultura de Loulé.

O Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé irá acolher este evento onde será abordado o historial, os momentos e as personalidades que marcaram o clube.

“História e estórias dos nossos clubes” é um projeto que tem percorrido o Concelho de Loulé com um programa de memória e reflexão, com o objetivo de evocar a história, as estórias, as afetividades, os momentos com especial significado para os clubes mais representativos de um Município marcado pela dinâmica associativa.

Recorde-se que origens da Casa da Cultura de Loulé remontam a 1979, quando um grupo de professores de Loulé reconheceu a necessidade de uma intervenção cívica para além do âmbito das suas funções normais, ou seja, algo que dinamizasse a vida cultural da cidade – então uma pequena vila. Na sequência de vários encontros foram criadas as bases para o lançamento de um projeto cultural, tendo sido criada então a Comissão Pró Casa da Cultura. A duração desta estrutura, com esta designação, foi relativamente curta, tendo dado lugar à criação da Associação Pró Casa da Cultura. Em 1987 foi adotado o atual nome – Casa da Cultura de Loulé.

A par da componente cultural, nomeadamente com a criação de um grupo de teatro e organização de um festival de jazz com mais de duas décadas, a associação dedicou-se mais recentemente ao Desporto, com a criação de um clube de Andebol.

Atualmente a Associação conta com centenas de associados e tem-se vindo a constituir como uma entidade de referência no sector da dinamização sociocultural e desportiva da cidade e do Concelho de Loulé.

A entrada no evento é gratuita. Mais informações do projeto em http://louledesporto.com/historia-e-estoria-dos-nossos-clubes/