Loulé organiza workshop técnico sobre adaptação dos espaços verdes urbanos às alterações climáticas

19 de fevereiro de 2019

No dia 1 de março, a Câmara Municipal de Loulé organiza, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, o workshop técnico “Espaços Verdes Urbanos Adaptados às Alterações Climáticas”. A formação irá decorrer no Auditório da Escola Secundária de Loulé, entre as 09h00 e as 13h00.

Este workshop é financiado pelo Fundo Ambiental, destina-se a técnicos autárquicos, empresas municipais, entidades públicas, estudantes e empresas na área da gestão dos espaços verdes urbanos e planeamento do território. Tem como objetivo a promoção e a gestão de espaços verdes melhor adaptados ao novo contexto climático, o que impõe uma maior eficiência na utilização dos recursos naturais e na valorização dos serviços dos ecossistemas em meio urbano.

A origem das alterações climáticas, espécies resilientes, serviços de ecossistemas, mitigação de ilhas de calor urbano, envolvimento comunitário, gestão sustentável e adaptação de espaços existentes são algumas das matérias a abordar.

A ação formativa terá uma duração de 4 horas e irá explorar as diferentes soluções em contexto europeu e nacional e partilhar exemplos de boas práticas aplicadas a nível local. Os conteúdos serão posteriormente aplicados em exercícios práticos tendo em conta os cenários climáticos.

A inscrição para participação é gratuita mas limitada ao número de vagas existentes, com direito a certificado de formação.

Inscrição prévia, até dia 27 de fevereiro, para o e-mail loule.adapta@cm-loule.pt