Loulé celebra Dia Mundial da Água com apelo para uso sustentável

13 de março 2019

A 22 de março, o Município de Loulé associa-se às comemorações do Dia Mundial da Água, com uma sessão que decorrerá das 9h00 às 13h00, no Auditório do Convento Espírito Santo, em Loulé, na qual que se pretende, através de informações pertinentes, sensibilizar o público em geral para o uso sustentável da água.

Neste momento, a Autarquia de Loulé visa levar a cabo a divulgação de um conjunto de ações desenvolvidas no âmbito do contrato de financiamento do Fundo Ambiental referente ao Projeto Loulé Adapta +Educação para a Sustentabilidade do Uso da Água. Assim, o objetivo é mostrar que, através de pequenas mudanças de comportamento no dia-a-dia, é possível reduzir o consumo de água e contribuir para o seu uso eficiente, garantindo que as gerações vindouras também tenham acesso a este recurso tão precioso.

O presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, fará a sessão de abertura a partir das 10h00. Segue-se uma apresentação das ações integradas no âmbito da candidatura do Município ao Fundo Ambiental, por Paula Mendes, chefe da Divisão de Sustentabilidade e Recursos Naturais da Autarquia. Susana Loureiro, da SPIVentures, irá de seguida falar da criação e divulgação do Guia Digital. Este manual pretende dar um claro sinal de que esta Câmara assume a sustentabilidade ambiental como uma verdadeira missão, dando ela própria o exemplo, neste caso através da abstenção de produção de material em suporte de papel.

Pelas 11h15, acontecerá outro momento simbólico importante: Ana Costa irá apresentar e divulgar a mascote representativa da sustentabilidade do Concelho de Loulé - que terá como nome Pingo D’Água -, seguindo-se a entrega de prémio de consagração.

Lídia Terra e Inês Rafael, da Unidade Operacional de Adaptação às Alterações Climáticas, irão apresentar a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas e as opções dela emanadas.

Ainda antes da sessão de encerramento pelo presidente da Câmara, Lina Madeira, da Unidade Operacional de Educação Ambiental, e Gabriela Soares, da Bloco D, irão divulgar a campanha “Aqui Cuidamos da Água”.

Alunos das escolas do agrupamento Engº Duarte Pacheco irão proporcionar um momento musical nesta sessão.

Refira-se que o Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e destina-se à reflexão e discussão sobre a relação entre o Homem e a água, abordando temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com a poluição.