Educação ambiental é aposta da Autarquia de Loulé para celebrar Dia Internacional das Florestas 2019

18 de março 2019

Como é apanágio de um município em que as questões ambientais constituem uma prioridade, o Concelho de Loulé associa-se novamente às celebrações do Dia Internacional das Florestas (21 de março), com um conjunto de atividades que visam promover este património natural que é de todos e que é fundamental defender e preservar.

O programa teve uma primeira iniciativa, no passado dia 13 de março, numa parceria entre a Autarquia e a empresa municipal Infraquinta. Alunos da Escola EB1 de S. Lourenço participaram numa visita enquadrada no plano de ações de educação ambiental desenvolvidas ao longo do ano letivo. A atividade incidiu sobre o tema “jardinagem” e incluiu dois momentos: visita ao viveiro de propagação de plantas e plantação em jardim público, como forma de sensibilizar a população escolar para a importância destas matérias, na perspetiva da construção de um desenvolvimento que se pretende que seja cada vez mais equilibrado, harmonioso e sustentável.

Esta quarta-feira, 20 de março, alunos da aldeia de Benafim irão participar numa “Caminhada pela Floresta”. A atividade partirá da Escola EB1 de Benafim até ao parque das merendas onde, simbolicamente, será plantada uma árvore. O objetivo é sensibilizar as crianças para a proteção das florestas e para a construção de um concelho com qualidade de vida, permitindo a adoção de comportamentos que privilegiem a proteção ambiental.

“O papel preponderante da equipa operacional na gestão, atuação e vigilância florestal” é o tema da ação de sensibilização junto dos alunos da Escola EB1 Nº5 de Loulé – Hortas de Stº António, que acontece na quinta-feira, 21 de março. A ideia é apresentar os membros da Equipa Municipal Operacional (EMO) do Serviço Municipal de Proteção Civil, Segurança e Florestas, a sua importante função e os materiais e equipamentos utilizados. Já no recinto exterior, as crianças terão a oportunidade de ver ao vivo a viatura da EMO e algumas das suas funcionalidades.

Durante a manhã do Dia Internacional das Florestas a Autarquia volta a promover a distribuição de espécies arbóreas e arbustivas à população, assim como material de sensibilização sobre a temática. Esta iniciativa acontece na Cerca do Convento (cidade de Loulé) e Largo do Centro Autárquico (cidade de Quarteira). Serão distribuídos mais de 2000 exemplares de espécies entre sobreiro, carvalho português, loureiro, figueira, oliveira, amendoeira, medronheiro, rosmaninho, orégãos, alfarrobeira, alecrim, tomilho-limão, alfazema e romãzeira.

Também neste dia realizar-se-á a atividade de educação ambiental do Centro Ambiental designada por “Alte e os seus encantos”, que terá como público-alvo uma turma da Escola EB1 da Abelheira (Quarteira). O objetivo é dar a conhecer aos alunos uma das mais tradicionais aldeias do interior algarvio. Para além das famosas Fonte Grande e Fonte Pequena, os participantes irão também descobrir como estas foram talhando a cultura e o crescimento desta aldeia, assim como a biodiversidade local, dando destaque às espécies de flora autóctones, que podemos encontrar nesta zona.

Durante o dia 21 de março, decorrerão ainda, em diversas escolas e freguesias do Concelho, ações de plantação que terão o apoio da Autarquia na disponibilização das espécies.

Refira-se que, longo de todo o ano, a Câmara Municipal de Loulé tem a preocupação de investir na colocação de espécies arbóreas, em diversos espaços verdes públicos. Deste modo, através da promoção de ações plantação, Loulé continua a ampliar e a reforçar as suas manchas verdes, importantes núcleos de produção de oxigénio e de fixação e absorção do dióxido de carbono, um dos maiores responsáveis pela atual problemática das alterações climáticas.

Este programa que visa assinalar esta importante efeméride ambiental conta com diversos parceiros: Unidade Operacional de Educação Ambiental da Divisão de Ambiente, de Transportes e Oficinas, Serviço Municipal de Proteção Civil, Segurança e Florestas, Guarda Nacional Republicana/Destacamento Territorial de Loulé/Núcleo de Proteção do Ambiente, empresa municipal Infraquinta, Associação Almargem e Juntas de Freguesia.

Os responsáveis municipais acreditam que, com este programa comemorativo do Dia Internacional das Florestas, que assenta sobretudo em ações de edução ambiental, a Autarquia está a contribuir para a valorização da floresta, sensibilizando a população escolar e concelhia para a sua importância, principais ameaças e medidas de proteção, apelando ainda à sua gestão sustentável, revestindo-se de grande importância numa altura em que estas matérias estão na ordem do dia.