Site Autárquico Loulé

Atas de Vereação de Loulé em conferência no Arquivo Municipal

Atas de Vereação de Loulé em conferência no Arquivo Municipal

Cultura

16 de maio 2019

Filipa Roldão apresenta este sábado, 18 de maio, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, a Conferência “Governar por escrito: as Atas de Vereação de Loulé (séculos XIV-XVI)”.

As atas de vereação de um concelho correspondem ao registo escrito das deliberações resultantes das assembleias municipais, onde os oficiais concelhios e restante elite camarária debatiam os assuntos do dia-a-dia do município e dos seus habitantes. O caso de Loulé, no período medieval, é ímpar no panorama nacional, uma vez que são deste núcleo urbano os mais antigos e mais numerosos testemunhos atualmente conhecidos de atas de vereação de um concelho medieval português. A conferencista irá refletir sobre as circunstâncias de produção deste tipo de documento escrito e sobre a sua função no ato de governar um concelho, no período medieval.

Filipa Roldão é doutorada em História, especialidade em História Medieval, pela Universidade de Lisboa, desenvolvendo, atualmente, um projeto de pós-doutoramento (FCT). Na sua investigação, tem-se dedicado à história institucional e da cultura escrita das cidades medievais portuguesas e, mais recentemente, também das cidades ultramarinas, debruçando-se sobre práticas de comunicação e conservação da memória. É investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Esta iniciativa é de entrada livre.