Quarteira é das primeiras cidades do país com uma rede de papeleiras inteligentes

16 de agosto 2019

As oito primeiras papeleiras inteligentes já se encontram instaladas na Cidade de Quarteira. Através do Quarteira Lab, projeto cofinanciado pelo Fundo Ambiental, foram colocadas duas papeleiras inteligentes e, posteriormente, num investimento do município alicerçado também a uma candidatura ao mesmo Fundo, foram colocadas mais seis.

As papeleiras inteligentes encontram-se instaladas nas seguintes localizações: Terminal Rodoviário, Rua Vasco da Gama e Avenida Infante Sagres.

Estes equipamentos permitem um processo de recolha 85% mais eficiente, devido ao seu compactador interno de baixo consumo, alimentado por um painel solar instalado no seu topo que permitirá que esta seja completamente autónoma e tenha até oito vezes a capacidade de armazenamento de uma papeleira comum.

Através de uma plataforma digital, os serviços municipais poderão consultar o estado de enchimento das papeleiras, permitindo aumentar a eficiência das rotas de recolha dos resíduos, reduzir o número de viagens e de mão-de-obra, resultando numa poupança de combustível e, consequentemente, na redução das emissões de CO2.

Quarteira recebe assim este projeto inovador, que certamente se virá a estender a outras localizações no concelho.

A Câmara Municipal de Loulé, através desta iniciativa, pretende trazer inovação e sustentabilidade ambiental a esta cidade, tornando-a mais amiga do ambiente.