Site Autárquico Loulé

Programa de Vigilância Florestal Jovem termina em clima festivo

Programa de Vigilância Florestal Jovem termina em clima festivo

Proteção Civil

10 de setembro 2019

Terminou no passado dia 30 de agosto o 12º programa “Vigilância Florestal – Voluntariado Jovem” destinado a jovens com idades compreendidas entre os 12 e 17 anos, com um momento de convívio entre todos os participantes e intervenientes.

Nesta ocasião, os jovens voluntários tiveram oportunidade de conhecer as instalações dos Bombeiros de Loulé, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro e o Heliporto Municipal, equipamentos de grande importância no contexto das operações de proteção civil e socorro do concelho de Loulé.

Os jovens que integraram este programa receberam ainda o seu diploma de vigilantes da natureza, assinaram o Livro de Honra do Voluntariado e tiveram um momento de convívio em que falaram sobre esta experiência.

Recorde-se que a atividade decorreu durante as férias escolares, nomeadamente durante os meses de julho e agosto. Foram constituídas 9 brigadas, compostas por 7 elementos, e nos dois meses de atividade participaram 68 jovens que percorreram cerca de 620 km, nas freguesias do interior do concelho. Os jovens detetaram um incêndio rural.

A prevenção e deteção de fogos florestais, a sensibilização e informação à população, a interação com a população mais idosa e isolada, para além da aprendizagem relacionada com os incêndios florestais e das caminhadas ao ar livre,  favorecendo as relações interpessoais entre os voluntários que participam são os principais objetivos do programa “Vigilância Florestal – Voluntariado Jovem” que pretende ainda sublinhar a importância da floresta e do meio ambiente.

Esta iniciativa contou com o apoio das juntas de freguesia de Alte, Ameixial, Salir e União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim. Na festa final, o Serviço Municipal de Proteção Civil contou com o apoio dos Bombeiros Municipais de Loulé, CDOS de Faro e GIPS da Guarda Nacional Republicana.