69.º Troféu Mundial de Acordeão encerra sábado no Salão de Festas

08 de novembro 2019

Loulé tem estado a acolher, desde o passado dia 3 de novembro e até ao próximo dia 9, sábado, o 69.º Troféu Mundial de Acordeão, iniciativa que resulta de uma organização conjunta da Associação de Acordeão do Algarve e da Confederação Mundial do Acordeão, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Palco privilegiado deste acontecimento de referência, o Cine-Teatro vive dias de grande azáfama de alunos, professores, pais, acompanhantes, membros do júri deste prestigiado Troféu, cujas provas decorrem desde as 9h00 da manhã até às 18h00 naquela que é a sala de espetáculos, por excelência, da cidade. E muito público, claro!

Pelas 21h00 de cada um dos dias da semana (à exceção do dia 6 de novembro) têm-se realizado concertos com prestigiados intérpretes de todos os cantos do mundo com demonstrações ao mais alto nível, como é disso exemplo o “Concerto de Abertura” (domingo), o concerto “Estrelas do Acordeão Mundial” (segunda-feira), o “Concerto Sénior Virtuoso I” (terça-feira), o “Concerto Júnior Virtuoso” (quinta-feira), bem como, nesta sexta-feira, o “Concerto Sénior Virtuoso II”.

Noutro palco, o do Salão de Festas de Loulé, decorrerá no dia 9 de novembro, pelas 21h00, o concerto de encerramento do Troféu que é o “Concerto de Vencedores”, altura em que já estará anunciado o campeão do mundo de acordeão 2019.

Em paralelo, nas ruas e noutros espaços da cidade, nomeadamente nos equipamentos culturais da Câmara Municipal de Loulé, a presença das 26 delegações internacionais também não passa despercebida. Desde domingo qu,e quer o Auditório do Solar da Música Nova, quer a Sala Polivalente do Palácio Gama Lobo, foram já palco de importantes iniciativas no âmbito deste Troféu Mundial de Acordeão, nomeadamente das conferências “O acordeão na música clássica/música ligeira”, proferida pelo campeão mundial de acordeão, Radu Ratoi, “O acordeão na música de câmara”, dinamizada por Charm Trio, e “O acordeão na música brasileira”, proferida por Douglas Borsatti.

Na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andersen, decorreu ontem a conferência “O acordeão na música jazz” e hoje, sexta-feira, terá lugar “O acordeão nas novas tecnologias”, da responsabilidade de Petar Maric.

Trata-se do concurso de acordeão de maior prestígio a nível mundial e, por isso, este ano, a Confederação Mundial do Acordeão registou um record no número de inscrições: 164 no total. Destes, 15 participantes a concurso são portugueses, dos quais 7 são do Algarve e 2 da cidade de Loulé, “terra do acordeão”, assegura Gonçalo Pescada, delegado português da confederação mundial, membro do júri internacional e presidente da Associação de Acordeão do Algarve que acrescenta “é um enorme orgulho representar Portugal numa competição mundial”.

Gonçalo Pescada não descarta a hipótese de, à semelhança de anos anteriores, Portugal arrecadar o troféu, tal como sucedeu com João Frade e Luís Mira, embora “noutras categorias, já que este ano temos uma forte representação portuguesa nas categorias por faixas etárias e também numa criada apenas para este ano, o corridinho”, esclarece o músico e professor que, no entanto, reconhece como países fortes candidatos à vitória a China, a Rússia, a Ucrânia, a França, a Itália, a Sérvia, a Croácia e a Bósnia.

De realçar que todo o trabalho de organização deste Troféu que agora decorre começou há já mais de um ano quando, em 2018, a Associação de Acordeão do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, apresentou uma candidatura à Confederação Mundial de Acordeão, sendo que inicialmente estavam mais dois países a concurso (China e Sérvia). “A visita do Comité Executivo da CMA (Confederação Mundial de Acordeão), um ano antes de avançar com o processo de seleção, e as condições apresentadas pela região e pela cidade de Loulé ditaram a escolha final” – refere Pescada, presente no processo desde a primeira hora.

Quanto a uma outra candidatura, mencionada na altura, a do acordeão a Património Cultural e Imaterial da Humanidade, Gonçalo Pescada, membro da Associação de Acordeão do Algarve, adianta que deverá incidir “num processo gradual e bem fundamentado de investigação das tradições e costumes apoiado em bases científicas”. “Creio que as raízes estão lançadas. Resta reunir informação e avançar com o processo. Talvez o Sr. Francisco Sabóia, que tem um imenso espólio de acordeões no museu em Paderne e experiência na organização de Galas Internacionais do Acordeão há quase três décadas, possa dar um forte contributo para esta candidatura”, considera.

Para mais informações os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no instagram (cineteatrolouletano).

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.