Site Autárquico Loulé

Vítor Aleixo recebe Medalha de Honra Mérito Ouro da Liga dos Combatentes

Vítor Aleixo recebe Medalha de Honra Mérito Ouro da Liga dos Combatentes

Autarquia

13 de novembro 2019

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, foi um dos distinguidos pela Liga dos Combatentes com a Medalha de Honra Mérito Ouro, na cerimónia do “Dia do Armistício”, que decorreu esta segunda-feira, 11 de novembro, no Forte do Bom Sucesso, em Belém.

Por deliberação da direção central da Liga, o autarca recebeu esta Medalha como reconhecimento da permanente disponibilidade e pronto apoio dedicado pela Câmara Municipal à Instituição.

Refira-se que, ao longo dos anos, o Município tem sido o principal parceiro do Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes, um dos mais dinâmicos do país, apoiando e associando-se às suas atividades socioculturais e aos seus projetos, sendo esta uma das instituições que anualmente celebra os Contratos-Programa de Apoio ao Desenvolvimento Social do Concelho. Mas também a nível nacional esse apoio tem sido importante, por exemplo no que respeita às celebrações do Dia do Armistício (11 de novembro), do Dia do Combatente e da Batalha de La Lys (9 de abril) e, naturalmente, do 25 de Abril.

Por outro lado, os ex-combatentes têm merecido, por parte deste Município, diversas homenagens com o objetivo de perpetuar a memória de todos aqueles que tombaram no campo de batalha e deram a sua vida em prol do seu país mas também para acompanhar e apoiar os que ficaram com cicatrizes físicas e psicológicas para o resto das suas vidas. O “Monumento ao Combatente”, no Largo Bartolomeu Dias, em Loulé, é um dos exemplos desses tributos que a Autarquia e a comunidade louletana têm feito a estes homens.

Refira-se que a Liga dos Combatentes é uma instituição fundada por combatentes da 1ª Grande Guerra, em 1923, para apoio dos que nela se bateram e que “se orgulha de ter mantido, bem viva até hoje, a memória dos que ali caíram ou lutaram”.

No dia em que Vítor Aleixo recebeu esta distinção da Liga dos Combatentes, assinalou-se o 101º aniversário do Armistício da Grande Guerra, o 98º aniversário da fundação da Liga dos Combatentes e o 45º do fim da Guerra do Ultramar.