Site Autárquico Loulé

Estreia do Carnaval de Loulé 2020 com lotação esgotada no desfile da magia de "Louléwood"

Estreia do Carnaval de Loulé 2020 com lotação esgotada no desfile da magia de 'Louléwood'

Eventos

23 de fevereiro 2020

A cidade de Loulé transformou-se este domingo em “Louléwood”, um mundo em que a sátira política, social e desportiva se funde com o tema do cinema para, durante três dias, ser a sala de visitas para muitos foliões que vêm celebrar a alegria no mais antigo corso carnavalesco do país. O primeiro dia de desfile contou com casa cheia, muitos visitantes que puderam usufruir das excelentes condições atmosféricas, de um ambiente único de animação e da beleza e criatividade artística presente nos 14 carros alegóricos que integram o desfile.

O “Domingo Gordo” celebrou a sétima arte em Loulé, com os 600 figurantes que participam este ano no desfile a trazerem à Avenida José da Costa Mealha personagens e momentos de algumas películas que fazem a história do cinema. A velha rivalidade entre Batman e Joker, o carismático Jack Sparrow de “Pirata das Caraíbas”, o detetive mais conhecido em todo o mundo – Sherlock Holmes  - ou os filmes inesquecíveis como ”Titanic” ou “Avatar” apresentam-se neste desfile subordinado ao tema “Era uma vez em… Louléwood” com protagonistas especiais. Figuras bem conhecidas da vida política nacional e mundial voltaram hoje a Loulé para integrar este cartaz onde reina o humor. Os super-heróis da Marvel e da DC formam o carro da “Geringonça2, com o “Super-Costa”, o “Jerónimo-Thor” e a “Catarina Wonder Woman” a unirem forças para combater o inimigo comum – a crise que há uns anos se abateu sobre Portugal.

E por falar em super-heróis, o “Capitão Trampa”” (Donald Tump), responsável em grande medida por parte significativa da poluição mundial, tem como principal opositor o líder da ONU, “António Gulkterres”, o gigante verde que surge em Loulé como o grande defensor do futuro do Planeta.

“Cristianic” é a sátira ao descalabro eleitoral do CDS e da sua líder Assunção Cristas nas últimas eleições legislativas, numa recriação ao naufrágio do navio britânico Titanic e que inspirou o filme protagonizado por Leonardo Di Caprio e Kate Winslet.

O Futebol também esteve presente neste primeiro dia de corso e, por exemplo, Jorge Jesus, que em edições anteriores foi alvo da sátira do Carnaval de Loulé, regressa ao desfile algarvio num carro que representa a aventura brasileira de JJ no comando técnico do Flamengo.

Para o numeroso público que acorreu ao “sambódromo louletano” neste domingo solarengo foram muitos os motivos de interesse ao longo de todo o desfile, desde logo a temática mas também a beleza artística dos carros e dos trajes dos figurantes, o colorido que transforma a principal avenida da cidade num arco-íris, mas sobretudo a animação que aqui se vive, fruto da interação dos protagonistas com os espetadores mas também da boa disposição dos foliões.

A organização sublinha a forma ordeira como decorreu o desfile, não obstante a enorme afluência à cidade e ao recinto do Carnaval neste “Domingo Gordo”. Os responsáveis do desfile sublinham ainda o facto deste ser um Ecoevento e, nessa medida, a redução do plástico  fruto da aposta nos copos biodegradáveis é bastante significativa desde logo neste primeiro dia de corso.

A festa continua esta segunda-feira, com o segundo dia de desfile a partir das 15h00. Neste dia Loulé será também palco durante todo o dia de um programa da RTP1 dedicado ao Carnaval de Loulé, transmitido em direto a partir do centro da cidade. À noite as atenções centram-se no Salão de Festas de Loulé onde, a partir das 22h00, decorrerá o Baile de Gala de Carnaval. A animação musical estará a cargo da Orquestra Arte&Música Big Band e a Banda Fora D’Horas.