Concelho de Loulé previne contágio em grupo pelo novo coronavírus e prepara zonas de apoio à população

Autarquia

31 de março 2020

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e a delegada de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Algarve I – Central, Hermenegilda Domingos, visitaram ontem as novas zonas de apoio à população (ZAP) criadas no concelho de Loulé, em mais uma medida implementada pela Autarquia e com o aval das autoridades locais de saúde, no âmbito do combate ao novo coronavírus no maior e mais populoso município algarvio.

Do litoral à serra, foram criados 6 espaços destinados a acolher potenciais grupos de pessoas que venham a ser infetadas no concelho. Na cidade de Quarteira foram criadas duas zonas de apoio à população: uma no Pavilhão Drª Laura Ayres, com capacidade para 26 pessoas, preparada para, em caso de necessidade, poder acolher grupos de idosos; outra na Escola D. Dinis, com capacidade para receber mais de 30 doentes de diversas faixas etárias.

Também em Salir, uma freguesia do interior marcada pelo envelhecimento da população, foi criado um espaço, a funcionar na Escola Prof. Sebastião Teixeira, que reúne igualmente condições para receber grupos de idosos, considerados de alto risco e, como tal, suscitam maior preocupação por parte das autoridades locais. Este espaço poderá albergar até 20 pessoas.

Na freguesia de Almancil, o pavilhão da Escola Prof. Sousa Agostinho foi transformado numa zona de acolhimento com capacidade para 20 pessoas.

O Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé será por enquanto a principal ZAP da sede do concelho, munida com todo o equipamento que permitirá receber mais de 40 pessoas em simultâneo.

Finalmente, em Boliqueime, no Pavilhão Desportivo local, encontra-se mais um espaço desta rede concelhia, que poderá albergar mais de 20 pessoas.

Os seis espaços adaptados em equipamentos escolares e desportivos contam com uma zona de receção, espaço de refeições e área de isolamento com WC. Em cada uma das zonas criadas existe um Kit de proteção individual composto por luvas, máscaras e termómetro.

No total, as zonas já criadas têm capacidade para receber 156 doentes, sendo que todos eles poderão receber um maior número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus. Neste momento estão já em preparação mais 3 espaços, sendo que o objetivo será de poder acolher no total até 300 pessoas em todo o concelho de Loulé.

“Somos o concelho da região com o maior número de habitantes, mais de 60 mil, o que acentua ainda mais a nossa preocupação face a este surto pandémico. Estamos a antever situações de emergência para que, caso surjam, estejamos preparados para dar uma resposta célere e eficaz no apoio à população, em particular aos idosos que são os mais vulneráveis à infeção pela Covid-19”, sublinha o autarca de Loulé, Vítor Aleixo.