O Festival MED em ano de pandemia

23 de junho 2020

Na semana em que deveria decorrer mais uma edição do Festival MED, em Loulé, cancelado por força da pandemia da COVID-19, a Autarquia, com o intuito de manter viva a presença daquele que é um dos maiores eventos do género no país, preparou algumas iniciativas, para que o público o possa viver, ainda que de uma forma diferente.

Assim, as ruas, largos e travessas típicas do casco histórico estão já decoradas com os inconfundíveis panos coloridos que, ano após ano, dão as boas-vindas ao público que visita Loulé para desfrutar de concertos e de toda a fusão artística ligada às culturas do mundo.

Também o logotipo do Festival foi colocado em algumas zonas que habitualmente são palco de espetáculos do MED como o Castelo, o Mercado ou o Claustro do Convento Espírito Santo.

E porque este ano não vai ser possível experienciar ao vivo espetáculos surpreendentes, ora explosivos, ora intimistas, mas sempre singulares, a vivência será feita através de memórias. Durante os quatro dias (de 25 a 28 de junho), serão lançados online, através do Facebook do Festival, alguns vídeos que trazem recordações dos melhores momentos do MED, numa espécie de “Best Of” para quem segue este evento e que este ano sente a nostalgia da ausência.

A Autarquia sublinha que “o Festival MED constitui um evento-âncora do turismo algarvio, com um retorno bastante significativo na economia da região, em particular no nosso concelho, mas é também um elemento que já faz parte da nossa vida sociocultural. Infelizmente este ano, em virtude desta crise sanitária que vivemos, não será possível realizar o MED nos moldes habituais. No entanto, a Câmara Municipal não poderia deixar passar em branco este momento pela importância e relação plena de afetos que ligam a comunidade louletana e os amantes das músicas do mundo ao Festival”.

Refira-se que, a partir de janeiro do próximo ano, irá decorrer uma série de concertos online que darão a conhecer os artistas confirmados no cartaz de 2021, assim como um concurso de bandas em que o vencedor irá garantir uma atuação no Festival MED 2021.

Por outro lado, os momentos artísticos integrados na programação do Cineteatro Louletano, com o selo “Off MED”, e que foram entretanto remarcados, irão acontecer nos próximos meses. É o caso do concerto de Cristina Branco, em que a artista apresenta o seu último trabalho, “Eva”, a ter lugar a 5 de outubro.

O MED é um festival de World Music que se afirma como uma referência europeia, com um conceito diferenciador e uma forte identidade que lhe permitiu alcançar elevados níveis de notoriedade internacional. Anualmente, no final do mês de junho, a Zona História de Loulé é invadida por sonoridades de vários pontos do globo mas também por cores, sabores e cheiros que espelham a diversidade cultural que é imagem de marca do evento.