Site Autárquico Loulé

Jardim das Comunidades em Almancil recebe escultura "Voo" do artista romeno Ștefan Radu Crețu

Jardim das Comunidades em Almancil recebe escultura 'Voo' do artista romeno Ștefan Radu Crețu

Cultura

31 de julho 2020

Decorre no dia 8 de agosto, pelas 19h00, no Jardim das Comunidades, em Almancil, a inauguração da obra "Voo", da autoria do escultor romeno Ștefan Radu Crețu, numa parceria entre o Instituto Cultural Romeno, Embaixada da Roménia na República Portuguesa, Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Almancil e DOINA - Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos no Algarve.

O arranjo escultórico que irá embelezar o coração da vila de Almancil é uma reinterpretação moderna do famoso “Pássaro no espaço” de Constantin Brancusi, o mais conceituado escultor romeno do século XX. As obras do artista Ștefan Radu Crețu são enigmas para o intelecto. Construídas com base em princípios físicos fáceis de decifrar, preservam uma dose de obscuridade que intriga e convida a múltiplas interpretações.

"Trata-se de uma instalação que aborda o tema mitológico da ave de fogo e que alude propositadamente à ‘Maiastra’ de Constantin Brancusi, pela sua estilização e abstração. Por ser um tema interpretável e com versões semelhantes em muitas culturas, o pássaro Fénix é associado ao Sol, contudo aparece sempre de maneira diferente, em várias formas, nuances de cor e tamanhos, de tal modo que a sua imagem permanece sempre enigmática. ‘Voo’ (Cinnyris geométrica) torna-se dessa forma um esboço tridimensional, uma ficção visual na qual o fogo do renascimento é substituído por uma luz estroboscópica com efeito onírico ao escurecer. A forma do pássaro é enquadrada por um desenho tridimensional que simula um origami, realçando desse modo a silhueta do protótipo, não desenvolvida, como um ato de reformação", explica o autor desta escultura.

Refira-se que esta obra já pôde ser apreciada anteriormente em duas exibições de sucesso em Portugal, no Parque Marechal Carmona no centro de Cascais (2018) e no jardim do Centro Cultural de Redondo (2019).

Ștefan Radu Crețu licenciou-se pela Universidade de Artes de Cluj, Departamento de Cerâmica, Vidro e Metal. Entre as suas exposições mais importantes estão: International Kinetic Art Exhibit and Symposium, Boynton Beach Florida USA (grupo, em 2017; 2Possible Evolution, Victoria Art Center, Bucareste (individual), em 2017; Resolução sobre uma capital cultural, Galeria Calina Timişoara (grupo), em 2016; A Idade da Pedra da Tecnologia Emocional, Calina Gallery, Timișoara (individual), em 2015; Transformation, Museu Beelden aan Zee, Haia, Holanda (grupo), em 2014; Oestridae Dominant, Projeto 1990, Piața Presei Libere, Bucareste (individual), em 2013; Paratarrasius hibridus, 418 Gallery, Bucareste (individual), em 2013.