CÂMARA DE LOULÉ RENOVA REDE DE OLEÕES DO CONCELHO

26 de novembro 2020

A Autarquia de Loulé está a promover a renovação da rede municipal de recolha seletiva dos óleos alimentares usados, mais conhecidos como oleões, de forma a garantir que a deposição dos resíduos seja realizada de forma mais eficaz.

Esta iniciativa passou pela substituição de 60 equipamentos que se encontravam obsoletos e em elevado estado de degradação, por outros que vão permitir que os utilizadores domésticos coloquem a embalagem onde o óleo é armazenado dentro do próprio oleão.

A maioria dos oleões encontra-se instalada junto de ecopontos de forma a permitir a utilização simultânea de todos os contentores de recolha seletiva. Assim, a deslocação a estes locais de separação de resíduos permitirá ao munícipe separar o papel/cartão, plástico/ metal, vidro, resíduos têxteis e os óleos alimentares usados.

Com o objetivo de levar este serviço a todos os pontos do território concelhio, os oleões foram distribuídos pelas 9 freguesias do concelho.

Este resíduo, produzido nas habitações domésticas, nas cantinas, nos restaurantes e nas indústrias alimentares, deve ser tratado de forma a evitar impactos ambientais graves, de difícil resolução. A Autarquia adverte que, nos oleões, não deverão ser depositados os óleos minerais provenientes da manutenção mecânica de máquinas e veículos.