AVENIDA CARLOS MOTA PINTO GANHA NOVO ESPAÇO PEDONAL PARA PASSEIO E CONVÍVIO

Requalificação Urbana

11 de janeiro 2021

Arrancou hoje a obra de requalificação da Avenida Carlos Mota Pinto, uma intervenção que pretende tornar o espaço público mais apelativo, permitindo aos utentes circular e passear com toda a segurança numa das principais artérias da cidade de Quarteira.

“Trata-se de uma intervenção no território muito importante do ponto de vista de requalificação urbana, da mobilidade suave, das acessibilidades, numa das principais entradas de Quarteira, que faz parte daquela que é uma estratégia municipal de requalificações sustentáveis por todo o concelho”, explicou o vice-presidente da Autarquia, Pedro Pimpão, durante a assinatura do auto de consignação da obra, que decorreu esta manhã, no Centro Autárquico de Quarteira.

Multimédia0

Serão criados percursos pedonais confortáveis, seguros e acessíveis, assim como faixas com 1.50 m de largura, em ambos os lados da avenida, para bicicletas.A obra, que representa um investimento de 808.242,10€ e abrange uma área com cerca de 14.333 m2, irá focar-se numa zona residencial, assim como em áreas pedonais adjacentes ao troço da Av. Carlos Mota Pinto, localizado entre o cruzamento de Vilamoura e a Rotunda do Polvo.

A rede pública de iluminação também será reabilitada, através da relocalização e substituição de candeeiros por soluções mais sustentáveis (tecnologia LED).

As passadeiras serão dotadas de condições de acessibilidade, com o rebaixamento do passeio na zona de atravessamento e a implementação de piso táctil na proximidade das mesmas e junto dos abrigos das paragens de autocarro, de forma a tornar a cidade mais acessível e inclusiva.

Os trabalhos passam igualmente pela criação de um corredor de vegetação ao longo da zona de intervenção, no qual serão colocadas as árvores existentes e plantados arbustos novos.

O prazo previsto para a execução dos trabalhos é de um ano e, como adiantou Pedro Pimpão, quando a obra estiver concluída, “irá a Junta de Freguesia de Quarteira, no âmbito das suas competências, gerir esta área do ponto de vista daquilo que é a limpeza urbana e a manutenção do espaço verde”.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé sublinhou igualmente a importância deste investimento público “para a melhoria das condições da cidade de Quarteira, em relação às pessoas que aqui vivem, mas também aos comerciantes e empresários” que aqui exercem a sua atividade.