MUNICÍPIO DE LOULÉ REFORÇA MAPA DE PESSOAL EM ÁREAS VITAIS PARA O CONCELHO

Autarquia

02 de março 2021

A Câmara Municipal de Loulé pretende continuar a melhorar os serviços que presta ao cidadão e responder, de forma mais próxima, célere e eficaz, aos desafios que se colocam neste momento às autarquias e, nesse sentido, desde o ano passado, tem vindo a reforçar gradualmente o seu mapa de pessoal com cerca de três centenas de  novos trabalhadores, sobretudo em áreas que são vitais para o tecido socioeconómico do concelho.

O urbanismo é um dos setores para o qual a Autarquia tem vindo a recrutar técnicos superiores (arquitetos), para uma resposta mais célere à dinâmica imobiliária e de construção civil existente no concelho.

Mas também outros trabalhadores estão a reforçar as equipas municipais: é o caso de engenheiros, na área das obras municipais, jardineiros, calceteiros e outros assistentes operacionais para garantir um espaço público cuidado e seguro. Outra área que viu reforçada a sua equipa foi a fiscalização municipal.

A educação, área prioritária na gestão municipal, reforçou o pessoal não docente para garantir um bom ambiente e segurança no meio escolar.

E é também a pensar no impacto desta crise de saúde pública que a área social tem recebido novos trabalhadores, tal como a proteção civil ou os bombeiros municipais. Nestes dois últimos casos não é alheia ainda a preocupação crescente com a questão dos fogos florestais, não só em termos de vigilância, ao longo do ano, mas também em termos de primeira intervenção/combate, nos meses de verão.

É de salientar ainda que o Município passou a ter este ano competências acrescidas na área da saúde, em virtude da transferência da administração central para a local, pelo que também aqui há uma necessidade de pessoal para operacionalizar as novas funções da Câmara Municipal de Loulé, por exemplo nos centros de saúde.

Refira-se que ao longo dos últimos anos tem-se verificado um número significativo de funcionários que se aposentaram ou que estão a atingir a idade da reforma pelo que os responsáveis municipais consideram ser fundamental este processo de reforço e rejuvenescer gradual dos seus quadros.

Note-se que, durante a crise financeira de 2011-2013, o número de trabalhadores da Autarquia de Loulé caiu bastante e mesmo atualmente o quadro de pessoal ainda se encontra aquém do que era antes de 2011.

“Neste momento, mais do que nunca, todos nós percebemos que reforçar os serviços públicos é garantir o acesso da população a áreas fundamentais como a saúde, a edução, a ação social ou a proteção e socorro. É por isso que o Município de Loulé assume esse desiderato de continuar a reforçar e melhorar o serviço que presta ao cidadão, com políticas de recrutamento de novos colaboradores”, esclarece o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo.