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Igreja de S. Pedro do Mar – Quarteira

Ao projectar esta Igreja de S. Pedro do Mar, de Quarteira, o arquitecto e engenheiro, Carl Maria Ruf, procurou dar expressão a duas ideias fundamentais:

  • Criar um espaço que favorecesse a participação da comunidade cristã na Eucaristia, como assembleia reunida à volta do Altar, sinal de Cristo, que ocupa o centro da igreja;
  • Encontrar uma forma arquitectónica, o edifício de Deus.

São Pedro, padroeiro dos pescadores, é o titular desta igreja. A ideia-chave para o projecto deste espaço religioso espelhado no Altar é a Palavra de Cristo: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

O espaço interior organiza-se à volta do Altar, centro real e simbólico da Igreja, sobre o qual se eleva uma cúpula octogonal que marca a centralidade. Próximo encontra-se o ambão, lugar da proclamação da palavra de Deus e o lugar da Presidência da Assembleia. Na parede de fundo do altar, encontra-se o Tabernáculo, da autoria de Hans Bystron, que se destaca do grande retábulo com cenas da vida de São Pedro e da Santíssima Trindade.

O Povo de Deus, Povo em peregrinação, tem como espaço de reunião uma grande nave central e duas naves laterais, menos altas, que retiram à Igreja a impressão, mais tradicional, de predomínio do comprimento que é substituída pela de um quadrado.

Para o Baptistério foi escolhida a forma de um rochedo donde brota a água, sinal de Cristo que dá a água da vida, para uma taça, que transborda a “abundância da vida” para um lago de águas tranquilas.

Destaca-se a importância da iluminação natural, na procura de um ambiente adequado à oração. As janelas, estreitas que vão do chão ao tecto, permitem uma ampla entrada de luz, mas sem ofuscar ou quebrar a harmonia do interior.

No coro, previu-se o espaço necessário à instalação de um órgão.

Na zona por detrás do Altar, situam-se as instalações de apoio: sacristia, gabinete do Pároco e uma pequena residência.

A diferença de níveis do local de implantação permitiu a construção na cave de várias divisões: uma pequena capela para celebrações para grupos pequenos, uma sala mortuária, salas para a catequese e outros serviços pastorais e sociais.

Em frente da Igreja construiu-se um grande adro, rodeado por uma galeria coberta e onde se encontra o lugar para a estátua de São Pedro, o Pescador de Homens, que lança as redes para acolher a humanidade ao Reino de Deus.

Erwin Holzbauer, pintor académico alemão, executou para esta igreja um retábulo que ocupa a parede de fundo do Altar com cenas da vida de São Pedro. No centro do retábulo a figura de Cristo Ressuscitado, Senhor e Salvador da humanidade, enviado do Pai, ungido pelo Espírito Santo, Alfa e Ómega que virá para julgar os vivos e os mortos e que escolheu Pedro para ser a rocha sobre a qual se edifica a Igreja. A figura de Cristo situa-se no cruzamento dos dois eixos do retábulo, que desenham uma cruz, de braços abertos, abençoando e mostrando as chagas às testemunhas da Sua Ressurreição, em particular a Tomé, a João, a Pedro, a Paulo e a Maria, a Mãe de Deus. No Topo do eixo longitudinal, a Mão, símbolo de Deus Pai, Criador que envia o Seu Filho, e a Pomba sinal do Espírito Santo que unge a Igreja e lhe concede os Seus sete dons. Nos quatro cantos os símbolos dos quatro evangelistas: o Homem, símbolo de Mateus, o Leão, o símbolo de Marcos, o Touro, símbolo de Lucas e a Águia, símbolo de João.

As cenas da vida de Pedro ocupam o restante espaço do retábulo: concretizando o testemunho da sua vida, da sua pregação, do seu ministério e do seu martírio.

Na feitura do retábulo Erwin Holzbauer teve a colaboração de Toni e Peter Mayer, pintores e douradores e de Martin e Hannes Hirle, carpinteiros.