Site Autárquico Loulé

Sismo

Sismos

A superfície terrestre é formada por placas tectónicas que se encontram em constante movimento. Quando elas se tocam com alguma violência originam a libertação de energia, fazendo com que o chão trema. Na grande maioria das vezes nem sentimos essas vibrações. A este fenómeno natural dá-se o nome de tremor de terra, terramoto ou sismo. Quando um primeiro abalo é seguido por outros dá-se o nome de réplicas.

Após um sismo deves evitar as zonas litorais próximas das praias e até mesmo de rios, pois, após um sismo, pode ocorrer um tsunami (onda gigante).

Caso sintas um sismo lembra-te sempre que tens de te Agachar, Proteger e Agarrar; de seguida deves ir rapidamente para um local seguro.

 

Podem ser locais seguros para te protegeres os seguintes:

  • Debaixo de uma mesa ou cama ou outras superfícies resistentes
  • Cantos de salas e vãos de portas
  • Na escola podes proteger-te debaixo da carteira.
  • Deves afastar-te de janelas, vidros, candeeiros, móveis. Não te esqueças que o elevador não pode ser utilizado. Utiliza sempre as escadas é mais seguro.

Se estiveres na rua deves procurar um local aberto, afastado dos edifícios, muros, postes de electricidade, cabos de alta tensão e de tudo que possa cair.

Depois dos sismos deves sair com cuidado do local onde te abrigaste, porque pode haver muitos objectos caídos, coisas caídas que podem magoar.

Deves relembrar os teus pais para desligarem a água, a luz e o gás.

Em caso de necessidade, recorre ao kit de emergência.