Site Autárquico Loulé

Bibliotecas

A Biblioteca Pública afirma-se atualmente como Centro de Informação, Educação, Cultura e Lazer, confirmando a missão proposta pelo Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.

A primeira Biblioteca surge em Loulé a 27 de Outubro de 1960, numa colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian. Após a passagem por vários edifícios, estabeleceu-se em definitivo a 29 de Dezembro de 2001 na Rua José Afonso, num edifício co-financiado pela Câmara Municipal de Loulé e o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (actual DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), ocupando uma área de 3 500 m², abrindo ao público em 8 de Março de 2002.

O fundo que, até então, pertencia à Fundação Calouste Gulbenkian, seria doado à nova Biblioteca Municipal e integrado na mesma. Com a mudança para o novo edifício, foi deliberado em sessão de câmara atribuir o nome de Sophia de Mello Breyner Andresen à Biblioteca Municipal, com o objetivo de homenagear esta escritora. Entretanto, a Biblioteca Municipal tem-se desdobrado por algumas extensões, para se aproximar da população que serve, encontrando-se em serviço o Polo de Salir, o Polo de Quarteira, o Polo de Alte e a Biblioteca Itinerante (Bibliomóvel).

Atendendo à importância do trabalho colaborativo em domínios de interesse comum e visando o desenvolvimento estratégico da região no que se refere a serviços de biblioteca, foi, em 2018, constituída a BIBAL - Rede de Bibliotecas do Algarve (amal.pt), formalizada através da assinatura de um Acordo de Cooperação pelas autarquias representadas na Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, em parceria com a Biblioteca da Universidade do Algarve e a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).

Esta Rede, constituída pelas Bibliotecas Municipais dos municípios de Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António e pelas Bibliotecas da Universidade do Algarve, visa a cooperação entre as diferentes entidades tendo como finalidade o desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e optimização de recursos, visando a oferta de serviços comuns para a comunidade intermunicipal e a prestação de um serviço público de qualidade.

 

  • Bibliotecas
  • Programação da Biblioteca
  • Catálogo Online
  • Serviços
  • Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé
  • Perguntas Frequentes
  • Autores em Destaque
  • Últimas aquisições
  • Programa de Atividades para Pré-escolar e 1º ciclo