Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de abril 2022

  • “As maravilhas” de Elena Medel

    “Qual o peso da família nas nossas vidas, e qual o peso do dinheiro?

    Que acontece quando uma mãe decide não cuidar da sua filha, e quando uma filha decide não cuidar da sua mãe?

    Seríamos diferentes se tivéssemos nascido noutro sítio, noutro tempo, noutro corpo?

     

    Neste romance há duas mulheres: María, a que em finais dos anos sessenta deixa a sua vida numa cidade de província para trabalhar em Madrid; e Alicia, que faz o mesmo caminho trinta anos mais tarde, por razões distintas. E há, claro, a mulher que as une e de quem praticamente não se fala: filha de uma e mãe da outra.

     

    As Maravilhas é um romance sobre o dinheiro, ou melhor, sobre como a falta de dinheiro pode determinar uma vida inteira de precariedade e matar todos os sonhos. Mas é também uma história sobre cuidados, responsabilidades e expetativas e sobre o passado recente desta nossa Península Ibérica, desde finais da ditadura até à explosão do feminismo, contada por duas mulheres que tão-pouco podem ir às manifestações lutar pelos seus direitos porque têm, claro, de trabalhar.”

     

    https://www.wook.pt/livro/as-maravilhas-elena-medel/25381898

  • “O tigre” de Joël Dicker

    “Estamos em 1903, na longínqua Sibéria. Uma aldeia é atacada por um tigre colossal, e o governador oferece uma recompensa a quem seja capaz de debelar a fera. Iván Levovitch, jovem e inexperiente, aceita um desafio que se revela aterrorizante, já que, a partir de certo ponto, deixamos de saber quem é o caçador e quem é a presa.

     

    O Tigre é o primeiro livro de Joël Dicker, escrito aos dezanove anos e enviado para um concurso literário. O júri viria a confessar que não chegou a considerar o manuscrito, por duvidar de que alguém tão jovem pudesse ser o autor daquele texto. Dicker revela aqui uma capacidade impressionante de agarrar o leitor, criando uma narrativa poderosa, encarnada por personagens difíceis de esquecer. Devedor dos clássicos russos e ingleses, O tigre aborda já os grandes temas que marcam a escrita do autor: os dilemas existenciais, a violência, a possibilidade de redenção. Oito anos depois desta estreia, Joël Dicker venceu o Grande Prémio da Academia Francesa e o Prémio Goncourt des Lycéens com A verdade sobre o caso Harry Quebert, que se transformou num colosso literário e o catapultou para o pódio dos escritores mais lidos da actualidade.”

     

    https://www.almedina.net/o-tigre-1635174375.html

  • “As crónicas de explosão” de Yan Lianke

    “A pequena aldeia de Explosão, situada entre as límpidas águas do rio Yi e os cumes da serra de Balou, é o cenário deste livro. Em apenas cinquenta anos, a povoação tornou-se uma cidade de vinte milhões de habitantes, rivalizando com Pequim ou Xangai. Esta expansão, alimentada pela ambição desmesurada e a corrupção, teve profundas consequências para todos.

    A narrativa de Yan Lianke desvenda as feridas abertas na atual sociedade chinesa, oferecendo-nos uma imagem de uma transformação que parece saída de uma fábula fantástica.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/as-cronicas-da-explosao/

     

  • “Chopin & Chopin” de Mário Cordeiro

    “Uma ficção sobre as vidas paralelas, de um músico e de um cão.

     

    «- E que nome vai dar ao cão?

    Fiz-lhe um sinal quase impercetível e ela compreendeu que ainda não tinha chegado a altura da decisão.

    - Ele ainda não tem nome? - Voltei a perguntar, não que não soubesse a resposta, mas porque pretendia arranjar uma forma de ganhar tempo.

    Fez-se silêncio e, amavelmente, a Dr.ª Catarina exclamou, adivinhando-me os pensamentos:

    - Tem tempo. Não temos pressa… - depois, quase pediu desculpa - temos é de resolver o assunto até registarmos o chip, mas tenho umas coisas para tratar e já volto. Está bem para si?

    Estava. Estava bem. Sentado na sala de espera do canil municipal de Sintra, eu olhava para o patudo, que me mirava também. Encolhido a um canto, tentando abrigar-se na pequena planta do vaso no outro canto da sala, o cão nem se atrevia a encarar-me. Ou encarava-me, de soslaio, quase tapando os olhos com a patinha e espreitando por entre os dedos.

    Comecei a imaginar nomes, mas havia qualquer coisa. Qualquer coisa em cada nome que não era o nome para este cão.

    Ele continuava a tremer, encolhido. Eu, sentado naquela sala deserta - efeitos da pandemia, em maio de 2020 - não sabia o que fazer.

    Relembrei meu pai, e as sessões de «escolhas de discos» a seguir ao almoço, à hora do café, na minha infância e adolescência. Senti na pele, talvez pelo olhar triste do cão, a Fantasia-Improviso Opus 66. E decidi dar ao cão o nome desse enorme compositor e pianista.»”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/chopin-chopin-mario-cordeiro/25381861

  • “Poesia e prosa” de Tao Yuanming

    “Haverá provavelmente uma afirmação que se pode fazer sem correr grandes riscos, a de que Tao Yuanming (365-427), ou Tao Qian, ou Tao Ch’ien, é o mais aclamado poeta chinês anterior à grande época poética da História da China que foi o período da Dinastia Tang. É um dado adquirido que entre os séculos VII e X (618-907) a China conheceu o apogeu de uma tradição poética que contudo possuía já todos os seus alicerces, sendo um deles, sem dúvida, Tao Yuanming. Este livro apresenta-nos uma pequena antologia de um dos grandes clássicos da literatura chinesa, com introdução e versões portuguesas de Manuel Afonso Costa.”

     

    https://www.wook.pt/livro/poesia-e-prosa-tao-yuanming/23257494

  • “As evidências nocturnas” de Maria Manuel Viana

    “Mais não somos que o eco de outrem e reconstruímo-lo de modo a que tenha uma lógica interna, um princípio, um meio e um fim. Fui publicando alguns posts, menores e maiores, que não tinham diretamente a ver com a Covid, antes com a vida de uma mulher imaginária durante a epidemia. E depois, sem eu perceber bem como nem porquê, essa mulher passou a viver comigo 24 horas por dia e a única hipótese de a calar era contar a história dela.”

     

    https://www.almedina.net/as-evid-ncias-nocturnas-1622633702.html

  • “O jogo das alterações climáticas” de Bruno Pinto

    “Um jovem portuguesa chamada Sofia foi contratada para desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a mitigação às alterações climáticas e a adaptação às suas consequências. Com o intuito de recolher material e ideias, ela parte à descoberta com o seu irmão mais novo Gabriel - que é um pouco mais alto que ela - numa viagem pela Europa.

     

    É assim que conhecem alguns dos efeitos atuais das alterações climáticas: secas, incêndios florestais e inundações. Mas também descobrem o que estão a fazer os ativistas do clima, as autoridades locais e até as escolas para promover mudanças.

     

    Por exemplo, iniciativas para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e, ao mesmo tempo, preparar setores como a agricultura, a floresta e o desenvolvimento urbano para se tornarem mais resilientes aos impactos do clima.

     

    No final desta viagem, Sofia percebe como é que o seu jogo deve funcionar: não como uma competição, mas sim como um jogo cooperativo. É que as alterações climáticas são um desafio para todos nós, e só juntos conseguiremos enfrentá-lo.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-jogo-das-alteracoes-climaticas-bruno-pinto/25498004

  • “História dos povos Árabes” de Albert Hourani

    “Considerada por unanimidade a melhor história dos povos árabes, este livro de Albert Hourani é universalmente estudado em todos os cursos de história no mundo inteiro. Não existem árabes, existe um conjunto de populações que se convencionou reunir sob a designação de árabes com base numa língua que é, efectivamente, muito diferente.

     

    Esta História dos Povos Árabes é universalmente reconhecida como um dos livros mais importantes escritos sobre o tema e também um dos mais completos num só volume.

     

    A presente edição foi actualizada após a morte do Autor por Malise Ruthven, cobrindo assim eventos importantes como os ataques terroristas do 11 de setembro ou a invasão americana do Iraque, permitindo assim que uma obra fundamental entre também dentro do século XXI.

     

    Ao revelar as origens muito diferentes de populações diversas que compõem os ditos povos árabes, Hourani traça registos culturais e civilizacionais diametralmente opostos, fazendo o retrato de civilizações que tiveram o seu Renascimento antes da Europa e sobre as quais assenta, em grande parte, a arte, a ciência e a cultura do mundo ocidental.”

     

    https://www.wook.pt/livro/historia-dos-povos-arabes-albert-hourani/25045298

     

  • “Multiplique o seu dinheiro” de Ariana Nunes

    “Em Portugal, a maior parte das pessoas tem uma grande vontade de perceber como pode ter mais dinheiro, como pode mudar de vida, como se pode ganhar mais, como se pode investir. Reúnem-se aqui as melhores dicas de educação financeira, ensinamentos dos especialistas e histórias para mostrar como podemos seguir um trilho para concretizar os nossos objetivos.

     

    Uma jornada de alguém que passou pelo desemprego, pelo ordenado mínimo e que veio a descobrir um caminho para alcançar a liberdade financeira na realidade portuguesa. Multiplique o Seu Dinheiro é um livro útil e intemporal que mostra como pode ganhar mais, investir e garantir a segurança financeira na vida.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/multiplique-o-seu-dinheiro-ariana-nunes/25428064

  • “Ter uma irmã é...” de Lara Xavier

    “A relação entre irmãos às vezes não é tranquila, mas é sempre única e especial. 

     

    Era uma vez o João, um rapaz que queria ter um jardim zoológico, mas que não sabia muito bem se teria jeito para tratar de tantos animais diferentes.

    Um dia, o João teve uma irmã e achou que era a coisa mais fácil do mundo. Com o passar do tempo, percebeu que ter uma irmã é um desafio tão grande como o de ser dono de um jardim zoológico!”

     

    https://www.almedina.net/ter-uma-irm-1564028619.html

  • “Trilogia” de Jon Fosse

    “Asle e Alida vagueiam exaustos no frio, na chuva e na escuridão pelas ruas de Bjørgvin em busca de um tecto que os abrigue. Alida está grávida, mas todas as portas se fecham perante as súplicas do jovem casal. O que terá motivado a sua vinda para esta cidade hostil onde ninguém os conhece? De que passado parecem fugir eles?

     

    Inseparáveis desde o dia em que se conheceram, quando Asle era tocador de violino e a sua música era como o canto do pai de Alida, sabem que só se têm um ao outro e que o seu amor vencerá o pecado e a morte.

     

    Composta por três novelas — Vigília (2007), Os Sonhos de Olav (2012) e Fadiga (2014) —, escritas numa linguagem simples e inspiradora e que se fundem numa única história, Trilogia é uma parábola de inspiração bíblica sobre o amor, o crime, o castigo e a redenção, que valeu a Jon Fosse, um dos escritores mais celebrados da nossa contemporaneidade, o Prémio Literário do Conselho Nórdico.

     

    Autor multipremiado, com destaque para o Prémio Internacional Ibsen, o Prémio Europeu de Literatura e o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico.

     

    Traduzido do norueguês por Liliete Martins.”

     

    https://www.wook.pt/livro/trilogia-jon-fosse/25460327

  • “À sombra da vida” de Margarida Fonseca Santos

    “A Beatriz, a Madalena e o Henrique eram amigos inseparáveis, até a Beatriz começar a comportar-se de uma forma estranha. Torna-se mais reservada, como se escondesse qualquer coisa.

    Quando as notas baixam e a Beatriz começa a perder a cabeça em situações aparentemente simples, a Madalena e o Henrique entram em campo. Só com a ajuda destes dois amigos, a Beatriz conseguirá recuperar a alegria e a estabilidade perdidas. Pelo caminho, fica o percurso doloroso da mãe, desanimada por um divórcio difícil e pelo álcool, o remédio envenenado que lhe entorpece os dias.

    Vem daí conhecer estas vidas e descobrir que afinal é mesmo verdade: juntos somos mais fortes…”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-sombra-da-vida-margarida-fonseca-santos/17451269

  • “De raça” de Rachel Khan

    “Negra, gambiana e muçulmana da parte do pai e branca, francesa e judia da parte da mãe, Rachel Khan é orgulhosamente de raça. É de raça porque tem diferentes raízes, que algumas pessoas julgam serem raças. Mas como conviver com este excesso de raças entre o radicalismo do ou branco ou negro, que abomina a variedade?

     

    Analisando uma série de palavras e expressões politicamente correctas, Rachel Khan lança um olhar crítico e mordaz à tendência ideologizada, que proíbe todo o tipo de nuances:

     

    Condena as palavras que separam como afrodescendente, interseccionalidade ou minoria , apresentadas como essenciais para combater o racismo, mas que apenas servem para enfiar o dedo nas feridas que afirmam cicatrizar;

    Aponta as palavras que não levam a lado nenhum e que apenas servem para empobrecer a língua e alimentar ódios e silêncios;

    Defende as palavras que consertam, promovendo a diversidade de pensamento, reestabelecendo o diálogo e unindo a sociedade, atormentada por tensões identitárias.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/de-raca-rachel-khan/25358303

  • “História curiosa da medicina” de Pedro Gargantilla

    “Um livro que nos permite perceber que a evolução da medicina passou, não só pela pesquisa científica, mas também muito pelo acaso e pela curiosidade.

     

    Do homem pré-histórico que cauterizava com fogo as suas feridas até às guerras biológicas, passando pelas grandes epidemias, os remédios milagrosos, os primeiros hospitais ou os médicos mais famosos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/historia-curiosa-da-medicina-pedro-gargantilla/23413070

  • “Sira” de María Dueñas

    “A Segunda Grande Guerra está a chegar ao fim, e o mundo avança para uma reconstrução tortuosa. Depois de cumprir as suas obrigações como colaboradora dos serviços secretos britânicos, Sira encara o futuro ambicionando alguma serenidade. Mas essa paz tarda em chegar. O destino reserva-lhe um infortúnio trágico que a obrigará a reinventar-se e a, mais uma vez, tomar as rédeas da sua vida sozinha e lutar com todas as forças para se adaptar ao futuro.

    Entre factos históricos que marcarão uma época, Jerusalém, Londres, Madrid e Tânger serão os cenários para as novas aventuras de Sira, onde enfrentará desgostos e novos riscos, reencontros inesperados e a experiência da maternidade.

    Sira Bonnard – antes de Arish Agoriuq, antes de Sira Quiroga – não é a inocente costureira que nos deslumbrou com figurinos e mensagens clandestinas, mas o seu encanto permanece intacto.

    Sira está de volta, carismática e inesquecível.

    O regresso da protagonista de O tempo entre costuras.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/sira/25322811

  • “Ambientalismo: uma visão de mercado”

    “O debate ambiental está há demasiado tempo dominado por soluções dirigistas e centralizadoras e, em muitos casos, o debate é poluído por instrumentalização ideológica. É frequente proclamar-se a necessidade de abolir o capitalismo para travar o aquecimento global ou afirmar-se que os grandes planos de intervenção estatal são a única forma de salvar a vida no planeta. Porém, apesar de tais "soluções" serem caras e ineficazes, as vozes alternativas raramente se mostram presentes no debate ambiental.

     

    Ambientalismo: Uma Visão de Mercado, com prefácio de Carlos Guimarães Pinto, é um passo importante para a correção dessa lacuna. Neste livro, especialistas de diversas áreas oferecem uma visão alternativa para a solução dos problemas ambientais. Ao longo de 15 ensaios, os autores mostram como um sistema baseado nos mercados livres, na inovação, nos direitos de propriedade e nas soluções descentralizadas é muito mais eficaz do que a abordagem dirigista, moralista e regulatória comummente defendida.

     

    Com ensaios de personalidades como o especialista em desenvolvimento Johan Norberg, a Prémio Nobel de Economia Elinor Ostrom, os influentes ecologistas Mattias Goldmann, Hannah Downey e Rod Richardson, ou o jovem filósofo português João Pinheiro da Silva, entre muitos outros, este é o livro certo para trazer um novo rumo à discussão ambiental.

    É o segundo título publicado na coleção +Liberdade, uma parceria entre a Alêtheia Editores e o Instituto Mais Liberdade.”

     

    https://www.wook.pt/livro/ambientalismo-uma-visao-de-mercado-pedro-almeida-jorge/25877627

  • “O sonho da China” de Ma Jian

    “Ma Daode acaba de ser nomeado diretor da Repartição do Sonho da China, um novo organismo que pretende substituir, até por meios tecnológicos, os sonhos privados de cada pessoa pelo grande sonho da China anunciado pelo «plano de rejuvenescimento nacional» do presidente Xi Jinping.

     

    O slogan está em toda parte, em outdoors, discursos e anúncios - e mistura patriotismo e autoajuda com os «objetivos gémeos de resgatar o orgulho nacional e alcançar o bem-estar pessoal».

    Ma Daode gosta de sexo e de dinheiro, tem poder, uma dúzia de amantes que lhe enviam mensagens para vários telemóveis, uma filha que estuda em Londres, um gabinete moderno e uma riqueza considerável, alimentada por anos de corrupção. Tudo vai, portanto, correr bem - até que começa a ser atormentado pelas memórias da Revolução Cultural dos anos 1960 e do seu historial de horrores, violência, morte e destruição. O seu «sonho da China» cruza-se com o «pesadelo da China», e com o desfile de imagens do caos e dos fantasmas do passado. O que levanta um problema: se o Partido tem acesso a todos os sonhos individuais, então Ma Daode tem de esconder esses pesadelos proibidos e apagar a memória. Como vai fazê-lo?

     

    Mais do que uma distopia, O Sonho da China é um passeio tragicómico pelos horrores e absurdos do poder totalitário. Mas o riso abre as portas a um caos povoado de fantasmas e de acontecimentos que não conseguem ser esquecidos na história da China de hoje.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/o-sonho-da-china/23416251

  • “Se com pétalas ou ossos” de João Reis

    “Um jovem autor português instala-se numa residência para escritores em Seul para escrever o seu próximo romance. Em vez disso, deambula pela cidade com a namorada, possivelmente grávida, e entrega-se a todo o tipo de fait divers mais ou menos absurdos, não obstante a pressão dos editores.

     

    Nesta quase variação indolente do escrivão Bartleby, João Reis apresenta-nos uma personagem que parece cair dentro de si numa espiral vertiginosa e quase joyceana, lançando, ao mesmo tempo, um olhar amargo e mordaz sobre os colegas de profissão, os editores e outras figuras do meio editorial português.

     

    Ao deixar-se levar pelo fluxo dos acontecimentos, detendo-se obsessivamente num e noutro pormenor irrelevante, Rodrigo encarna o protótipo do anti-herói desencantado e imperfeito, derrotado à partida pela ficção da vida.”

     

    https://www.wook.pt/livro/se-com-petalas-ou-ossos-joao-reis/24584056

  • “Os tempos do ódio” de Rosa Montero

    “Independente, pouco sociável, intuitiva e poderosa, a detetive replicante Bruna Husky tem apenas um ponto vulnerável: o seu enorme coração. Dilacerada pelo súbito e inexplicável desaparecimento do homem que ama, o inspetor Paul Lizard, a replicante enceta uma investigação desesperada e em contrarrelógio que a conduz até uma colónia remota dos Novos Antigos, uma seita que nega a tecnologia, e às origens de uma trama sombria de luta pelo poder, que remonta ao século XVI. Enquanto isso, a situação no mundo é cada vez mais tumultuosa, a tensão popular aumenta e a guerra civil parece inevitável. Numa história que é, no essencial, um retrato preciso e deslumbrante dos tempos em que vivemos, Bruna terá de enfrentar o seu maior medo: a morte.

     

    Os Tempos do Ódio é um romance intenso e emocionante, no qual estão presentes os grandes temas da escrita de Rosa Montero: a passagem do tempo, a paixão como forma de vencer a morte, o amor ao próximo como fator indispensável para uma vida plena, a luta contra os excessos do poder e o horror aos dogmas.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/os-tempos-do-odio/23704733

  • “O segredo do velho moinho!” de Enid Blyton

    “O Pedro e a Joana acham que o velho moinho é perfeito para as reuniões secretas do Clube dos Sete, até descobrirem uns objetos roubados.

     

    Então, Os Sete decidem elaborar um plano e esperar pelo regresso dos ladrões…

     

    Uma iniciação à leitura perfeita para os mais pequenos e uma forma emocionante de lerem os clássicos de Enid Blyton.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-segredo-do-velho-moinho-enid-blyton/25381905

  • “Nome de código bananas” de David Walliams

    “LONDRES: 1940

    Em plena Segunda Guerra Mundial, o pequeno Eric passa os dias no Jardim Zoológico de Londres. É lá que vive o seu animal preferido, a gorila Gertrudes.

    Quando a cidade é bombardeada, Eric, o tio Sid, funcionário do zoo, e a gorila conseguem fugir para perto da praia.

    E quando acham que estão seguros, descobrem um plano de guerra ultrassecreto...

    Uma história hilariante contada pelo grande David Walliams e ilustrada por Tony Ross.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/nome-de-codigo-bananas/24777559

  • “O último beijo” de Mary Higgins Clark

    “A jornalista de investigação Gina Kane acaba de receber um email de «CRyan», no qual a misteriosa emissária descreve a sua «experiência terrível» enquanto trabalhadora da REL, uma importante estação de televisão de carácter noticioso - e Gina sabe que tem de investigar aquela história. Contudo, após Ryan cortar subitamente a comunicação Gina fica chocada ao descobrir que aquela mulher, tão jovem, morreu tragicamente num acidente em alto-mar durante as férias.

     

    Enquanto isso, Michael Carter, assessor jurídico da REL, dá por si numa posição delicada quando várias trabalhadoras da estação decidem vir a público denunciar casos de assédio sexual. Carter decide propor ao CEO da estação um plano para persuadir as vítimas a aceitarem um acordo extrajudicial em troca do seu silêncio. Uma estratégia perigosa, mas que poderá trazer-lhe uma grande compensação financeira.

     

    À medida que surgem mais acusações, as iniciativas de Carter para impedir que a história chegue às primeiras páginas dos jornais encontram rival à altura na determinação de Gina Kane para descobrir a verdade. Terá a morte de Ryan sido um acidente? Quando outra das mulheres aparece morta, Gina tem a certeza de que alguém - ou talvez várias pessoas - não hesitarão em recorrer aos planos mais perversos para impedir que a verdade venha ao de cima.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-ultimo-beijo-mary-higgins-clark/24590437

  • “Pessoa & Saramago” de Miguel Real

    “«Ainda que firmados em dois projetos literários diferentes, em dois tempos mentais diferentes, quase antagónicos, se não mesmo contraditórios, duas caraterísticas são comuns a Pessoa e a Saramago:

     

    - A total transgressão dos códigos estéticos do seu tempo, balizando um novo vinco na história da literatura;

    - Uma representação absolutamente original da língua, do homem e da sociedade - Pessoa, da crise do sujeito literário e existencial do princípio do século, respondendo com a originalíssima multiplicação da identidade autoral e narrativa; Saramago, da situação crítica do mundo ocidental no final do século, postulando uma escrita que funde o romance com o ensaio, uma escrita que não intenta apenas revelar o mundo, mas sobretudo, usando a sua visão pessoal do mundo, problematizá-lo, complexificando o estatuto do narrador, incorporando neste o autor.»

     

    É assim que Miguel Real, conhecido ficcionista, crítico literário e ensaísta, que há mais de vinte anos se dedica ao estudo de autores e pensadores portugueses, resume o presente ensaio que, partindo de uma conferência realizada no México, trata do que é próprio e afim.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/pessoa-saramago-miguel-real/25460187

  • “As margens e a escrita” de Elena Ferrante

    “Este livro reúne textos inéditos de Elena Ferrante sobre várias aventuras de escrita, entre as quais a sua própria.

    Foram conferências preparadas por ocasião das Umberto Eco Lectures e do encerramento do congresso Dante e altri classici.

    Estas abordagens do prazer de ler e escrever pronunciam-se em particular contra a «língua má», historicamente alheia à verdade das mulheres, propondo uma nova expressão dos talentos de escrita femininos.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/as-margens-e-a-escrita/

  • “As evidências” de Jorge de Sena

    “Quando surgiram a Jorge de Sena estes vinte e um sonetos, «sem bem saber sequer se sonetos seriam», o autor sentiu que formavam uma unidade tão inquebrável, que mereciam uma publicação autónoma. E é nessa força unidirecional que se pode ler este livro ou, como esclarece Silvina Rodrigues Lopes no prefácio ao texto: «O que em As Evidências de Jorge de Sena aparece como anticonformismo e revolta não o leio como um traço de personalidade, como leitura da realidade ou como uma manifestação directa de concepções sociais e políticas. É evidente que tudo isso lá está, mas o salto para fora é que faz acontecer o poema e, com este, uma individuação não figurável.» Dêmos o salto, fruamos da musicalidade destes poemas.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/as-evidencias-jorge-de-sena/25534044

  • “Elementar, meu caro Stilton!” de Geronimo Stilton

    “A jovem Ginger desapareceu e os seus pais estão muito preocupados. Felizmente, temos Sherlocco e Geronimo para investigar... porque, apesar de não faltarem suspeitos, a solução não é nada fácil de encontrar!

    Na misteriosa cidade de Ratington, onde a chuva cai sem parar, há uma estranha agência de detetives, na Rua das Intrigas, nº 13. Lá, o grande e extravagante Sherlocco escolhe os casos mais interessantes para investigar, acompanhado pelo seu fiel Assistente Investigador, Geronimo Stilton.

     

    Entre pistas, provas e hipotéticos culpados, é impossível que não se desvende o mistério… porque Sherlocco não é nenhum pataroco! Vem daí com eles!”

     

    https://www.wook.pt/livro/elementar-meu-caro-stilton-geronimo-stilton/25736027

  • “A vingança serve-se fria” de Joe Abercrombie

    “Depois de ser traída, a mercenária mais temida do reino está em busca de vingança…

    Durante quase vinte anos, a guerra provocou uma devastação sangrenta. O implacável grão-duque de Orso está preso numa violenta disputa com a Liga dos Oito. Enquanto os exércitos marcham, as cabeças rolam e as cidades ardem, banqueiros, sacerdotes e poderes ocultos jogam nos bastidores um jogo mortal para escolher quem governará. A guerra pode ser um inferno, mas para Monza Murcatto, conhecida como a Serpente de Talins, a mais famosa e temida mercenária ao serviço do grão-duque de Orso, a guerra também é uma bela forma de fazer dinheiro. As suas vitórias tornaram-na imensamente poderosa e popular - demasiado popular, na opinião do grão-duque e dos seus conselheiros.

    Traída, esfaqueada, atirada de uma falésia e deixada como morta, a recompensa de Monza é um corpo quebrado e um desejo ardente de vingança. E agora, qualquer que seja o preço, os sete culpados terão de morrer.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-vinganca-serve-se-fria-joe-abercrombie/23897334

  • “O casamento do meu tio” de Sarah S. Brannen

    “O tio preferido da Camila vai casar-se, e todos na família ficam muito entusiasmados. Todos… menos a Camila!

     

    E se o tio Miguel já não quiser fazer piqueniques? E se ele nunca mais brincar com ela? E se as coisas nunca mais forem como dantes? A Camila detesta mudanças e tem medo de que o tio deixe de ter tempo para ela. Mas o tio Miguel e o seu namorado, o João, vão mostrar-lhe que, no que toca ao amor, quanto mais, melhor!

     

    Um livro essencial e inspirador, que nos conduz ao verdadeiro significado da palavra família.

    Um álbum LGBTQ friendly, com ilustrações maravilhosas, que celebra o amor independentemente do género.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-casamento-do-meu-tio-sarah-s-brannen/25842546

  • “Ser quem sou” de Margarida Fonseca Santos

    “Crescer é um desafio enorme. Mas, às vezes, é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens tais como tu.

    Aquelas férias, em que os primos iam estar todos juntos — a Matilde, o João Pedro, o Jorge e o Vicente —, prometiam ser divertidas e fantásticas. De repente, a discussão instala-se em redor da Matilde e dos seus pais, que a querem forçar a escolher um curso do Secundário que não lhe interessa. E esta não é a única prima com problemas por desvendar e por resolver. Também o João Pedro receia a reação dos seus pais quando lhes revelar a sua orientação sexual.

    Ainda assim, aquelas serão as melhores férias de sempre, porque, entre discussões, partilhas e cumplicidades, cada um tem a coragem de assumir ser quem é e revela abertura para aceitar as diferenças dos outros. Esta história Ser Quem Sou podia bem ser a tua ou quem sabe a de alguém que conheces.”

    https://www.bertrand.pt/livro/ser-quem-sou-margarida-fonseca-santos/19677727

  • “O (pequeno) livro da dança” de António Laginha

    “Dançar é abraçar a vida com os olhos, vibrar nos pequenos gestos das mãos, bordar filigranas com os pés, segurar o ar entre os joelhos, fustigar o vento com os cabelos, sacudir o tempo com os pulsos, elevar os sonhos com o peito e suportar o peso do cansaço com os ombros, levando sentimentos no coração e um formigueiro no ventre. (...)”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-pequeno-livro-da-danca-antonio-laginha/25877419

  • “A minha horta em casa” de Susana Caseiro

    “As hortas urbanas e o interesse por uma vida mais sustentável estão em voga! Se acha que, por não ter um quintal grande ou morar numa cidade, é impossível cultivar os seus alimentos e juntar-se a este movimento, Susana Caseiro tem uma boa notícia para si: há muitas opções para planear, cuidar e ter uma horta em sua casa. Tem apenas de escolher o método que melhor se adequa às suas condições.

     

    Após anos dedicados à investigação e à formação, a autora do site Cultivos da Caseiro mostra-lhe neste livro que é possível ter uma horta em casa, seja em vasos ou canteiros numa varanda, seja num terraço ou num pequeno espaço de terra. De forma muito completa e organizada, tem aqui tudo o que precisa de saber para criar, organizar e cuidar de uma horta, para que possa colher os seus próprios produtos hortícolas.

     

    Repleto de fotografias, ilustrações, mapas, tabelas, projetos passo a passo e vídeos exclusivos da autora, este guia explica-lhe:

     

    - As bases da agricultura biológica;

    - Como planificar uma horta;

    - Os cuidados de manutenção da horta;

    - Como fertilizar e fazer compostagem;

    - Como prevenir e tratar pragas e doenças;

    - Técnicas de colheita e preservação de sementes;

    - E muito mais.

     

    Tudo o que precisa de saber para ter a sua horta em casa.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-minha-horta-em-casa-susana-caseiro/25460330

  • “Somos todos estranhos: até percebemos que isso é normal” de António Raminhos

    “A saúde mental não pode ser tabu. Sobretudo numa altura em que a própria trajetória do mundo nos convida a olhar à volta, e depois para dentro, e compreender que não estamos sozinhos nas nossas lutas. Por isso, este é um relato cru, pertinente e, sobretudo, muito útil para qualquer leitor. Neste livro, o humorista António Raminhos partilha um testemunho de grande honestidade sobre a ansiedade, os medos e as obsessões que há muitos anos o habitam e quase o fizeram enlouquecer. E, claro, em vários momentos bem-humorado, porque como o próprio diz, para haver comédia é preciso haver tragédia.

     

    Nestas páginas, os episódios divertidos narrados pelo autor - como a tentativa de sedução de que foi alvo por um homem de metro e meio num bar gay - têm o mesmo valor ilustrativo que os mais emotivos - de que é exemplo o momento em que, vendo-o chorar, conseguiu perdoar e entender o próprio pai. Começando leve e divertido, este livro apresenta-se ao leitor em crescendo, terminando como um convite claro para descobrirmos mais sobre nós próprios. Porque só quando perdemos a vergonha de pedir ajuda ou de partilhar as nossas histórias, os nossos medos, ou as nossas derrotas sem julgamentos é que começamos a entender que somos todos estranhos. E também só nessa altura é que percebemos que isso é normal.”

     

    https://www.wook.pt/livro/somos-todos-estranhos-antonio-raminhos/24645877

  • “Querida Sra. Bird” de AJ Pearce

    “Em 1940, enquanto as bombas caem sobre Londres, Emmy Lake tenta contribuir para o esforço de guerra prestando serviço como telefonista no quartel de bombeiros, ao mesmo tempo que sonha com um trabalho como correspondente de guerra.

     

    Quando encontra um anúncio de emprego que parece ir ao encontro das suas expetativas, decide agarrar a oportunidade. Mas afinal o que a espera é um cargo de datilógrafa na revista Amiga da Mulher, sob as ordens da temível Henrietta Bird, responsável pela coluna de conselhos.

     

    Uma palavra amiga pode fazer toda a diferença.

     

    A Sra. Bird recusa-se a ter em consideração as cartas das leitoras que contenham assuntos desagradáveis ou moralmente duvidosos, mas Emmy não é capaz de ignorar os testemunhos de mulheres solitárias ou em sofrimento, e não resiste ao impulso de lhes acudir.

     

    É assim que, em segredo, começa a dar-lhes resposta em nome da Sra. Bird, sem imaginar o que poderá estar a pôr em risco. Afinal, que mal poderia haver na resposta a um pedido de ajuda?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/querida-sra-bird-a-j-pearce/25429356

     

  • “Resistências”

    “Resistências reúne 50 histórias de revolta ocorridas em territórios sob domínio português ao longo de três séculos e meio: de 1500 a 1850.

     

    Muitos deles desconhecidos do grande público, estes casos foram seleccionados, investigados e escritos por mais de 30 historiadores de diversas entidades e países. Passam-se em diferentes épocas e geografias, mas todos relatam o combate à opressão e às injustiças impostas pelos poderes de um mundo que se estendia do Brasil a Timor, passando por África, Índia, Malaca, Macau e, naturalmente, Portugal.

     

    Os protagonistas de Resistências são pessoas discriminadas em função do género, religião, etnia, raça ou nível de riqueza, e os episódios são quase sempre narrados a partir do seu ponto de vista, revelando Portugal e o seu império como um espaço onde tanto circulavam leis e formas institucionais como ideias subversivas…”

     

    https://www.wook.pt/livro/resistencias-mafalda-soares-da-cunha/25381904

  • “Aquilo em que acreditamos” de Kamala Harris

    “Num momento em que a democracia é alvo de um ataque sem precedentes, é imperioso relembrarmo-nos de que o nosso sistema funciona quando aqueles que se preocupam com os Estados Unidos se fazem ouvir e participam. O meu desafio diário é fazer parte da solução, ser uma guerreira feliz na batalha pela alma do país. Desafio o leitor a juntar-se a esse esforço conjunto. Não baixemos os braços quando o momento é para arregaçar as mangas.

     

    Daqui a uns anos, quando este momento tiver passado, os nossos filhos e netos perguntar-nos-ão onde estávamos num momento tão crucial da nossa História, como tudo aconteceu. E não quero contar-lhes apenas como nos sentimos. Quero contar-lhes o que fizemos.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/aquilo-em-que-acreditamos-kamala-harris/25326776

  • “Greenwich Park” de Katherine Faulkner

    “Helen tem tudo…

    Daniel é o marido perfeito.

    Rory é o irmão perfeito.

    Serena é a cunhada perfeita.

    E Rachel? Rachel é o pesadelo perfeito.

     

    A vida de Helen é idílica. Tem um marido encantador, uma casa vitoriana maravilhosa e um bebé muito desejado finalmente a caminho. Na primeira aula de preparação para o parto, Helen conhece Rachel, uma jovem solteira com atitudes desadequadas e pouco maternais: fuma, bebe e demonstra pouco interesse pelas questões da parentalidade. Ainda assim, Helen sente-se cativada. Talvez Rachel só precise de uma amiga. E, na verdade, Helen também se sente um pouco só.

     

    Mas o comportamento de Rachel é cada vez mais errático e perturbador. E Helen não é a única a notar. A sua família mais próxima começa a desconfiar que esta nova e estranha amiga possa ter segundas intenções. E que isso talvez possa destruir a tranquilidade das suas vidas. E perturbar o sossego dos seus segredos cuidadosamente escondidos sob as árvores de folhas largas e a luz quente das lâmpadas de Greenwich Park.

     

    Com um enredo excecional e totalmente viciante, Greenwich Park é um olhar sombrio e envolvente sobre a maternidade, as amizades, o privilégio e os segredos que guardamos para nos protegermos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/greenwich-park-katherine-faulkner/25382857

  • “Sidi” de Arturo Pérez-Reverte

    “Ele não tinha pátria nem rei, apenas um punhado de homens fiéis.

    Não tinham fome de glória, apenas fome.

    Assim nasceu um mito.

    Assim se conta uma lenda.

     

    Rodrigo Díaz de Vivar, o mítico herói espanhol também conhecido como El Cid - ou Sidi - é o protagonista deste romance. Um cavaleiro transformado em mercenário pelos acasos da vida, intrépido, fiel aos seus valores, venerado pelas suas hostes, temido pelos inimigos.

     

    Sidi é uma homenagem de Arturo Pérez-Reverte a um dos mitos fundadores do seu país. E é também um livro de aventuras no seu estado mais puro.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/sidi-arturo-perez-reverte/25208240

  • “Poderosa autoestima” de José Miguel Gaona

    “Muitas mulheres acreditam que, façam o que fizerem, fracassam nos seus propósitos, que ninguém as ama de verdade, que são menosprezadas embora não o mereçam, que, em muitos aspetos, dependem do homem que têm ao lado… A costela de Adão impera: primeiro ele, depois ela.

    Aprender a viver sem este lastro que persegue as mulheres é o desafio que este livro da autoria do reputado psiquiatra Dr. José Miguel Gaona ajuda a superar. Com ele aprenderemos que a autoestima é a melhor arma para o empoderamento, sendo essencial para uma vida plena.

    Uma poderosa "dieta" de autoestima para identificar as situações em que esta pode ser melhorada conseguindo, com a ajuda de exercícios práticos, alcançar a sensação de se ser capaz e voar sem restrições no dia-a-dia.”

     

    https://www.wook.pt/livro/poderosa-autoestima-dr-jose-miguel-gaona/25876804

  • “Nós tinhamos de acontecer” de Gayle Forman

    “Para Aaron Stein, os livros eram milagres - até deixar de acreditar. Apesar de passar os seus dias a trabalhar na livraria alfarrabista dos pais, o único livro que Aaron consegue ler é sobre a extinção dos dinossauros. É um conceito que ele percebe demasiado bem, agora que o irmão e a mãe desapareceram e os seus amigos o deixaram:

    Aaron está sozinho com o pai, um homem desgovernado, numa livraria que morre aos poucos, numa cidade isolada do mundo, onde parece que já ninguém lê.

    Não é estranho, por isso, que Aaron decida vender a livraria à primeira oportunidade que surge, pensando que esta é a única saída que lhe resta. Mas Aaron estava longe de imaginar o otimismo do amigo ou o entusiasmo dos madeireiros desempregados, que veem na livraria falida um belo projeto para se ocuparem. E muito menos esperava conhecer Hannah, uma belíssima e corajosa música que pode bem ser aquele acontecimento inevitável pelo qual Aaron tanto esperou.

    Todos eles vão ajudar Aaron a compreender e aceitar o que perdeu, o que encontrou quem é e quem quer ser - porque a destruição não leva necessariamente à extinção; e às vezes conduz ao nascimento de algo inteiramente novo.”

     

    https://www.presenca.pt/products/nos-tinhamos-de-acontecer

  • “Na rua Árabe” de Nuno Rogeiro

    “O terrorismo e a pobreza eram os problemas do Magrebe, mas a partir do meio de Dezembro 2010, toda a região foi varrida pela revolta civil com consequências diversas: triunfou na Tunísia, dividiu a Líbia, obrigou Marrocos a acelerar a reforma, fez o regime argelino discutir as melhores formas de resposta - que começaram por ser através de subsídios de emergência - e causou perturbações relativamente menores na Mauritânia (onde as manifestações foram também menos importantes, apesar de alguns episódios dramáticos de imolação como a de Yacoub Ould Dahoud, em 17 de Janeiro).”

     

    https://www.wook.pt/livro/na-rua-arabe-nuno-rogeiro/11159074

  • “Morte e ficção do rei Dom Sebastião” de André Belo

    “Em 1578, D. Sebastião morre na batalha de Alcácer-Quibir. Logo no rescaldo da derrota, começam a gerar-se rumores sobre a sobrevivência do rei, com impacto indelével na memória colectiva dos portugueses. É a partir deste problema — a dificuldade de assimilação de uma derrota catastrófica na cultura nacional — que André Belo parte para uma apurada investigação sobre a morte régia, os processos de disseminação de rumores e a intrincada impostura sebastianista de Veneza, a mais célebre sob a dinastia filipina.

     

    Mesmo entre historiadores de referência, prevalece até hoje certa relutância, quando não recusa, em afirmar taxativamente a morte de D. Sebastião no campo de batalha. E no entanto não há sequer fundamento para hesitações: os relatos da contenda, escritos por diferentes testemunhas oculares, dão conta de um reconhecimento formal do corpo morto do rei pelos fidalgos portugueses cativos, oficializado por um juiz, também ele português. Perante essa contradição, o autor segue as pistas da construção do sebastianismo, e explica-nos de que modo o mito messiânico chegou ao século XXI.

     

    É assim que acompanhamos a intrincada história do falso rei D. Sebastião de Veneza, um calabrês cuja vida itinerante seria suspensa nos calabouços da cidade. Ao longo de cinco anos (1598-1603), Marco Tullio Catizone alimentou paixões anticastelhanas, gerou facções e manobras diplomáticas. E levou a sacrifícios duríssimos, ou não tivesse terminado com a condenação à morte do impostor. Terminado o caso, porém, o tempo tratou de alimentar a ficção.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/morte-e-ficcao-do-rei-dom-sebastiao-andre-belo/25281794

  • “Encruzilhadas e desafios da GRH”

    “As encruzilhadas e desafios que se identificam e se apresentam neste livro reúnem o contributo e o pensamento de um importante conjunto de autores nacionais na temática da gestão de pessoas.

     

    Não esgotando o tema, são suficientemente importantes e abrangentes para interessar à maioria dos leitores que na teoria ou na prática têm como foco da sua atividade a gestão de pessoas.

     

    Não se debruçando apenas sobre o presente ou os possíveis futuros, alguns autores dão-nos conta do percurso percorrido até aqui, para que melhor se percebam as circunstâncias das encruzilhadas e dos desafios identificados, colocando deste modo à disposição da comunidade de teóricos e práticos um instrumento de trabalho útil para a reflexão e a ação.”

     

    https://www.wook.pt/livro/encruzilhadas-e-desafios-da-grh-sonia-p-goncalves/25429958

  • “A taça dourada” de Henry James

    “A Taça Dourada, publicado em 1904, é o último romance de Henry James. Tendo como pano de fundo a Inglaterra, é um estudo complexo sobre o casamento e o adultério, e explora a relação ambígua entre Adam Verver e a sua filha Maggie e o modo como ameaça os respectivos casamentos. Com mestria, o autor recorre à consciência das personagens — a pormenores obsessivos e revelações — como forma de fazer avançar o enredo.

    Descrito como «labiríntico e claustrofóbico», foi considerado pelo The Guardian um dos cem melhores romances jamais escritos.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/a-taca-dourada/

  • “Probabilidades e estatística para engenharia” de Jorge André

    “Esta obra, dirigida a estudantes e profissionais de todas as áreas da Engenharia e, também útil para as Ciências Naturais, aborda os fundamentos das Probabilidades e Estatística. Começa por justificar o interesse do estudo destas teorias no curso e na vida profissional, apresentando depois, no âmbito das Probabilidades, a Teoria Elementar e as Variáveis Aleatórias, e no âmbito da Estatística, a Estimação Paramétrica, os Testes Paramétricos, o Teste Não-Paramétrico do Qui-Quadrado e a Regressão Estatística. Este livro expõe a teoria de forma motivante, colocando a tónica do rigor matemático onde este é mais relevante em Engenharia, em particular, na aplicação da teoria à resolução de problemas. Contém cerca de 150 exemplos (resolvidos) e 250 problemas (propostos, com soluções) de vários graus de dificuldade, abrangendo uma vasta gama de aplicações, como, por exemplo, a Análise e Controlo de Erros, Projeto de Engenharia, Eletrotecnia e Informática, Gestão de Tráfego, Planeamento da Produção, Gestão de Stocks, Controlo da Qualidade, Fiabilidade e Manutenção, Análise de Riscos, e tópicos variados das áreas de Física e Química, Meteorologia e Geofísica, Ciências da Vida, Ciências Humanas e Sociais.”

     

    https://www.wook.pt/livro/probabilidades-e-estatistica-para-engenharia-jorge-andre/21406749

  • “Jack” de Marilynne Robinson

    “Em Jack, Marilynne Robinson, vencedora do Prémio Pulitzer de Ficção, regressa a Gilead, lugar mítico onde decorrem os seus anteriores romances, Gilead, Home e Lila.

    Marilynne Robinson retoma as personagens que interrogam as complexidades da história americana, assim como o poder das emoções num mundo marcado pelo sagrado.

    Jack conta-nos a história de John Ames Boughton, o filho pródigo de um pastor presbiteriano de Gilead, e do seu romance com Della Miles, professora de inglês, também ela filha de um pregador. Um amor profundo, atormentado e inter-racial, que se move nos paradoxos da América contemporânea.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/jack-gilead-4/

  • “Astrofísica para gente com pressa” de Neil deGrasse Tyson

    “Da autoria do mais famoso dos astrofísicos actuais, este livro contém o essencial sobre o Universo.

    Qual é a natureza do espaço e do tempo?

    Como é que nos encaixamos no Universo?

    E como é que o Universo se encaixa em nós?

    Nestas questões não há melhor guia do que Tyson. a verdade é que, nos dias que correm, poucos têm tempo para contemplar o Cosmos, mas neste livro Tyson trá-lo até ao leitor de uma forma breve e clara, com uma inteligência cintilante, em curtos capítulos que se podem ler a qualquer hora e em qualquer lugar, ao longo do seu dia agitado.

    Enquanto espera pelo café, pelo autocarro, pelo comboio ou pelo avião, Astrofísica para Gente com Pressa revelar-lhe-á tudo o que precisa para compreender os próximos títulos da imprensa sobre o Cosmos: do Big Bang aos buracos negros, dos quarks à teoria quântica, e da procura de exoplanetas à busca de vida no Universo.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/astrofisica-para-gente-com-pressa-neil-degrasse-tyson/19714856

  • “Caixa da gratidão” de Margarida Fonseca Santos

    “Crescer é um desafio enorme. Mas às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens tais como tu.

     

    Que ideia era aquela? A professora Fátima estava sempre a inventar. Fazer voluntariado? Escrever uma mensagem a agradecer aos colegas um gesto, uma amabilidade, uma ajuda? Marco, para não variar, achava tudo aquilo um disparate.

     

    Sentada ao lado de Marco nas aulas, a Margarida foi descobrindo que havia fortes razões para o colega ser tão rebelde e provocador. Depressa percebeu que tinham de agir, a escola não podia abandonar o Marco.

     

    Marco, Margarida e todos os colegas envolvidos no plano do voluntariado viram as suas vidas ganhar um novo sentido. Derrubadas as resistências iniciais, a caixa da gratidão foi-se enchendo de mensagens.”

     

    https://www.wook.pt/livro/caixa-da-gratidao-margarida-fonseca-santos/22267837

  • “É demais para mim” de Eleonora Gaggero

    “Marta tem dezanove anos, vive em Turim e define-se como um patinho feio, sem qualquer possibilidade de redenção. Na verdade, é um facto: não é nada bonita. E a sorte também não está do seu lado. Órfã desde os três anos, sofre de uma doença que, por si só, já é um pesadelo: fibrose quística. A esperança de poder viver uma vida normal é reduzida, mínima. Mas Marta tem espírito, ironia, personalidade. Tudo aquilo que conquistou foi a pulso, e ninguém lho pode tirar. Acima de tudo, Marta não tem nada a perder e adora desafios. E, assim, decide lançar-se numa missão impossível - viver o amor, vivê-lo a sério, não com um rapaz qualquer, mas com o mais giro do planeta: Arturo.

    Irresistível, atlético, comprometido. Uma aposta perdida, uma espécie de suicídio da autoestima. No entanto, a vida encarrega-se sempre de nos ajudar quando damos o primeiro passo, e é precisamente este milagre que escapa aos planos de Marta. De um dia para o outro, descobre-se a viver não apenas uma história inesperada, mas uma vida nova, intensa. Uma vida que nunca se permitiu ter e que sempre desejou. Uma vida que, contudo, poderá terminar de um momento para o outro e destruir todos os sonhos. Será demais para ela??”

     

    https://www.presenca.pt/products/e-demais-para-mim

  • “Acolhimento familiar de crianças e jovens em perigo”

    “Anos de investigação sugerem que o acolhimento familiar é uma medida de colocação globalmente mais protetora do bem-estar e do desenvolvimento de crianças e jovens em perigo, quando comparado a respostas de caráter residencial. No entanto, em Portugal, o acolhimento familiar permanece como uma das respostas alternativas de cuidados com menor expressão.

    Vislumbra-se, contudo, para os próximos anos, um importante "virar de página" no nosso país: Portugal atravessa atualmente um período caracterizado por uma maior valorização e suporte à implementação de um sistema de acolhimento familiar capaz de atuar no superior interesse da criança.¿

    A presente obra, essencial neste tempo de mudança, conta com a participação de investigadores e stakeholders, nacionais e internacionais, que descrevem e problematizam o atual estado da arte e identificam boas práticas em acolhimento familiar.

    Assente numa visão multidisciplinar e abrangente, este livro apresenta os conhecimentos neste contexto de intervenção do ponto de vista sócio legal, mas também considerando os diferentes intervenientes no sistema: crianças/jovens, profissionais, famílias de acolhimento e famílias biológicas.

    Trata-se de um recurso essencial para os diferentes profissionais que atuam com crianças e suas famílias, em áreas diversas como a segurança social, a promoção e a proteção, a justiça e a educação, fornecendo-lhes ferramentas teóricas e soluções técnicas a nível individual, familiar e institucional, para a identificação e a implementação de respostas cientificamente informadas em acolhimento familiar.

    • Contextualização Sociolegal
    • Sistema Português de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo
    • Os Profissionais e o Sistema de Acolhimento Familiar
    • A Criança em Acolhimento Familiar
    • Famílias de Acolhimento
    • Intervenções Terapêuticas com Famílias de Acolhimento
    • Famílias Biológicas e Reunificação Familiar
    • Intervenção Profissional em Acolhimento Familiar”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/acolhimento-familiar-de-criancas-e-jovens-em-perigo-eunice-magalhaes/25324718

  • “Primeira pessoa do singular” de Haruki Murakami

    “Amores de adolescência evocados com serena nostalgia, jovens vistas apenas pelo canto do olho, críticas sobre discos de jazz desconhecidos, um poeta amante de basebol, um macaco que trabalha como massagista nas termas e que fala como gente grande, um velhote que disserta com ar de entendido sobre um círculo com vários centros.

    As personagens e as cenas deste aguardado livro de contos contribuem para levar o leitor a repensar os limites entre a imaginação e o mundo real. E devolvem-nos, intactos, os amores perdidos, as relações desfeitas e a solidão, a adolescência, os reencontros e, sobretudo, a evocação do amor, porque ainda que a «paixão se desvaneça, que não seja correspondida, podemos sempre agarrar-nos às recordações de ter amado alguém, de nos termos apaixonado e sido correspondidos», garante o narrador. Um narrador na primeira pessoa que, por vezes, poderia muito bem ser o próprio Murakami.

     

    Estamos diante de um livro de memórias, de relatos com pinceladas autobiográficas ou de um livro exclusivamente de ficção? Como sempre, o trabalho de Murakami raras vezes encaixa numa categoria única e singular. Terá de ser o leitor a decidir.”

     

    https://www.wook.pt/livro/primeira-pessoa-do-singular-haruki-murakami/25460196

  • “Gente ansiosa” de Fredrik Backman

    “Visitar um apartamento que está à venda não costuma redundar numa situação de perigo. A menos que seja antevéspera de Ano Novo, e um ladrão inexperiente tenha decidido assaltar um banco onde não há dinheiro. Quando assim é, torna-se inevitável que não haja sequer um plano de fuga, e se acabe com uma data de reféns acidentais.

    Felizmente, podemos confiar na pronta intervenção das autoridades. A menos que os dois polícias responsáveis pelo caso não se entendam nem saibam o que fazer.

    Ainda assim, acreditamos que tudo correrá bem, em particular se os reféns permanecerem calmos. A menos que sejam os reféns mais idiotas de todos os tempos: uma analista bancária com ideias suicidas, uma adorável velhinha com motivações pouco transparentes, um casal reformado com uma paixão enorme pelo IKEA, duas recém-casadas, prestes a serem mães, que andam sempre às turras, uma agente imobiliária com entusiasmo a mais e talento a menos, e uma pessoa vestida de coelho.

    Com um sentido de humor excecional, que cativou milhões de leitores em todo o mundo, e personagens tão imperfeitas quanto tocantes, Fredrik Backman volta a surpreender com esta história sobre gente idiota e ansiosa e os laços invisíveis que (n)os unem.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/gente-ansiosa/25514057

  • “A aldeia de Stepantchikovo e os seus habitantes” de Fiódor Dostoiévski

    “A sensibilidade peculiar de Dostoiévski, o seu sentido do que há de trágico na vida dos seres comuns assim como das suas fraquezas, que lhe suscitam compaixão, fazem dele o retratista incomparável da época em que se inaugurava, sob o signo do progresso industrial, cultural e social, a modernidade de que ele é já um intérprete de pleno direito. A «actualidade» dessa época de transição, ao mesmo tempo cheia de promessas e de sinais de uma decadência gerada pelo apego às velhas mordomias do império, suscitou em Dostoiévski uma paixão que se traduziu na inesgotabilidade dos seus temas, centrados sempre na profundidade contraditória e caótica da subjectividade humana.

    Escrito ao mesmo tempo que os Cadernos da Casa Morta, o romance, A Aldeia de Stepantchikovo e os Seus Habitantes (1859) é considerado uma das obras-primas do cómico dostoievskiano. É notável pelo trabalho dos diálogos, que fazem deste romance uma obra particularmente adaptável ao teatro. A narração, ambientada numa propriedade rural do interior da Rússia, é ferozmente corrosiva em relação aos pequenos dramas em que se comprazem as personagens, sobretudo Fomá Opísskin, um homem medíocre e frustrado que alimenta sonhos de grandeza e se comporta como um verdadeiro tirano em relação ao seu benfeitor com quem mantém uma relação parasitária. A presente edição deste volume é, como habitualmente nesta colecção, uma tradução directa do russo, da autoria de Nina Guerra e Filipe Guerra, vencedores do Grande Prémio de tradução literária APT/Pen Clube Português.”

     

    https://www.presenca.pt/products/a-aldeia-de-stepantchicovo-e-seus-habitantes

  • “A vila dos tecidos” de Anne Jacobs

    “Augsburgo, 1913. A jovem Marie começa a trabalhar na cozinha da impressionante mansão dos Melzer, uma família rica, dona da indústria têxtil da região.

    Enquanto Marie, uma rapariga pobre, acabada de sair do orfanato onde cresceu, luta, entre intrigas e disputas, por um lugar entre os criados que a olham com desconfiança; os Melzer aguardam com ansiedade o começo da nova temporada dos bailes de inverno, altura em que a bela Katharina, a filha mais nova, será apresentada à sociedade. Apenas Paul, o herdeiro do império Melzer, parece alheio à azáfama, preferindo a sua vida de estudante em Munique. Até que conhece Marie…

    A Vila dos Tecidos é o primeiro volume de uma apaixonante saga familiar, que já conquistou mais de dois milhões e meio de leitores.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-vila-dos-tecidos-anne-jacobs/25876816

  • “A minha terra é linda”

    “«A ideia de, um dia, juntar num livro as vozes dos estudantes sírios com as da pequena equipa que, desde meados de 2013, trabalha comigo na coordenação do programa das bolsas de estudo de emergência para Sírios foi germinando ao longo dos anos, sem que fosse muito clara a forma que iria tomar (…). O resultado final acabou por ser um surpreendente conjunto de histórias, que vão desfilando ao sabor da evocação do trabalho árduo, consistente e determinado, realizado ao longo dos últimos anos no contexto da Associação criada para gerir o programa de bolsas de estudo de emergência, a Plataforma Global para Estudantes Sírios ou APGES, como é mais conhecida. A estas histórias, junta-se um outro conjunto, extremamente impressivo, de foto-bio-gramas que alguns estudantes tiveram a coragem e a generosidade de partilhar. São as suas histórias pessoais, vividas na primeira pessoa em tempos de guerra e de luta pela sobrevivência. Nelas bate o verdadeiro coração desta publicação.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-minha-terra-e-linda/25044168

  • “A força da palavra em Fernando Lopes-Graça” de Alexandre Branco Weffort

    “Neste livro, percorreremos diversas fases de aproximação às Obras Literárias de Fernando Lopes-Graça. Assume-se como foco uma vertente específica daquela obra - a do exercício da escrita enquanto publicista -, aquela vertente em que o seu gesto, interventivo e criador, se manifesta através da palavra. Procuramos, assim, conhecer a força da palavra em Fernando Lopes-Graça.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-forca-da-palavra-em-fernando-lopes-graca-alexandre-branco-weffort/25812003

  • “Era uma vez Jorge Sampaio” de António Carlos Cortez

    “Esta homenagem visa celebrar as qualidades humanas de um ser excecional e consensualmente reconhecido como tal nos mais diversos quadrantes da nossa sociedade. Cada um dos autores escreveu um pequeno texto inédito que, a partir de uma experiência de contacto pessoal com Jorge Sampaio, permite realçar aspetos mais ou menos conhecidos e marcantes da sua personalidade tão cativante e multifacetada. A maior parte dos autores são bem conhecidos: da política, da diplomacia, da cultura, da cidadania.

    Com enfoque nos laços pessoais, participam a família e os amigos de seis e sete décadas, cumplicidades forjadas nos bancos do liceu e da faculdade, na luta académica de 1962, na resistência ao Estado Novo, no exercício da advocacia, na construção de democracia. No mesmo espírito, participam também mais de uma centena de fotojornalistas. Através das suas imagens, acompanha-se a atividade frenética e muitíssimo variada do homenageado: como secretário-geral do PS, presidente da Câmara de Lisboa, Presidente da República e, depois, cidadão empenhado em múltiplas iniciativas, dentro e fora do país.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/era-uma-vez-jorge-sampaio/25590979

  • “Movidos a fibra” de Will Bulsiewicz

    “Inclui um plano de 28 dias, menus e mais de 65 receitas, juntamente com conselhos essenciais sobre sensibilidades alimentares.

     

    Os estudos mais recentes revelam que a saúde intestinal é a chave para impulsionar o metabolismo, equilibrar as hormonas e prevenir diversas doenças. A forma cientificamente comprovada de o conseguir é com a ingestão de fibras obtidas numa variedade de plantas coloridas.

    As fibras fornecem energia aos nossos micróbios intestinais e fomentam a criação de poderosos pós-bióticos. Estes promovem a perda de peso, fortalecem o microbioma, otimizam o sistema imunológico, reduzem o colesterol e podem até evitar o cancro.

     

    As dietas da moda deixam o intestino sem as fibras necessárias, mas o sistema digestivo pode ser treinado com alimentos ricos nesta substância. Com um plano inicial de 28 dias, incluindo mais de 60 receitas e inúmeros conselhos sobre sensibilidades alimentares, este livro oferece tudo o que precisa para conseguir uma saúde perfeita.”

     

    https://www.wook.pt/livro/movidos-a-fibra-dr-will-bulsiewicz/25460329

  • “O teu planeta precisa de ti” de Philip Bunting

    “Pensar em lixo é uma seca (não admira, é uma porcaria!). Mas o facto é que o desperdício faz parte das nossas vidas.

    De onde vem o lixo e para onde vai? Quanto tempo leva a decompor-se? o que podemos fazer para o reduzir? Prepara-te para mudar a forma como vês o desperdício e como o combates em casa. Rápido! O teu planeta precisa de ti!

     

    Autor de não-ficção infantil, traduzido em 25 países.

     

    Um guia útil e refrescante para o ativismo ambiental, com informações simples e conselhos adicionais, apresentado de uma forma divertida e otimista.

     

    Escrito de forma clara e rigorosa, é ideal para trabalhar as questões ambientais.

     

    Do mesmo autor de Como Aqui Chegámos?, livro no Plano Nacional de Leitura.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-teu-planeta-precisa-de-ti-philip-bunting/26613237

  • “A ascensão do dinheiro” de Niall Ferguson

    “A Ascensão do Dinheiro mostra a vida financeira como a espinha dorsal da História, apresentando sob uma nova perspetiva acontecimentos que nos são familiares: o Renascimento possibilitado por comerciantes internacionais italianos, a Revolução Francesa que se atolou numa crise de mercados, o crash de 2008 iniciado por falências de bancos norte-americanos ou o crescimento espetacular de cidades chinesas como Chongqing.

    Podemos ignorar ou até desprezar os plutocratas de Wall Street, mas, como Ferguson diz, a revolução dos mercados financeiros rivaliza em importância com as inovações tecnológicas no desenvolvimento da civilização. Na verdade, o estudo da ascensão e da queda do dinheiro é também o estudo do crescimento e da decadência do próprio poder do Ocidente.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/a-ascensao-do-dinheiro/

  • “O fio invisível” de Míriam Tirado

    “Uma história sobre os vínculos que nos unem, que tem emocionado milhares de famílias em Espanha.

     

    A Sara descobriu o segredo que o umbigo guarda. Agora já sabe que do umbigo sai um fio invisível que a une a todas as pessoas que ama: a mãe, o pai, os avós, os tios, os primos, os amigos. Nunca mais terá medo quando não estiver junto deles, porque sabe que, graças a esse fio, estão ligados para sempre, além do tempo e do espaço.

     

    Uma história sobre os vínculos que nos unem a quem mais amamos e sobre a descoberta de que as coisas mais importantes são as que não se veem.

     

    Qual a importância desta história?

     

    - Ensina-nos que o verdadeiro amor vence o tempo e o espaço;

    - Ajuda-nos a fortalecer o vínculo com aqueles que mais amamos;

    - Acompanha-nos em todas as situações de separação (início do ano letivo, manhãs, dormir sozinho, separações familiares);

    - Apoia-nos no processo de morte e luto por um ente querido.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-fio-invisivel-miriam-tirado/26613243

  • “Limites da fundação” de Isaac Asimov

    “A guerra entre as duas Fundações terminou. Os vitoriosos cientistas da Primeira Fundação regressam ao plano há muito definido por Hari Seldon para construir um novo Império sobre as ruínas do antigo. Contudo, persistem os rumores de que a Segunda Fundação não foi afinal destruída… e de que os seus sobreviventes estão a preparar a vingança.

     

    Exilados em Trantor, Golan Trevize e Janov Pelorat esperam encontrar pistas sobre a localização do mítico planeta que deu origem à raça humana. A crença de Pelorat na existência da Terra é considerada tão inverosímil quanto a de Trevize de que a Segunda Fundação resiste. E as verdades que ambos acabam por descobrir revelam-se muito mais estranhas do que alguma vez poderiam ter imaginado. Em 1966, a série Fundação foi eleita a melhor série de ficção científica de todos os tempos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/limites-da-fundacao-isaac-asimov/25736661

  • “Condition report” de Madalena de Castro Campos

    “«(E veio uma daquelas épocas em que não tinha nada a que pudesse chamar casa, nem quarto nem cama nem lençóis, nada que fosse seu, nada que pela noite permitisse antecipar o dia seguinte, entre comboios, transbordos, voos desviados e escalas no meio do deserto. Lá fora era noite e seria noite, frio, fome, os horários trocados à procura do quarto que a amiga de uma amiga lhe prometera. Em volta falavam línguas que não dominava, obedeciam a códigos que só a custo começava a compreender e quando enfim algo ou alguém principiava a fazer sentido — a compreender por exemplo o que era ser mulher num mundo de homens, o que seria ser mulher por entre as mulheres, o que esperavam dela, o que poderia ela esperar dos outros — mudava de lugar e era obrigada a recomeçar do início. Procurar um quarto para alugar, fazer durar o dinheiro até ao final da semana — até ao final do mês, até ao próximo emprego —, arrancar do rosto os restos do orgulho antes de conseguir sair à rua.)»”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/condition-report-pre-venda/

  • “Filosofia para crianças” de Jordi Nomen

    “As crianças têm um dom inato para o espanto e uma curiosidade sem limites, duas características que os convertem em pequenos grandes filósofos. Filosofia para Crianças é uma ferramenta para, tanto em casa como na escola, potenciar o pensamento crítico e a inteligência filosófica das crianças, permitindo fazer delas cidadãos ativos e comprometidos.

     

    Este livro está organizado em duas partes: a primeira explana a história da Filosofia para crianças e os benefícios da educação filosófica para o desenvolvimento intelectual, pessoal e social das crianças. A segunda parte é constituída por 12 perguntas-chave, cada uma delas ligada a uma área da Filosofia e a um filósofo, que é explorada e dinamizada através de um conto e exercícios ou jogos de escrita, debate, expressão plástica.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/filosofia-para-criancas-jordi-nomen/24572300

     

  • “Conta-me três coisas” de Julie Buxbaum

    “E se a pessoa de que mais precisas for alguém que não conheces?

     

    Passaram apenas dois anos desde a morte da sua mãe e o seu pai volta a casar-se com uma mulher que conheceu online. Jessie é então forçada a mudar-se para a outra ponta do país, para morar com a madrasta e o seu pretensioso filho adolescente, aparentemente passado da cabeça.

     

    Para Jessie tudo parece errado: sente-se uma estranha naquela casa enorme e fria, tem saudades da sua melhor (e única) amiga. A escola é uma selva autêntica, onde é vítima de bullying. Mas é então que recebe um e-mail de alguém que não conhece, nem se quer deixar conhecer, disponibilizando-lhe apenas a sua amizade virtual.

     

    O que Jessie não espera é que será este e-mail a mudar a sua vida para sempre.

     

    Esta é uma história memorável, que não deixa ninguém indiferente. Um misto de comédia e tragédia, amor e perda, dor e alegria.”

     

    https://www.wook.pt/livro/conta-me-tres-coisas-julie-buxbaum/19103190

  • “Águas profundas” de Patricia Highsmith

    “O casamento de Vic e Melinda Van Allen é mantido através de um acordo precário, que, para evitar a confusão do divórcio, permite que Melinda tenha a quantidade de amantes que desejar desde que não abandone a família. Mas Vic deixa de ser capaz de conter os ciúmes e tenta reconquistar a esposa por meios que acabam por se tornar violentos. Neste complexo retrato de uma psicose que emerge no mais improvável dos locais, Patricia Highsmith examina a realidade oculta atrás da fachada idílica da vida nos subúrbios americanos.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/aguas-profundas/

  • “E quando te conheci” de Estelle Maskame

    "Mila: 16 anos, uma miúda de LA, em tudo normal. Quer dizer, à exceção do pai, que é um dos atores mais procurados pela indústria do cinema. E agora, com o novo filme quase a estrear, as asneiras que Mila tem feito e que inundam os media não podem continuar.

     

    Adeus, Mila. Os pais mandam-na para uma pequena cidade no Tennessee. É verão, está no meio do nada - o que pode acontecer? Blake, o filho do presidente da câmara - acontece.

     

    Blake percebe logo como pode mexer com Mila. E percebe o que ela sente, o que se passa por causa dos pais… Talvez estes dois tenham mais em comum do que qualquer um deles quer admitir.

     

    E Quando Te Conheci é uma história de amizade, dramas familiares e amor. Durante um longo e quente verão, entramos na vida de Mila e Blake e mal podemos esperar pela continuação desta trilogia.”

     

    https://www.presenca.pt/products/e-quando-te-conheci

  • “Sexta-feira é o novo sábado” de Pedro Gomes

    “Em Sexta-Feira É o Novo Sábado - Como uma semana de trabalho de quatro dias poderá salvar a economia, Pedro Gomes demonstra que uma semana de trabalho de quatro dias traria uma poderosa revitalização económica para benefício de toda a sociedade.

     

    Esta ideia poderá parecer tão surpreendente e rebuscada como no século XVIII terá parecido a introdução do domingo como dia de descanso, mas Pedro Gomes mostra com grande agilidade intelectual como esta medida estimulará a procura, a produtividade, a inovação e os salários, reduzindo ao mesmo tempo o desemprego e os movimentos populistas.

     

    Segundo Gomes, a introdução da semana de trabalho de quatro dias seria facilitada pela pandemia, que já veio alterar os nossos hábitos de trabalho, e entre quatro a seis anos seria suficiente para o Estado e o tecido empresarial e familiar se adaptarem.

     

    Baseando os seus argumentos num eclético leque de teorias económicas, factos históricos e dados, os raciocínios são expostos com clareza e simplicidade. Os argumentos advêm tanto da esquerda como da direita do espectro político, reunindo o que uma sociedade polarizada tem como denominador comum.”

     

    https://www.wook.pt/livro/sexta-feira-e-o-novo-sabado-pedro-gomes/25898253

  • “Maddaddam” de Margaret Atwood

    “Neste que é o volume final de uma das mais célebres trilogias da literatura contemporânea, da autoria de uma das suas vozes fundamentais - Órix e Crex, O Ano do Dilúvio e, agora, MaddAddam -, o fenómeno pandémico do Dilúvio Seco aniquilou a maior parte da população. Toby integra um pequeno grupo de sobreviventes, juntamente com os Filhos de Crex: uma espécie de humanoides, seres gentis e fruto de engenharia biológica, a espécie que herdará este novo planeta - o nosso.

     

    À medida que Toby explica a estes curiosos seres a sua origem, o seu relato converte-se numa luminosa narrativa oral que fixa o passado da Humanidade e sugere as suas hipóteses de futuro. Num misto de ação, refinado humor, romance e uma imaginação assombrosa, de tão inventiva, contudo alicerçada num mundo que reconhecemos, MaddAddam - ou MarAdão, identidade secreta - é um dos melhores trabalhos de Margaret Atwood: o encerrar com mão de mestre, comovedor e emocionante, do seu épico majestoso de ficção especulativa.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/maddaddam-margaret-atwood/24590217

  • “Dizer o mundo” de Alexandra Carita

    “Frente a frente, um escritor e um fotógrafo. Os dois, sob a orientação de Alexandra Carita, falam sobre história, religião, política, arte e cultura, sobre eles próprios e sobre a forma como trabalham e sentem a vida. Longe do academismo, diálogos diretos trazem-nos dois olhares sobre a sociedade de hoje, traçando as grandes linhas de um Portugal preso ao passado e de uma Europa à beira de um precipício. Dizer o Mundo é a reunião de uma série de longas conversas de dois autores de uma rara lucidez.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/dizer-o-mundo-conversas-com-rui-nunes-e-paulo-nozolino/

  • “A nossa família” de Rebecca Wragg Sykes

    "A Nossa Família baseia-se em investigação de vanguarda para iluminar uma espécie curiosa, conhecedora do seu mundo, tecnologicamente inventiva e ecologicamente adaptável.

     

    Reconhecemos já nos Neandertais muito do que nos define como espécie: planeamento, cooperação, altruísmo, técnica, sentido estético, imaginação, talvez mesmo um desejo para transcender a mortalidade.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-nossa-familia-rebecca-wragg-sykes/26629941

  • “A história da filosofia” de Will Durant

    “A História da Filosofia é uma viagem pelas mentes mais desafiantes da humanidade: Platão, Sócrates, Aristóteles, Francis Bacon, Espinosa, Descartes, Voltaire, Rousseau, Immanuel Kant, Hegel, Arthur Schopenhauer, Herbert Spencer, Friedrich Nietzsche...

     

    Destes autores, devidamente contextualizados e com subtis referências de interconexão, o celebrado filósofo e historiador americano Will Durant retira uma admirável simplicidade discursiva, levando conteúdos densos aos leitores menos experimentados nestas matérias.

     

    Para lá da pesquisa e do conhecimento teórico, Durant viajou, na prática, aos locais onde os referidos pensadores desenvolveram as respetivas ideias, elaborando um mapa cultural incrivelmente detalhado.

    Toda a sequência de pensamento do Mundo Ocidental está resumida por Durant.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-historia-da-filosofia-will-durant/25590981

  • “Inês de Castro” de Isabel Stilwell

    “A história de Inês de Castro como nunca ninguém a contou.

     

    Inês de Castro tremia na sua presença. Afonso IV era o rei que levara à morte o meio-irmão, Afonso Sanches, o seu adorado tio que a havia recebido como uma filha. O homem que tirara tudo à sua família. O homem que a expulsara sem dó nem piedade da corte para a afastar do seu único filho, acusando-a de ser uma perigosa espia. O homem que humilhava o seu Pedro que, tropeçando nas palavras, não conseguia impor-se ao pai e afirmar o amor por ela. O homem que nascera sob a estrela de Algol, como a avisara repetidas vezes a sua querida Zulema. Algol, a estrela do demónio...

     

    Quando Inês ouviu o galope dos cavalos e viu o estandarte real caiu de joelhos e implorou, olhando os sete anéis de Afonso IV que a hipnotizavam. Mas o seu destino estava traçado. Mais uma vez Pedro lhe falhara, cobarde, frágil, não estava ali para a defender, para gritar que ela era sua mulher, casados perante Deus, mãe dos seus filhos legítimos ….

     

    Isabel Stilwell, autora best-seller de romances históricos, traz-nos Inês de Castro, protagonista da maior história de amor de Portugal. Imortalizada nos espantosos túmulos de Alcobaça, contada em livros, quadros e lendas.

     

    Entre Portugal e Castela, entre intrigas, traições e casamentos reais, Isabel Stilwell traça, ao som do alaúde, o seu retrato de Inês de Castro, uma ágil espia que moveu as peças no tabuleiro do poder, amante apaixonada que enfeitiçava com os seus olhos verdes e, por fim, rainha de Portugal. Uma história que ficou para sempre gravada em pedra.”

     

    https://www.wook.pt/livro/ines-de-castro-isabel-stilwell/25479202

  • “Poemas eróticos da antiguidade clássica”

    “A poesia atravessa, fulgurante, a nossa mente e o nosso coração. Desde a Antiguidade Clássica, na Grécia e em Roma, a poesia erótica foi um licor divino, talvez o mais íntimo, mas também mais popular dos tópicos. Esta antologia de poesia erótica reúne precisamente os textos mais sensuais dos grandes autores da Grécia e Roma antigas. O erotismo está presente em poetas como os gregos Arquíloco, Anacreonte, Safo, Homero, Píndaro, Sófocles ou Eurípedes, bem como nos romanos Lucrécio, Marcial, Juvenal, Catulo, Horácio, Virgílio ou o grande Ovídio, e em muitos outros, numa selecção de mais de 40 autores e perto de 200 poemas.

     

    Uma viagem sem preconceitos pela Antiguidade Clássica.

    Uma celebração do corpo e dos prazeres que nele se oficiam.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/poemas-eroticos-da-antiguidade-classica-victor-correia/25811999

  • “Não-coisas” de Byung-Chul Han

    “Neste seu livro, Byung-Chul Han analisa o universo digital verificando como se desvanece o nosso apego às coisas tangíveis que confe- riam ao mundo uma sensação de estabilidade. «Hoje encontramo-nos na transição da era das coisas para a era das não-coisas. Não são as coisas, mas as informações que determinam o mundo em que vivemos.» Para o filósofo germano-coreano, o mundo esvazia-se de coisas e enche-se de informação tão inquietante como vozes que não podemos atribuir a um corpo. Os meios digitais substituem a memória, sem violência, como se isso fosse natural ou até inevitável. A informação simplifica os acontecimentos e alimenta-se da surpresa, para logo se desatualizar. Como caçadores de informação, vamo-nos alheando das coisas discretas, habituais, que nos ligam ao ser. Byung-Chul Han desenvolve assim uma filosofia do smartphone e uma crítica à inteligência artificial, a partir de uma perspetiva inovadora.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/nao-coisas-pre-venda/

  • “A vida sonhada das boas esposas” de Possidónio Cachapa

    “O novo romance de Possidónio Cachapa é um olhar contemporâneo sobre o papel da mulher, a expressão da sua sexualidade e a visão que a família e a sociedade mantêm sobre ela à medida que o tempo passa. “

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-vida-sonhada-das-boas-esposas-possidonio-cachapa/23539892

  • “Strindberg” de Cristina Carvalho

    “«A escrita de Cristina Carvalho é cuidada, intimista, por vezes torrencial. Vê-se que conhece bem a obra de Strindberg, a sua vida e os locais por onde passou. Dá-nos um retrato muito completo da complexa personalidade do autor sueco. Como a narrativa não segue uma ordem cronológica, permite nos construir a pouco e pouco, dentro de nós mesmos, um quadro do biografado.»

    Do prefácio de Daniel Sampaio”

     

    https://www.wook.pt/livro/strindberg-neste-mundo-fui-apenas-um-convidado-cristina-carvalho/25645929

  • “A boneca de kokoschka” de Afonso Cruz

    “Esta é uma história sobre a importância do outro. O pintor Oskar Kokoschka estava tão apaixonado por Alma Mahler que, quando a relação acabou, mandou construir uma boneca, de tamanho real, com todos os pormenores da sua amada. Mas um dia, farto dela, partiu-lhe uma garrafa de vinho tinto na cabeça e a boneca foi para o lixo. Foi a partir daí que ela se tornou fundamental para o destino de várias pessoas que sobreviveram às quatro toneladas de bombas que caíram em Dresden durante a Segunda Guerra Mundial.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-boneca-de-kokoschka-afonso-cruz/21374128