Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de maio 2022

  • “Molha-tolos” de Fernando Pérez Hernando

    “De uma adversidade, como a chuva que atinge o lar de uma família de aves, surge a oportunidade para que as suas jovens crias aprendam umas com as outras e enriqueçam mutuamente os seus conhecimentos, com a ajuda da sábia mamã pássaro. «Molha-tolos» é um álbum ilustrado que, na sua simplicidade, apresenta uma história circular; uma espécie de metáfora desta sociedade individualista que, a partir da solidariedade, da convivência, da coletividade e da comunicação, pode certamente melhorar.

    Fernando Pérez Hernando transforma as vogais num recurso para brincar, estimulando a habilidade dos seus leitores para ouvir e decifrar palavras, ao mesmo tempo que destaca a importância destas cinco letras e dos seus sons para a articulação da linguagem. O autor desenvolve assim um jogo fónico que associa os cinco protagonistas a cada uma destas letras.

    Do ponto de vista narrativo, trata-se de uma história de estrutura acumulativa, destacando-se, graficamente, pela sua economia recursiva, uma vez que decorre num único cenário, onde, através de distintos planos, se apresentam as peripécias das suas simpáticas personagens. O humor também não falta e cresce, inclusivamente, em protagonismo ao longo de cada página, culminando num final redondo que convida a sorrir.”

     

    https://www.wook.pt/livro/molha-tolos-fernando-perez-hernando/26671018

  • “Doce introdução ao caos” de Marta Orriols

    “Dani – guionista – e Marta – fotógrafa com ambições artísticas – vivem juntos há cerca de dois anos quando descobrem que Marta está grávida. A notícia mergulha-os num pântano de dúvidas que os afeta quer como indivíduos, quer como casal.

    Dani, órfão de pai, terá de enfrentar a promessa que fez a si mesmo há muitos anos de nunca abandonar um filho. Marta, que nasceu no seio de uma família liberal, não sente qualquer vontade de ser mãe e tem planos de ir viver para Berlim e realizar os seus sonhos. Que fazer então com a dor que nasce de um sentimento que não se sabia que existia? Como dar voz a um desejo reprimido? Serão os projetos profissionais tão válidos como o desejo de constituir família?

    Explorando as emoções mais íntimas, Marta Orriols – autora do celebrado Aprender a Falar com as Plantas – convida-nos a analisar as contradições que se colocam diante da hipótese de ter um filho, propondo-nos que fujamos do pensamento simplista para observarmos os limites da vontade, do instinto e da liberdade. Esta é uma história com muitos matizes que confirma o grande talento narrativo da autora.”

     

    https://www.almedina.net/doce-introdu-o-ao-caos-1646991106.html

  • “A mente influente: o poder de mudar os outros” de Tali Sharot

    “Como influenciar quem nos rodeia? E conhecer o funcionamento do cérebro poderá ajudar-nos a exercer influências positivas? Neste livro, a neurocientista Tali Sharot responde a estas e muitas outras perguntas, levando-nos numa viagem reveladora ao mundo da influência.

    Todos temos capacidade de influenciar os outros - da sala de aulas à reunião do conselho de administração ou à rede social. Mas em que grau dispomos dessa aptidão, e como podemos melhorá-lo? Tali Sharot revela o papel crítico da emoção na influência, a fraqueza dos factos e o poder da curiosidade. Baseando-se na investigação mais recente em neurociência, economia comportamental e psicologia, este livro faz-nos revelações fascinantes sobre o complexo poder da influência, boa ou má.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-mente-influente-tali-sharot/25596957

  • “O plantador de abóboras” de Luís Cardoso

    “Poderá a mais encantatória das toadas narrar o desencanto? Com este romance, Luís Cardoso parece provar que as vozes entrecruzadas das narrativas são assim canivete suíço, oferecendo ao instante a ferramenta exacta para abrir o que se esconde em quadro, em nome de personagem, em uma figura ou momento histórico. Uma mulher espera e pinta e portanto pensa. Por ela passam episódios, possibilidades, falhanços, recordações, antepassados, animais, países, homens, a História.

    E o que fica nela de tudo? A mulher não coleciona, procura nos gestos a construção. De uma casa, por exemplo. E do amor, afinal e para sempre a maior das histórias. Dizer o que acontece nestas páginas arrisca reduzir o que de humano, tão humano, o escritor faz acontecer. A cada passo nos comovemos, rimos e reflectimos. Timor, esse cenário mítico, não voltará a ser o mesmo depois desta viagem onde o concreto e mítico, Sancho Pança e Chibanga, as rosas e o café, o cavalo e o ganso, o Império Colonial e o Oriente são chamados a palco para narrar os modos de fazer mundo.

    Conseguiremos ser donos das nossas sementes? Poderá o mundo ser uma abóbora?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-plantador-de-aboboras-luis-cardoso/24554997

  • “Terra abençoada” de Pearl S. Buck

    “Plano Nacional de Leitura

    Livro recomendado para o 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula.

    No reinado do último imperador da China, uma criada casa com um homem humilde. Juntos dão início a uma família e encetam uma viagem épica, envolvente e inesquecível. O-lan é uma criada na maior casa da aldeia. Quando casa com Wang Lung, um humilde agricultor, labuta arduamente ao longo de quatro gravidezes pela sobrevivência da sua família. Ao princípio, as recompensas são poucas, mas o trabalho é fonte de esperança e há sustento na terra. Até a fome chegar e mudar a vida de todos. Tudo parece perdido, até que a boa sorte e a determinação de O-lan conjuram-se para os levar de volta a casa com uma riqueza inimaginável.”

     

    https://www.wook.pt/livro/terra-abencoada-pearl-s-buck/18617937

  • “Uma aventura nas arábias” de Ana Maria Magalhães

    “Nesta Aventura os cinco amigos vão encontrar-se com o filho do príncipe Rashid, que os tinha convidado na Aventura anterior, a visitar o seu palácio nas Arábias, donde era oriunda a rainha do Sabá.

    Inadvertidamente, o príncipe recrutou uns malfeitores para uns trabalhos na sua biblioteca que, por sinal, é onde se encontra a localização de um tesouro escondido.

    Os nossos heróis vão ajudar a desmascarar as suas pretensões e ainda vão ter tempo para visitar os locais mais maravilhosos das Arábias…”

     

    https://www.almedina.net/uma-aventura-nas-ar-bias-1648028900.html

  • “O africano da Gronelândia” de Tété-Michel Kpomassie

    “«Tété-Michel, um jovem negro, filho de uma família tradicional africana, com oito mães, as oito esposas do progenitor, nascido num bairro periférico da cidade de Lomé, fez-se a si próprio descobridor. O ‘esquimó africano’, como foi cognominado num documentário que a BBC lhe dedicou, rompeu com uma trágica sina secular, fugindo de casa aos 16 anos [em 1958], para só regressar aos 27. O Africano da Gronelândia é, a vários títulos, um livro como nenhum outro. A minúcia colocada na observação do quotidiano (as viagens de trenó, a caça às focas, a aurora boreal) e o detalhe com que Tété-Michel descreve a forma como se integrou numa sociedade radicalmente diferente daquela de onde veio (com a troca de casais à vista de todos, a prática do sexo na presença dos filhos, o problema do alcoolismo) fazem-nos descobrir como o mundo pode ainda ser um lugar surpreendente.»”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-africano-da-gronelandia-tete-michel-kpomassie/26692305

  • “Vidas seguintes” de Abdulrazak Gurnah

    “PRÉMIO NOBEL DE LITERATURA 2021

     

    Abdulrazak Gurnah foi agraciado com o Prémio Nobel de Literatura 2021 «pela forma determinada e humana com que aborda e aprofunda as consequências do colonialismo e o destino do refugiado no fosso entre culturas e continentes».

     

    Após fugir da aldeia onde nasceu, numa região fustigada pela pobreza, pela fome e pela doença, o jovem Ilyas chega a uma pequena cidade costeira onde assiste a um desfile da Schutztruppe, a feroz «tropa de protecção» da África Oriental Alemã. Anos mais tarde, perante a iminência de uma grande guerra entre Britânicos e Alemães, que estalaria em Tanga, em 1914, Ilyas decide juntar-se a esse mesmo exército de mercenários africanos, prometendo à sua irmã mais nova voltar muito em breve. A promessa fica por cumprir, e o paradeiro desconhecido do irmão ensombra a vida de Afiya até que ela conhece Hamza, um desertor generoso e sonhador que conseguiu escapar aos horrores da guerra. Entre ambos nascerá uma história de amor improvável que ligará as duas famílias, e os continentes africano e europeu.

     

    Entrelaçando história e ficção, Vidas Seguintes é um romance lúcido e trágico sobre África, o legado colonial e as atrocidades da guerra, bem como as infinitas contradições da natureza humana.”

     

    https://www.almedina.net/vidas-seguintes-1642582503.html

  • “Alterações climáticas” de Judith A. Curry

    “A Terra vive um período de alterações climáticas e de aquecimento global. Sabemos que o comportamento humano e as emissões de CO2 associadas contribuem para esse aquecimento. Mas tanto as alterações climáticas como a sua solução foram ampla e excessivamente simplificadas. De uma forma precoce, uma hipótese passou a teoria dominante, proibindo outras hipóteses e enviesando a investigação científica. Com clareza e frontalidade, uma cientista opõe-se ao actual consenso, que considera desvirtuar o método científico e ser determinado por razões políticas. São muitas as incertezas relativas às interacções gravitacionais e magnéticas do sistema solar, aos vulcões subaquáticos, às oscilações oceânicas a longo prazo e, por isso, este é um livro que nos alerta para o perigo de agirmos sem conhecimento: não resolveremos as alterações climáticas e podemos provocar uma catástrofe humana, gerando atraso, pobreza e morte. Judith A. Curry é climatologista e está na linha da frente do movimento climático céptico. Há 40 anos que a sua investigação incide em furacões, detecção remota, modelação atmosférica, climas polares e interacção ar-mar.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/alteracoes-climaticas-judith-a-curry/23371771

  • “Blackout” de Simon Scarrow

    “O inimigo pode estar mais perto do que imagina…

     

    Berlim, 1939. A Alemanha está em guerra e os nazis apertam o seu cerco aterrador. Na capital, a paranoia é intensificada por um rígido e forçado blackout que mergulha a cidade numa opressiva escuridão a cada noite que passa.

    Quando uma mulher é encontrada brutalmente assassinada, o inspetor Horst Schenke é pressionado para resolver o caso rapidamente. Com a desconfiança a pairar sobre si por não se ter juntado ao Partido Nazi, Schenke vive sob permanente suspeita - pois a deslealdade é uma sentença de morte.

    Enquanto a investigação o leva a ficar mais próximo do sinistro coração do regime, Schenke apercebe-se de que o perigo está em todo o lado - e de que as fações antagónicas do Reich podem ser tão mortais como o assassino que assombra as ruas.”

     

    https://www.wook.pt/livro/blackout-simon-scarrow/26671023

  • “High School Musical” de Melissa de la Cruz

    “Depois do tremendo êxito da peça do High School Musical encenada pelo grupo, surge uma daquelas oportunidades imperdíveis: uma convenção dedicada ao High School Musical, numa cidade ali próxima! Há atrativos para todos os gostos: painéis sobre como montar um espetáculo condenado ao sucesso, workshops de danças na cantina com tabuleiros à mistura, cosplay de Wildcats e até uma aparição especial do cachorrinho que fez de cão da Sharpay.

    O grupo começa logo a traçar mil planos, cheio de vontade de se fazer à estrada. A Nini mal pode esperar para mostrar ao Ricky o quanto gosta dele (especialmente agora que voltaram a andar). A Kourtney hesita em fazer um workshop vocal (especialmente porque está a pensar, talvez, entrar no próximo espetáculo). A Gina e a Ashlyn decidem que pode ser um ótimo treino para quando partilharem casa (especialmente porque a Gina nunca teve uma amizade que durasse tanto). O Carlos está ansioso para ajudar a Miss Jenn a preparar o musical da primavera, apesar de saber que o Seb não vai poder viajar porque tem de ajudar na quinta da família. No entanto, avarias automóveis, falsos arranques e o E.J. perdido no espaço podem encravar-lhes os planos.

    Será que os alunos do Liceu do Este vão mesmo ter o fim de semana dos seus sonhos? Ou serão os obstáculos na estrada impossíveis de ultrapassar?”

     

    https://www.almedina.net/high-school-musical-o-musical-a-s-rie-na-estrada-1646991283.html

  • “Querido mundo” de Bana Alabed

    “Quando Bana Alabed, uma menina de oito anos, acedeu ao Twitter para descrever os horrores da guerra na Síria, onde ela e a família viviam, as suas mensagens angustiantes emocionaram o mundo e deram voz a milhões de crianças inocentes.

     

    A infância feliz de Bana foi subitamente interrompida pela guerra civil no país, quando tinha apenas três anos. Ao longo dos quatro anos seguintes, ela testemunhou diariamente os efeitos de bombardeamentos, a destruição e o medo. Esta aterradora experiência culminou no violento cerco de Aleppo em que Bana, os pais e os dois irmãos mais novos ficaram encurralados, com escasso acesso a alimentos, água, medicamentos e outros bens essenciais.

     

    Escrito com as próprias palavras de Bana e incluindo cartas comoventes de Fatemah, sua mãe, Querido Mundo não é apenas um relato absorvente de uma família num país em guerra - é também um olhar único e pungente de uma criança sobre uma das maiores crises de sempre da Humanidade. Bana perdeu a sua melhor amiga, a escola que frequentava, o lar e a sua terra natal. Mas não perdeu a esperança - para ela e para todas as crianças do mundo que são vítimas e refugiadas de guerra e que merecem uma vida melhor.”

     

    https://www.presenca.pt/collections/all/products/querido-mundo

  • “Sob um céu branco” de Elizabeth Kolbert

    “Numa época de rios eletrificados, animais e plantas geneticamente modificados e geoengenharia, na qual a Natureza já quase nada tem de natural, poderá a salvação do Homem e do nosso planeta depender de intervenções ainda mais profundas no meio ambiente ou será esse, como muitos defendem, «o caminho mais direto para o inferno»?

     

    Prosseguindo o trabalho de investigação sobre a era do Antropoceno iniciado em A Sexta Extinção, Elizabeth Kolbert descreve neste seu novo livro os mais recentes e controversos projetos na área da conservação ambiental e da intervenção climática, que conjugam ciência e ousadia.

    v Assim, a solução para o colapso iminente da Grande Barreira de Coral Australiana poderá passar pelo desenvolvimento genético de um supercoral, a preservação da espécie de peixe mais rara do mundo depender da minuciosa simulação artificial do seu meio ambiente ou o aquecimento global conhecer uma drástica diminuição através do lançamento de gigantescas quantidades de partículas de calcite para a estratosfera, ainda que, como consequência, o preço a pagar pela humanidade seja viver sob um céu branco.

     

    Um livro tão fascinante e esperançoso quanto perturbador, que nos confronta com escolhas difíceis e decisões derradeiras acerca do nosso futuro.

     

    Obra amplamente elogiada pela crítica internacional e recomendada por personalidades como Bill Gates, Barack Obama ou Al Gore.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/sob-um-ceu-branco-elizabeth-kolbert/25498041

  • “Faça sol ou faça vento”

    “Juntámos seis histórias de seis cientistas portugueses, que nos contam como encontramos energia no sol, no vento, na água das chuvas e de como a podemos aproveitar no nosso dia-a-dia.

    Um livro para ser lido faça sol ou faça vento.”

     

    https://www.almedina.net/fa-a-sol-ou-fa-a-vento-1564069040.html

  • “Elementar: a tabela periódica explicada” de James M. Russell

    “A tabela periódica constitui uma das descobertas científicas mais transformadoras dos dois últimos séculos e, todavia, a sua criação não exigiu quaisquer instrumentos científicos ou experiências, apenas uma caneta, uma folha de papel e um talentoso químico russo, Dmitri Mendeleev.

     

    Ainda hoje o nosso conhecimento da estrutura química do universo baseia-se totalmente na tabela por ele criada.

     

    Do alumínio ao zircónio, conheça as histórias por detrás da construção dos blocos que constituem o mundo.

     

    Neste livro, numa escrita acessível mas bem fundamentada, James M. Russell dá a conhecer a construção da tabela e de cada um dos elementos fundamentais que a constituem, fazendo uma viagem guiada pelos cientistas que descobriram as propriedades únicas dos elementos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/elementar-a-tabela-periodica-explicada-james-m-russell/23894845

  • “Paz traz paz” de Afonso Cruz

    “Da narradora d’O Livro do ano, aquela menina que carrega um jardim na cabeça e atira palavras aos pombos, chega-nos um novo diário com os seus pensamentos, inquietações, experiências e os sonhos de melhorar o mundo através de pequenos gestos ou actos heroicos, atacando o absurdo com o absurdo e a noite com canteiros de flores.

     

    Páginas feitas de inusitada poesia, para leitores de todos os feitios. Até os normais.”

     

    https://www.wook.pt/livro/paz-traz-paz-afonso-cruz/23507160

  • “A pequena livraria dos recomeços” de Jenny Colgan

    “Nas Terras Altas, há uma pequena livraria à sua espera…

    Zoe e o seu filho necessitam desesperadamente de uma mudança. Ela quer deixar Londres e construir uma nova vida. Entre o minúsculo estúdio que mal pode pagar e as buzinas que os mantêm acordados, Zoe sente que está prestes a enlouquecer.

     

    Num impulso, ela aceita um emprego nas Terras Altas. A função exige alguém capaz de cuidar de três «crianças dotadas», duas das quais se comportam como pequenos animais selvagens. O pai está de rastos, e os filhos correm livremente pelo enorme castelo em ruínas nas margens de um lago repleto de urzes.

     

    Com a ajuda de Nina, a simpática livreira local, Zoe começa a criar raízes na comunidade. Serão os livros, o ar fresco e a bondade suficientes para curar uma família destruída?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-pequena-livraria-dos-recomecos-jenny-colgan/26616238

  • “A(s) problemática(s) da natalidade em Portugal”

    “Em janeiro de 2015 realizou-se no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa a Conferência Internacional A(s) Problemática(s) da Natalidade em Portugal: Uma Questão Social, Económica e Política, uma organização conjunta do Observatório das Famílias e das Políticas de Família do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, da Associação para o Planeamento da Família e do Instituto de Políticas Públicas Thomas Jefferson-Correia da Serra.

     

    Foram dois dias de debate intenso e aprofundado que juntou peritos, académicos e políticos, trazendo perspetivas multifacetadas e complementares sobre a natalidade portuguesa, hoje uma das mais baixas da Europa e do mundo: da perspetiva demográfica à sociológica, da económica à política, da médica à jurídica. A presente publicação emana desta Conferência.

     

    Reunindo mais de três dezenas de textos (uns inéditos, redigidos pelos autores para este efeito, outros mais próximos das contribuições originais), esta publicação tem como objetivo dar a conhecer ao público interessado os pontos de vista, as reflexões e o debate que então tiveram lugar em torno da(s) problemática(s) da natalidade. Mas também pretende constituir uma ferramenta de trabalho e reflexão adicional, permitindo informar a decisão política, legislativa ou técnica.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-s-problematica-s-da-natalidade-em-portugal-vanessa-cunha/19043212

  • “A missão das cidades no combate às alterações climáticas” de Jorge Cristino

    “Na era do desenvolvimento sustentável, em que as organizações internacionais definem estratégias, agendas, metas e objetivos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, o Acordo de Paris, a Nova Agenda Urbana ou o novo Green Deal , cabe cada vez mais às cidades o papel de implementar ações e medidas que contribuam para tais compromissos e que envolvam mais as comunidades, através da cooperação multilateral e do trabalho em rede ao nível internacional, transnacional e intergovernamental.

     

    O crescimento demográfico global, a concentração da população em áreas urbanas e o aumento insustentável do consumo têm levado a um aumento da pegada ecológica sem precedentes, provocando impactos devastadores no planeta. Neste livro, dá-se destaque ao papel que as cidades podem e devem desempenhar no panorama internacional em prol da sustentabilidade e da saúde planetária.”

     

    https://www.almedina.net/a-miss-o-das-cidades-no-combate-s-altera-es-clim-ticas-1635171944.html

  • “Hora da escola”

    “Hora do potinho? Hora da Escola? Dois momentos em que as crianças precisam de incentivos e muitas explicações. O que pretendemos é ajudar as crianças a entenderem esses momentos e, com os sons presentes nestes livros, familiariza-los com tudo o que os vai rodear. Aprender a usar o potinho ou a hora de ir para a escola vai ser mais fácil! As crianças vão adorar!”

     

    https://www.wook.pt/livro/hora-da-escola/20139395

  • “Plasticus maritimus, uma espécie invasora” de Ana Pêgo

    “Quando era pequena, a bióloga Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e colecionava fósseis. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico.

     

    Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus Maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.

     

    Inspirado neste projeto, este livro contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança. O Plasticus maritimus merece ter os dias contados!

     

    A cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos. O equivalente a um camião cheio de plástico, por minuto!

    Já é tempo de fazermos alguma coisa.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/plasticus-maritimus-ana-pego/22447397

  • “Exercícios de Power BI” de Adelaide Carvalho

    “Este livro ilustra, através da resolução de 95 exercícios, a utilização do Power BI da Microsoft para importar dados provenientes de diversas aplicações de software e da Web e para os juntar e editar em formatos apropriados, de modo a facilitar a sua visualização em tabelas e gráficos.

     

    O leitor encontra na resolução dos exercícios selecionados não só a descrição, passo a passo, da utilização das funcionalidades mais importantes de importação, edição e visualização de dados, mas também apreende o contexto em que se aplicam e poderá, por analogia, deduzir outros tratamentos de dados que delas beneficiem.   

     

    Destinado a estudantes e professores do ensino superior e de vários níveis de ensino profissional, este livro apresenta-se também como um precioso recurso para todos os profissionais que recolhem e tratam dados de diversas fontes para os incorporarem em relatórios de suporte à tomada de decisão.

     

    Conteúdos:

     

    • Criação de tabelas;

     

    • Importação e atualização de dados do Excel, do Access, de ficheiros de texto, de PDF e da Web;

     

    • Modelação de dados;

     

    • Deteção, inserção, edição e eliminação de relacionamentos;

     

    • Edição e transformação de dados;

     

    • Representação tabular e gráfica de dados;

     

    • Filtragem de dados;

     

    • Visualização interativa de dados.”

     

    https://www.almedina.net/exerc-cios-de-power-bi-importa-o-edi-o-e-visualiza-o-de-dados-1573736183.html

     

  • “Adaptógenos” de Melissa Petitto

    “Vivemos num mundo repleto de ruído e stresse. Quer o stresse seja ambiental, desencadeado no seu corpo, quer seja psicológico, criando uma resposta de fuga e um aumento de níveis de cortisol, os adaptógenos são a ferramenta ideal para o combater. Contendo uma elevada concentração de aminoácidos ou vitaminas, ajudam a promover a calma e a tranquilidade, a regular o apetite e os níveis homeostáticos, a prevenir o aumento de peso e a inflamação, a fortalecer o sistema imunitário e a aumentar os níveis de energia.

     

    Adaptógenos começa por explicar a longa história e a componente científica destes complementos de cura, apresentando em seguida um diretório completo de adaptógenos que lhe permite encontrar facilmente quais os mais adequados para o tipo de situação em que se encontra. Contém ainda uma série de receitas deliciosas e repletas de nutrientes para incorporar os adaptógenos na sua dieta. Os adaptógenos não são uma solução rápida para problemas de saúde e bem-estar, mas antes uma forma comprovada de ajudar o corpo a combater de forma inteiramente natural níveis mais elevados de stresse e a restabelecer o seu estado de harmonia e equilíbrio.”

     

    https://www.wook.pt/livro/adaptogenos-melissa-petitto/24580598

  • “Silêncio aflito” de Luís Trindade

    “Poucos objetos culturais circulam tanto como uma canção. Cantada, gravada, ouvida, a canção anda pela rua, pela rádio, em concertos, é mostrada na televisão e no cinema, guardada em discos e noutros suportes de gravação. A canção é por isso um objeto único para reconstituir os contextos históricos e as estruturas sociais da sua circulação.

     

    Canções como «Vocês Sabem Lá», de Maria de Fátima Bravo, «Desfolhada Portuguesa», de Simone de Oliveira, «A Lenda de El-Rei D. Sebastião», do Quarteto 1111, ou «Venham mais Cinco», de José Afonso, ajudaram quem as ouviu a situar-se no pós-guerra, nos anos 60, no período final do Estado Novo, e a imaginar o seu lugar, tanto no interior da sociedade portuguesa como em todas as comunidades que, durante essas décadas, se formaram por todo o mundo em torno dos gostos musicais e das suas formas de audição.”

     

    https://www.wook.pt/livro/silencio-aflito-luis-trindade/26692306

  • “Água: uma biografia” de Giulio Boccaletti

    “A história fascinante do bem mais precioso do planeta

     

    A água é um bem essencial para a Humanidade. A sua posse, gestão e distribuição ao longo dos milénios moldou a civilização numa história que abrange continentes e que não se faz apenas de geografia e engenharia, mas essencialmente de política e estratégia. Dos primeiros agricultores sedentários até às grandes obras de engenharia atual que alteram o curso de rios e permitem armazenar este recurso fundamental, a água acompanhou de perto a história do Homem. Ela foi responsável pela ascensão e queda de impérios, por conflitos políticos que duram até hoje e por grandes crises ambientais. É impossível compreender o mundo atual sem conhecer a nossa relação com a água. Nesta biografia reveladora, Giulio Boccaletti oferece‑nos uma visão fascinante onde podemos perceber melhor a relação da sociedade com a água e a sua total dependência daquela que é a substância mais elementar do planeta.

     

    Um dos melhores livros de 2021 para o The Economist.”

     

    https://www.almedina.net/agua-uma-biografia-1646743302.html

  • “A origem de (quase) tudo” de Graham Lawton

    “Quando Edwin Hubble olhou pelo seu telescópio na década de 1920, ficou chocado ao descobrir que quase todas as galáxias que conseguia ver através dele estavam a afastar-se umas das outras. Se essas galáxias tivessem viajado sempre, raciocinou ele, deviam ter estado, em algum momento, umas em cima das outras.

     

    Essa descoberta transformou o debate sobre uma das questões mais fundamentais da existência humana: como começou o universo?

     

    Cada sociedade tem histórias sobre a origem do cosmos e dos seus habitantes, mas agora, com a possibilidade de perscrutar o universo inicial e usar os conhecimentos adquiridos graças à arqueologia, à geologia, à biologia evolutiva e à cosmologia, estamos mais perto do que nunca de entender de onde veio tudo.

     

    A Origem de (Quase) Tudo oferece uma história única do passado, presente e futuro do nosso universo, desde o início da vida na Terra à conquista do espaço.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-origem-de-quase-tudo-new-scientist/23103429

     

  • “A menina que morreu” de Ragnar Jónasson

    “Tudo o que Una quer é ser professora, mas, até ao momento, tem sido incapaz de manter um emprego em Reiquiavique. Sem poupanças, sem vida amorosa e assombrada pelo suicídio do pai, a perspetiva de passar mais um inverno fechada no seu minúsculo apartamento parece-lhe insuportável. Assim, fazer as malas e mudar-se para Skálar, uma pequena aldeia piscatória com dez pessoas situada no extremo norte da Islândia, parece-lhe ser um baixo preço a pagar pela hipótese de endireitar a sua vida e voltar a ensinar.

     

    No entanto, à medida que a escuridão de um inverno rigoroso vai caindo sobre a aldeia, Una dá por si a passar cada vez mais tempo no pequeno sótão que alugou, a beber para esquecer a solidão, e assaltada por aparições de uma menina de vestido branco a cantar uma canção de embalar, que, noite após noite, a fazem acordar sobressaltada.

     

    E quando uma tragédia repentina traz ao de cima algo que os habitantes de Skálar procuram esconder a todo o custo, a inquietação de Una leva-a a desenterrar uma verdade que se manteve oculta durante gerações.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-menina-que-morreu-ragnar-jonasson/26732003

  • “Acabe com as noites em branco” de Tiago Sá

    “O sono é um pilar essencial para a saúde, bem-estar, equilíbrio emocional e qualidade de vida. É indispensável para o desenvolvimento do cérebro, da memória e de outras funções como a capacidade de aprender, memorizar e tomar decisões.

     

    A privação de sono pode ter um impacto negativo em todos os sistemas do nosso corpo.

    Existe uma relação entre a falta de sono e múltiplas doenças, como a obesidade, a diabetesmellitustipo 2, a hipertensão arterial, o enfarte agudo do miocárdio e, até, a depressão.

    Além disso, prejudica a nossa capacidade de atenção, aumenta o risco de acidentes, influencia o nosso humor e o nosso apetite.

     

    Acorda mais cansado do que quando se deitou? Tem dificuldade em adormecer? Passa o dia cansado e sem energia? Existem milhares de pessoas no mundo com os mesmos problemas, de tal forma que, hoje, a privação de sono é considerada um problema de saúde pública.

     

    Está na hora de parar de ignorar o problema e encontrar uma solução para acabar com as noites em branco. Porque dormir não é uma perda de tempo, é fundamental valorizar o seu sono. Para isso conta com a ajuda de Tiago Sá, médico especialista em Medicina do Sono, que neste livro esclarece todas as dúvidas acerca do sono e apresenta 25 dicas práticas que o vão ajudar a dormir melhor. O horário em que faz exercício físico e apanha sol, a sua alimentação, a iluminação, a temperatura do quarto e as rotinas certas antes de dormir são alguns fatores decisivos para uma noite bem dormida. Está na hora de encontrar uma solução para acabar com as noites em branco para que viva com mais energia o seu dia a dia.”

     

    https://www.almedina.net/acabe-com-as-noites-em-branco-1641384073.html

  • “Corte de espinhos e rosas” de Sarah J. Maas

    “Feyre, uma caçadora de dezanove anos, mata um lobo na floresta. Como consequência, uma criatura monstruosa aparece em busca de vingança e arrasta-a para uma terra encantada conhecida apenas através de lendas. Ali, porém, a sua prisão é um palácio magnífico e o seu carcereiro não é um monstro. Tamlin, o Grande Senhor da Corte da Primavera, trata-a como uma princesa.

     

    Durante a convivência forçada com ele, os sentimentos de Feyre passam de fria hostilidade a uma paixão que será vivida apesar das advertências. Mas há um mal antigo a corroer aquele reino e a espalhar-se para o dos mortais. Feyre terá de arranjar forma de o deter ou Tamlin e o seu mundo estarão condenados para sempre.”

     

    https://www.wook.pt/livro/corte-de-espinhos-e-rosas-sarah-j-maas/25838237

  • “Desenvolvimento avançado para a Web” de Ricardo Queirós

    “Na sequência da publicação do Introdução ao Desenvolvimento Moderno para a Web - Do front-end ao back-end: uma visão global!, os autores trazem-nos agora este novo livro sobre o desenvolvimento moderno de aplicações Web, abordando os conceitos avançados associados à programação para a Web. Estes conceitos são apresentados em duas partes: front-end e back-end.

     

    Na parte do front-end, é introduzida a framework Vue.js para a construção progressiva de um front-end robusto, contando com a ajuda de outras tecnologias, como o Vue CLI para simplificar a construção de aplicações Vue, o Vue Router para facilitar a navegabilidade entre componentes e o Vuex para manter o estado da aplicação sincronizado.

     

    Na parte do back-end, é feita uma revisão da estrutura base para a construção de servidores Web, utilizando a linguagem (Node.js), framework (Express) e serviços Web (REST), e são introduzidas as bases de dados não estruturadas (NoSQL), mais propriamente, MongoDB e a autenticação por tokens (JWT).

     

    Para consolidar todos os conceitos teóricos apresentados, é descrita a implementação de um projeto prático completo, chamado Animalec, que tem como principal objetivo promover o conhecimento sobre os animais do nosso planeta através de uma aprendizagem gamificada. O ambiente de desenvolvimento do projeto é o Visual Studio Code e o controlo de versões foi feito no GitHub. Quanto à distribuição da aplicação, o front-end e o back-end foram alojados no GitHub Pages e no Heroku, respetivamente.

     

    O que pode encontrar neste livro:

     

    - 18 Tecnologias Web!

    - Capítulos organizados para uma leitura sequencial ou alternada

    - Um projeto Web completo explicado passo a passo

    - Linguagem simples e acessível.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/desenvolvimento-avancado-para-a-web-ricardo-queiros/24300542

  • “Quem traiu Anne Frank?” de Rosemary Sullivan

    “Este livro percorre a história de Anne e revela os grandes mistérios que rodeiam a sua morte, começando por quem a traiu.

     

    Mais de 30 milhões de pessoas leram a história de Anne Frank, a menina de treze anos que se escondeu com a respetiva família em Amesterdão durante a Segunda Guerra Mundial, foi descoberta pelos nazis e enviada para um campo de concentração, onde veio a morrer. Mas apesar de todos os artigos, livros, obras de teatro e romances dedicados ao assunto, nenhum deles explicou de modo convincente como os Frank e outras quatro pessoas conseguiram viver escondidos sem serem detetados durante mais de dois anos, e quem ou o que finalmente conduziu os nazis à sua porta.

     

    Com um cuidado esmerado, uma equipa de investigadores estudou com afinco dezenas de milhares de páginas de documentos, alguns nunca antes vistos, e entrevistou dezenas de descendentes de pessoas envolvidas, de uma forma ou de outra, com os Frank. Utilizando tecnologia de ADN recentemente criada e técnicas de investigação desenvolvidas pelo FBI, a equipa Cold Case recria os dias e semanas anteriores à detenção dos Frank, e chega a uma conclusão impactante.

     

    Mas apesar de toda a análise que contém, a grande conquista deste livro é que transporta os leitores numa viagem de regresso à Amesterdão da guerra, onde, pela primeira vez, chegamos a compreender como era viver num lugar ocupado, um lugar no qual, por muito rico, educado ou cuidadoso que se fosse, nunca se sabia em quem se podia confiar.”

     

    https://www.almedina.net/quem-traiu-anne-frank-a-investiga-o-que-revela-o-segredo-jamais-contado-1646065775.html

  • “Devorar o céu” de Paolo Giordano

    “Teresa passa os verões da adolescência com a avó e o pai no sul de Itália. É aí que conhece três rapazes que à noite saltaram a sebe para nadarem na piscina de onde vão ser escorraçados. Fazem parte de uma espécie de seita religiosa, dirigida pelos pais de um deles, e são inseparáveis. Teresa sente-se atraída por Bern, o mais inquieto e desafiador. É um encontro que a vai arrancar ao seu previsível destino de estudante universitária em Turim e levá-la a viver o amor e o desamor, o entusiasmo e a frustração na busca de uma relação com a natureza e também com o transcendente. O grupo que formam procura redimir-se através do cultivo ecológico da terra. O autor de A Solidão dos Números Primos narra-nos a vibrante história de quatro vidas em que se sucedem não só as estações, mas também as ilusões e os desenganos de um ativismo radical.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/devorar-o-ceu/

  • “António José Saraiva” de António Manuel P. Saraiva

    “Mas esta Fotobiografia, embora inclua uma breve antologia de textos do autor e um emocionante texto do seu irmão José Hermano Saraiva, escrito na ocasião da sua morte, é sobretudo um roteiro de vida através de imagens e factos menos conhecidos. As relações com a mulher e com os três filhos, as férias passadas em parques de campismo em Espanha e França, os cafés que frequentava em Paris, os seus amigos, as mulheres com quem viveu e que tiveram um importante papel no seu percurso, tudo isto é descrito de uma forma viva, como numa reportagem jornalística”

     

    https://www.wook.pt/livro/antonio-jose-saraiva-antonio-manuel-p-saraiva/25151338

  • “O comprometido” de Viet Thanh Nguyen

    “Vo Danh, ou Anónimo, antigo espião tornado refugiado, simpatizante comunista que sobreviveu a um campo de reeducação, filho de uma mãe vietnamita pobre e de um pai francês ausente, chega a Paris no início dos anos 80, para começar mais uma vida nova. Na Cidade das Luzes, aguarda-o o Patrão, a quem prestará serviço como passador de droga, e uma «tia» editora que lhe dará guarida, estímulo intelectual e incentivo à escrita. Carregando consigo os fantasmas da guerra e dos seus crimes, e a sua herança euro-asiática, as centenas de páginas da sua confissão procuram responder à mais importante questão do século XX: «O que fazer?». Nesta sua última descida ao Inferno, Vo Danh enceta uma busca conturbada pela sua identidade, enquanto tenta integrar-se à força numa cultura ocidental dominante que o perturba e seduz.

     

    O Comprometido é um thriller literário brilhante e existencialista que retrata com virulência a opressão e a alteridade, o compromisso e a traição, tendo como pano de fundo a Guerra do Vietname e as consequências nefastas das ideologias.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-comprometido-viet-thanh-nguyen/25534979

  • “Luto”

    “O processo de luto é a adaptação a um mundo sem a pessoa perdida e, por sua vez, à ausência dos momentos de proximidade física e toque com a mesma, exigindo a transformação da relação anteriormente física numa relação meramente emocional, interna e simbólica. A intervenção psicológica no luto abrange vários objetivos terapêuticos, como são exemplo a exploração das especificidades do processo de luto, a validação e normalização da experiência da perda, a identificação de ferramentas para a gestão do sofrimento e o potenciar do crescimento e desenvolvimento pessoal da pessoa em luto.

     

    O presente manual aborda as especificidades da intervenção em função do tipo de perda (luto inesperado, luto antecipatório, luto patológico), do momento do ciclo da vida em que ocorre (infância, adolescência, terceira idade) e da sua natureza (homicídio, suicídio, doença crónica), apresentando as estratégias e ferramentas de intervenção atuais que se adequam às especificidades referidas e que apelam à concetualização da perda em função das diferenças individuais da pessoa em luto, da sua história e da natureza da relação com a pessoa perdida.

     

    O recurso a casos clínicos permite alcançar uma maior compreensão dos processos de luto e dos desafios associados, por exemplo, a identificação de rituais do luto e a gestão das dinâmicas familiares num contexto de inúmeras perdas (como a perda do futuro, dos planos e das expectativas), que acentuam o sofrimento atroz vivenciado pela perda real da pessoa.

     

    Este manual é uma mais-valia pelos conhecimentos cientificamente validados que sistematiza, inclusive num período pandémico - de COVID-19 -, em que toda a comunidade se encontra (ou encontrou) em luto pelas vidas atingidas por um vírus que exigiu também o refletir da intervenção psicológica no luto, constituindo-se como um recurso essencial aos profissionais e estudantes da área da psicologia e da saúde que trabalham com uma das experiências humanas mais avassaladoras - a morte.

     

    Principais conteúdos:

     

    - O processo do luto e os seus diferentes tipos

    - As fases da vida e as especificidades da vivência do luto

    - Novas terapias do luto

    - Instrumentos de avaliação psicológica no luto

    - O autocuidado dos psicólogos que trabalham com o luto e o trauma

    - O processo do luto: mitos e estratégias básicas”

     

    https://www.wook.pt/livro/luto-sofia-gabriel/25403540

  • “Obrigado, Miyuki!” de Roxane Marie Galliez

    “Conhecemo-los no álbum Espera, Miyuki. Reencontramos agora esta dupla numa história sobre meditação, autoconsciência e saber apreciar o momento presente.

     

    Na posição do lótus, com um sorriso tranquilo, o Avô não se mexia. “Avô, dormes?”, pergunta Miyuki. “Não, Miyuki, estou a meditar.” Logo irrompe uma torrente de perguntas: O que é meditar? É um jogo? Ensinas-me?” E o Avô convida a neta para um passeio vagaroso pelo jardim. Respirar, sentir, usufruir, aqui e agora, sem antes nem depois. E Miyuki meditou.

     

    Um álbum que nos convida a ser pacientes, a fechar os olhos e apreciar o caminho!”

     

    https://www.almedina.net/obrigado-miyuki-1637690531.html

  • “Segurança em redes informáticas” de André Zúquete

    “Apesar de muitas pessoas possuírem computadores pessoais e redes domésticas conectados à Internet e as pequenas e médias empresas (PME) investirem na ligação às redes de Internet para dinamizar o seu negócio, a realidade é que muitos dos utilizadores e administradores de redes ainda não conhecem todos os riscos de segurança inerentes à conexão à Internet e aos perigos a que são expostos.

     

    Este livro, considerado já o clássico da Segurança em português, alerta para os problemas que podem advir na ligação de uma máquina ou rede local à Internet e explica de que forma os problemas podem ser reduzidos ou evitados, como podem ser detetadas e minimizadas as vulnerabilidades existentes e que medidas ativas e capazes de proteção podem ser tomadas quando se interage com ou através da Internet.

     

    De forma acessível e alargada, são introduzidas as técnicas criptográficas mais usadas e, em particular, as políticas atuais de gestão de chaves assimétricas e certificados de chaves públicas, que são cada vez mais utilizadas, mas muitas vezes desconhecidas ou mal compreendidas. Nesta linha, são descritos em pormenor os mecanismos de segurança do Cartão de Cidadão e da Chave Móvel Digital, a que os cidadãos portugueses estão a recorrer cada vez mais no seu dia a dia.

     

    Esta nova edição apresenta uma atualização geral dos conteúdos e alguns temas adicionais ao nível da preparação de assinaturas digitais com apêndice, Chave Móvel Digital, controlo de acesso, autorização e delegação.

     

    Entre outros, são abordados os seguintes temas:

     

    - Criptografia;

    - Assinaturas Digitais, Gestão de Chaves Públicas e Protocolos de Autenticação, incluindo o Cartão de Cidadão e a Chave Móvel Digital (Novo!);

    - Vulnerabilidades;

    - Firewalls;

    - Sistemas de Deteção de Intrusões;

    - Redes Privadas Virtuais;

    - Segurança em Redes Sem Fios 802.11;

    - Controlo de Acesso, Autorização e Delegação (NOVO!).”

     

    https://www.wook.pt/livro/seguranca-em-redes-informaticas-andre-zuquete/25512597

  • “Às vezes fico preocupado”

    “Um livro para partilhar com os filhos para eles falarem sobre as suas preocupações. Mostra-lhes vários tipos de preocupações através de belíssimas ilustrações e o que podem fazer para lidar com o que lhes preocupa. Contém dicas práticas e atividades simples.”

     

    https://www.almedina.net/pequenos-grandes-sentimentos-s-vezes-fico-preocupado-1625151048.html

  • “1.º direito” de Ricardo Henriques e Nicolau

    “Este é um livro para pessoas que gostam de observar pessoas, como acontece com Graça, a protagonista desta história, contada com cores quentes, contornos policiais e alguma intriga internacional.

     

    Graça desconfia que o vizinho do 1.º direito anda a planear um assalto.

    Será verdade?

     

    Pelo caminho vamos conhecer várias vidas do prédio em frente: os clientes do Café Dias, um músico que dá concertos para a vizinhança e um fotógrafo incompreendido, entre outras.

     

    Quem é que observa quem?

    Só saberemos no final da investigação em curso.”

     

    https://www.wook.pt/livro/1-direito-ricardo-henriques/24000458

  • “Os profetas” de Robert Jones

    “Um fulgurante e subversivo romance sobre a relação proibida entre dois homens - escravos numa plantação no sul profundo dos EUA -, o alento que encontram nos pequenos atos de bondade humana, e a traição que ameaça a vida de ambos. Isaías pertence a Samuel e Samuel pertence a Isaías. Na plantação da família Halifax, os dois jovens dedicam-se ao trabalho mas também um ao outro, criando naquele lugar hostil um refúgio em que resiste a intimidade e a esperança. Mas quando um escravo mais velho tenta escapar à crueldade dos seus proprietários através da manipulação dos outros escravos, o crescente clima de vigilância abala a frágil harmonia da plantação. O amor de Isaías e Samuel, outrora tão simples, passa a ser encarado como uma ameaça capaz de destruir a comunidade.

     

    Com uma escrita delicada e única, Robert Jones, Jr. invoca as vozes dos escravos, desde Isaías e Samuel a todos aqueles que carregaram a alma das plantações americanas sobre os ombros, e devolve-lhes a dignidade de amar. Pois o ser humano ama sempre. Mesmo quando sabe que esse amor está condenado.

    Com a energia vital de James Baldwin e a linguagem lírica de Toni Morrison, Os Profetas é um dos livros mais aguardados do ano.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/os-profetas-robert-jones-jr-/25534652

  • “A árvore dos desejos” de William Faulkner

    “Plano Nacional de Leitura

    Livro recomendado para o 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula.

     

    A Árvore dos Desejos é o único livro infantil de William Faulkner e terá sido escrito pouco depois da publicação do seu primeiro romance, A Recompensa do Soldado (1926). Onírica e poética, a história, com personagens que encolhem, árvores que detêm poderes mágicos ou póneis que saem de uma sacola, antecipa vários recursos narrativos e estilísticos do romance mais célebre do autor, O Som e a Fúria (1929). A 5 de fevereiro de 1927, Faulkner ofereceu um exemplar de A Árvore dos Desejos, datilografado e encadernado por si, à pequena Victoria Franklin, que celebrava nesse dia o oitavo aniversário.

     

    Victoria era filha de Estelle Oldham, uma antiga namorada de adolescência por quem o escritor continuava apaixonado, a ponto de, insistentemente, tentar convencê-la a pôr termo ao casamento infeliz e a casar-se com ele, o que veio a conseguir em 1929. No entanto, até à morte de Faulkner, em 1962, a história nunca foi publicada. Em 1964, a Random House divulgou finalmente o texto que ficara na posse de Victoria, num livro-objeto magnificamente ilustrado por Don Bolognese com tiragem limitada de quinhentos exemplares. Seguiu-se, em 1967, uma edição convencional, também ela há muito esgotada, que serviu de base a esta primeira edição portuguesa.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-arvore-dos-desejos-william-faulkner/19288428

  • “O país das laranjas” de Rosário Alçada Araújo

    “Com apenas 10 anos, Martha parte para Portugal com o irmão Peter. Estamos em 1949 e a fome e o frio fazem parte do seu quotidiano, já que a Áustria, a sua terra-natal, é ainda um país destruído pela Segunda Guerra Mundial.

    Chegados a Lisboa, os dois são inesperadamente separados e Martha vai viver para a Covilhã, no seio de uma família abastada que a recebe com todo o amor e um conforto que nunca antes experimentou.

    Martha irá viver dias inesquecíveis, que ficarão para sempre guardados nas memórias da sua infância. Mas não poderá separar estes tempos de felicidade das recordações da guerra que traz consigo, das saudades do irmão e da mãe, da tristeza por não se lembrar das feições do pai e ainda de algumas peripécias que acontecem na casa onde agora vive.

     

    Quando o regresso à Áustria se aproxima, Martha vê-se obrigada a pensar em quem é realmente e a que lugar quer pertencer.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-pais-das-laranjas-rosario-alcada-araujo/23403073

  • “O fim do fim da Terra” de Jonathan Franzen

    “O Fim do Fim da Terra reúne ensaios e discursos escritos na sua maioria nos últimos cinco anos.

     

    Nesta obra, Jonathan Franzen regressa com uma energia renovada aos temas - humanos e literários - que há muito o preocupam. Seja explorando o seu complexo relacionamento com o tio, recordando a sua vida de jovem adulto em Nova Iorque ou proporcionando-nos uma perspetiva esclarecedora da crise das aves marinhas à escala mundial, estes textos contêm toda a inteligência e realismo desencantado que nos habituámos a encontrar em Franzen.

     

    No seu conjunto, desenham a evolução de um pensamento original e maduro em luta consigo próprio, com a literatura e com algumas das questões mais importantes dos nossos dias, que o atual ambiente político torna ainda mais prementes, tais como as alterações climáticas e as promessas e armadilhas das redes sociais, da tecnologia e do consumismo.

     

    Mais do que um astuto cronista dos nossos tempos, Franzen é um guia que nos mostra onde as instituições e ferramentas que construímos nos podem levar no futuro - e os perigos que nos esperam ao longo do caminho.

     

    O Fim do Fim da Terra é um livro notável, fascinante e necessário.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-fim-do-fim-da-terra-jonathan-franzen/22382224

  • “O segredo de Nebula” de Trudi Trueit

    “Aventura, perigo e uma arrebatadora missão à escala mundial esperam Cruz Coronado, um rapaz de doze anos que deixa a sua casa no Havai para ir estudar na prestigiada Explorer Academy. É nesta instituição que ele e mais vinte e três jovens de todo o mundo serão treinados para se tornarem a próxima geração de grandes exploradores.

     

    Para Cruz, no entanto, há algo mais em jogo. Assim que chega à Academia, descobre que a sua família partilha com a organização um passado misterioso que poderá colocar em perigo o seu futuro. Ele até podia dedicar-se apenas a participar nas aulas ou a resolver os enigmas que lhe são lançados, a fazer novos amigos ou a divertir-se nas incríveis expedições de realidade aumentada; mas Cruz terá forçosamente de encontrar a resposta para as maiores questões da sua vida: Quem anda atrás dele... e porquê?”

     

    https://www.bertrand.pt/ebook/o-segredo-de-nebula-scott-plumbe-trudi-trueit/22554197

  • “Minuto verde”

    “Através de onze capítulos temáticos, com ilustrações originais, este livro oferece cerca de 200 conselhos nas principais áreas ambientais abordadas na rubrica Minuto Verde, que Quercus apresenta há vários anos na RTP.

     

    São recomendações simples e práticas que visam reduzir o impacte ambiental das escolhas e atividades desenvolvidas nas várias áreas do nosso quotidiano. Os textos aqui reunidos mantêm-se fiéis ao formato de curta duração que serve de base à rubrica na televisão, recorrendo a uma linguagem simples e a cenários com os quais o leitor se poderá facilmente identificar.

     

    Este livro é, assim, uma ferramenta de educação ambiental com conteúdos atuais, credenciados e acessíveis a qualquer pessoa, que procuram incentivar a adoção de um estilo de vida orientado para a salvaguarda dos recursos naturais e do futuro sustentável do planeta.”

     

    https://www.wook.pt/livro/minuto-verde-os-conselhos-ambientais-da-quercus-quercus/20277017

  • “A sopa da pedra; Um ladrão debaixo da cama” de Alice Vieira

    “A primeira história conta como o Frei Gil, longe do seu convento, e com muita fome conseguiu, de forma ardilosa, uma bela sopa.

    E para isso só precisou de uma pedra.

     

    Na segunda história há uma velha muito velha, há um neto, há um ladrão, há vizinhos e muita confusão.

    O ladrão quis enganar a velha muito velha, mas quem foi enganado foi ele.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-sopa-da-pedra-um-ladrao-debaixo-da-cama-alice-vieira/22068938

  • “Valente Valentina” de Andreia Nunes

    “Valentina é, como todas as crianças, uma imensidão intergaláctica de criatividade. É nesse espaço que se realizam todos os sonhos e todas as realidades. Valentina queria ser a primeira astronauta e afastar-se tanto, mas tanto, que o mundo ficaria do tamanho de uma ervilha azul, sem muros e sem fronteiras: uma ervilha de todas e de todos. Como todas as Valentes Valentinas ela realizou o seu sonho, colecionou planetas e constelações, desafiou o medo e, com ele, todos os limites gravitacionais, espaciais e temporais. As Valentinas são eternas e vivem em cada uma e em cada um de nós. Basta acreditar.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/valente-valentina-mighty-valentina-andreia-nunes/23132538

  • “Contos do Padre Brown” de G. K. Chesterton

    “Os mistérios em que o padre Brown se envolve são dignos da mais minuciosa investigação. Um olho de lince não encontrará o assassino por detrás do olho de Apolo, uma lupa não revelará o que o martelo de Deus foi capaz de fazer e nem o melhor detetive desvendará a localização do homem invisível. Estará este padre à altura de cada caso? O professor Lidenbrock acompanha a história, fascinado com o génio que a batina esconde. A coleção #Clássicos reúne as mais fantásticas obras da literatura juvenil e apresenta um momento em que os heróis e as heroínas falam dos livros uns dos outros! Numa linguagem deliciosa e com ilustrações surpreendentes, estas histórias são absolutamente irresistíveis!”

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/contos-do-padre-brown/23912431

  • “Uma breve história de todas as pessoas que já viveram” de Adam Rutherford

    “Esta história é sobre si. Sim, sobre si. É a história de quem é e de como se tornou quem é. É única para si, bem como para os 100 mil milhões de humanos que já viveram. Mas é também a nossa história coletiva, porque em cada um dos nossos genomas transportamos a história da nossa espécie - nascimentos, mortes, doença, guerra, fome, migração e sexo, muito sexo. Nesta viagem cativante através da expansão da genética, Adam Rutherford revela o que nos dizem os nossos genes sobre a história humana e o que a história nos pode dizer sobre os nossos genes.

     

    Dos Neandertais ao homicídio, dos ruivos à raça, dos reis às pragas, da evolução à epigenética, este é um retrato desmistificador e esclarecedor de quem somos e de como nos tornámos no que somos.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/uma-breve-historia-de-todas-as-pessoas-que-ja-viveram-adam-rutherford/23376703

  • “Escrita académica: argumentação, lógica da escrita, ideias e estilo, artigos e papers” de Fabrizio Macagno

    “Escrever de forma académica vai além de um uso mais sofisticado da língua; é uma consequência de pensar de forma académica, ou melhor, de forma estratégica. Neste livro, pretendemos transmitir uma competência muito mais profunda que subjaz ao estilo e às escolhas linguísticas, nomeadamente a forma como pensar quando se escreve um artigo ou um ensaio, a lógica para desenhar o plano mais profundo da escrita para um público académico.

    Escrita Académica pretende ser um manual para auxiliar os investigadores, tanto de nível inicial como avançado, e os estudantes universitários a construírem os seus próprios argumentos e a estruturarem-nos de maneira eficaz quando escrevem um texto académico.

    O objetivo é permitir aos leitores criar o seu próprio estilo, com base nas suas próprias estratégias argumentativas, e fornecer-lhes todas as dicas necessárias para a escrita de um paper académico e consequente publicação.

     

    Com uma abordagem centrada nas competências de argumentação, esta obra apresenta um conteúdo acessível e adaptável a diversos níveis de ensino, desde a licenciatura ao doutoramento. No final, disponibiliza um conjunto de exercícios, para os leitores testarem e melhorarem a compreensão do conteúdo, com sugestões de resolução.

     

    - Artigo Teórico

    - Artigo Empírico

    - Tema

    - Problema

    - Solução

    - Defesa

    - Método

    - Resultados

    - Revisão da Literatura

    - Fontes

    - Questões de Pesquisa

    - Dicas para Publicar

    - Macroestrutura Textual

    - Funções da Estrutura Textual

    - Clareza

    - Estrutura dos Parágrafos

    - Ideia

    - Quando Usar Listas (Numeradas e Marcadas)

    - O Escritor e o Público

    - Originalidade

    - Citar

    - Transcrever e Referenciar

    - Resumos”

     

    https://www.wook.pt/livro/escrita-academica-fabrizio-macagno/25512599

  • “Em queda” de T. J. Newman

    “Se o piloto quiser salvar a sua família, todos os passageiros têm de morrer.

     

    Acaba de embarcar num voo para Nova Iorque. Há mais cento e quarenta e três passageiros a bordo. Agora, imagine que é o piloto desse avião, e o seu trabalho é levá-los a salvo até ao seu destino.

     

    O que não sabe é que, há trinta minutos, a sua família foi sequestrada. As exigências são claras: para salvar os que mais ama, todos os que estão dentro do avião têm de morrer.

     

    Permissão para descolar.

    Esperamos que o voo seja do seu agrado.”

     

    https://www.presenca.pt/products/falling-em-queda

  • “Caderno da família feliz” de Mikaela Övén

    “O Caderno da Família Feliz é um lugar seguro onde pais e filhos podem partilhar momentos, valores e emoções, aprofundando a conexão, o diálogo e a cumplicidade.

    Ilustrado e fácil de usar, propõe atividades lúdicas e exercícios simples que ajudarão todos os membros da família a refletir sobre comportamentos, a manifestar gratidão, a construir resiliência e a aumentar a autoestima.

     

    Este journal inclui:

    Plano de 21 semanas de parentalidade consciente

    APP com meditações guiadas pela autora

    Jogos e práticas de mindfulness

    Contos inspiradores”

     

    https://www.wook.pt/livro/caderno-da-familia-feliz-mikaela-oven/24102878

  • “Divórcio: tudo o que precisa de saber” de Manuela Brás Marques

    “Quanto tempo dura um processo de divórcio?

    Como avançar para um divórcio litigioso?

    Quais as diferenças entre o divórcio e a dissolução de uma união de facto?

    Como é decidida a guarda dos filhos após a separação?

    Como é feita a partilha de bens após o divórcio?

    Com mais de 150 perguntas e respostas escritas de forma direta e acessível, esta obra é um autêntico guia para todos os que atravessam o sempre difícil processo de divórcio ou de dissolução de uma união de facto.

    Abordando tanto as situações mais correntes como algumas mais específicas e apresentando inúmeros exemplos e diversos conselhos práticos, esta é uma ferramenta valiosa tanto para esclarecer os casais como para apoiar os diversos profissionais que laboram na área.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/divorcio-tudo-o-que-precisa-de-saber/24478438

  • “A submissa” de Fiódor Dostoievski

    “Esta narrativa, publicada pela primeira vez em 1876, fala-nos das recordações de um prestamista cuja mulher se suicidou.

    O corpo da mulher está estendido sobre a mesa enquanto o monólogo decorre. O narrador tenta compreender o que se passou. Pouco a pouco, vão-se delineando as causas do que aconteceu. A submissa morreu porque o marido matou o seu amor. Ela era demasiado casta e pura para poder ser a esposa que o homem desejava. Na verdade, este tinha a psicologia de um ressentido contra a sociedade, o que levou a transformar o seu amor em tirania.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/a-submissa/

  • “Os gestos” de Djaimilia Pereira de Almeida

    “Os Gestos reúne notas de regresso a casa sob a forma de migalhas deixadas no caminho. Anotações biográficas, ficções curtas, ensaios mínimos, fixações, sinais, lembretes, bilhetes, notas de leitura, acenos: memorabilia das mãos que nos dão a mão quando caímos.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/os-gestos/

  • “Mulheres & poder” de Mary Beard

    “«No que toca a silenciar as mulheres, a cultura ocidental tem milhares de anos de experiência», escreve Mary Beard.

    Com sentido de humor e uma erudição imbatível, Mary Beard recorre a exemplos variados, dos clássicos à atualidade, para analisar o modo como as mulheres poderosas têm sido tratadas ao longo da História, os nossos pressupostos culturais sobre a relação das mulheres com o poder e os subterfúgios que usamos para justificar as «exceções» - da masculinização à androginização, narrativas às quais poucas mulheres poderosas escapam.

    Beard reflete sobre a misoginia declarada e dissimulada e sobre as suas próprias experiências com o sexismo e pergunta-se: se as mulheres não são vistas como fazendo parte das estruturas de poder, não será altura de redefinir o poder e essas estruturas?

    Um ensaio pragmático e culto sobre a (im)possibilidade da voz das mulheres no espaço público.

    #WomenandPower”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/mulheres-poder-mary-beard/21475936

  • “Cristiano Ronaldo: striker force 7” de Merrill Hagan

    “O OBI-9 é o mais avançado sistema de inteligência artificial da Terra, que absorve e reutiliza os superpoderes de todos os vilões, permitindo que sejam metidos na prisão secreta da agência mundial de combate ao crime Striker Force 7. No entanto o quartel-general da SF7 é invadido e o OBI-9 é destruído, originando a maior fuga de criminosos de sempre, liderada pela organização criminosa Cartão Vermelho. Todos os supervilões estão agora à solta e com os seus superpoderes restaurados! Felizmente, Lucas Santos (nome de código: Keeper), o cérebro da SF7, consegue construir uma versão mais avançada do sistema OBI, o OBI-X, que assume a forma de uma bola com inteligência artificial. O problema é que a nova arma é incontrolável e só alguém que seja absolutamente espectacular a lidar com uma bola poderá resolver o problema. Durante o processo, um dos cientistas da equipa vê na TV o fabuloso golo de bicicleta de Cristiano Ronaldo contra a Juventus e depressa é tomada a decisão de deixar entrar no grupo este outsider para fazer aquilo que eles não conseguem. Em pouco tempo, Cristiano Ronaldo passa a ser a única pessoa que consegue dominar a bola e o sistema OBI-X é recalibrado para que apenas ele a possa utilizar. A partir daqui tudo parece tornar-se mais fácil… mas convém ter em conta que a OBI-X tem inteligência artificial e, como tal, tem as suas próprias ideias sobre como combater o mal.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/striker-force-7-cristiano-ronaldo/23548711

  • “A ilha dos diabretes” de Carla Maia de Almeida

    “A diabetes é uma doença muito comum. Talvez alguém da tua família, ou mesmo tu, lidem com ela diariamente. Não é nenhum bicho de sete cabeças! Neste livro, com a ajuda do João e da Maria, dizemos-te como podes trazer mais energia à tua vida através da alimentação, do exercício físico, medicação, e, sobretudo, de uma boa atitude.”

     

    https://www.almedina.net/a-ilha-dos-diabretes-1564075227.html

  • “Aprende a ser saudável... com o Joca e a Maria” de Daniela Costa

    “A obesidade é um problema de saúde pública, sendo uma das patologias mais prevalente na idade pediátrica. A tomada de consciência desta realidade fez com que surgisse na Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) o projeto Por Mais Saúde, do qual resulta este livro.

     

    Depois do desenvolvimento de uma aplicação móvel, para promoção de estilos de vida saudáveis, destinada a crianças em idade escolar e seus educadores, sentimos que podíamos dar ainda mais contributos à comunidade nesta área.

    v O nosso desejo é que o Joca e a Maria, enquanto viajam por temas como a Alimentação, o Exercício físico e o Sono, passem a ser uma referência nas escolhas e estilos de vidadas famílias portuguesas.”

     

    https://www.wook.pt/livro/aprende-a-ser-saudavel-com-o-joca-e-a-maria-coletivo-aprende-a-ser-saudavel/22913553

  • “Gravidez sem medos nem mitos” de Maria Manuela Sampaio

    “A gravidez está cheia de conhecimento popular, toda a gente sabe o que se deve e não fazer sobre a alimentação, exames a realizar, as vacinas... só que não é bem assim. Está na hora de acabar com todos os mitos à volta deste momento mágico e encontrar toda a informação de que precisa, de uma fonte fiável, de forma simples e direta, para ter uma gravidez mais serena e feliz.

     

    A obstetra Maria Sampaio acaba com todos os mitos que envolvem esta fase tão mágica e importante da vida de uma mãe para que a gravidez seja vivida sem medos nem mitos!

    Sabia que ... a consulta pré-concepcional é a consulta mais importante para o sucesso da gravidez?

     

    Sabia que ... as náuseas são sinal indireto que a gravidez está a evoluir?

    Sabia que... a hemorragia vaginal no primeiro trimestre acontece em cerca de 40% das gravidezes normais?

     

    Sabia que ... durante a gravidez há determinados países para os quais não deve viajar?

    Sabia que ... a ingestão de marisco é aconselhada na gravidez?

    Sabia que ... o cérebro de grávida existe? É conhecido como mumnesia... e na maioria dos casos passa vários meses após o parto.

    Sabia que... no pós-parto o baby-blues ocorre em cerca de 60% das mães, que se se prolongar mais de 3 semanas pode ser uma depressão pós-parto?

    Sabia que... bem tem que comprar o livro para saber tudo o resto...”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/gravidez-sem-medos-nem-mitos-maria-manuel-sampaio/25448221

  • “Avalanche” de Marta Chaves

    “O novo livro de poesia de Marta Chaves, Avalanche, desenha-se no silêncio aberto entre versos, no espaço onde as palavras não cabem, mas em que o olhar da poeta se inclina para resgatar uma imagem instantânea do real, prendendo-a na suspensão de todo o movimento.

    No Inverno,

    as pessoas parecem estátuas

    a fumar ao sol.

    Um museu a céu aberto,

    a pausa enquanto obra de arte.”

     

    https://www.wook.pt/livro/avalanche-marta-chaves/25205498

  • “A segunda espada” de Peter Handke

    “De regresso a casa depois de uma longa viagem, o protagonista desta narrativa vê-se impelido a partir de novo alguns dias depois. Ao contrário da peregrinação anterior pelo mundo, desta vez encontra-se perante a necessidade de uma acção irrefutável.

    “Então é este o semblante de um vingador!”, diz ele para si mesmo, olhando-se ao espelho nessa manhã antes de voltar a partir. Vingança? Por quê? Pela mãe, denunciada num jornal por ter simpatizado com a anexação do seu país pela Alemanha. Vingança de quem? De um jornalista que estaria por detrás destas acusações infundadas, alguém que mora nas colinas dos arredores de Paris.

    Só que em Peter Handke nenhum plano pode ser traçado de antemão e nada nele é maniqueísta, não existem heróis nem malditos em estado puro. Quem tem pureza histórica suficiente para ter o direito de atirar a primeira pedra?”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/a-segunda-espada/

  • “Veloz como o vento” de Gine Victor

    “A história verídica de Kumbo, filho adotivo de um chefe mongol, e do seu cavalo negro selvagem, Veloz como o Vento, valeu à escritora belga Gine Victor, em 1960, o Prix Jeunesse, atribuído em França ao melhor livro para jovens. A tradução portuguesa original, que a presente edição recupera, foi assegurada pelo poeta Herberto Helder, cujo estilo inconfundível se reconhece na prosa arrebatadora desta empolgante aventura.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/veloz-como-o-vento-gine-victor/23330028

  • “No amor tudo se move” de Casimiro de Brito

    “«Passaram dezenas de anos desde o momento inolvidável em que tomei conhecimento da poesia japonesa clássica. Foi em 1958, ano em que frequentei o Westfiel College, em Londres. Era um curso de verão e os alunos ficavam instalados nos aposentos dos professores da universidade, entretanto de férias. Acontece que o aposento onde fiquei pertencia a um professor de poesia oriental - e estava recheado de livros japoneses e chineses. Senti a necessidade de traduzir alguns desses belos poemas e pedi ajuda de uma aluna japonesa que aceitou ajudar-me. Quando regressei a Portugal publiquei os primeiros haiku em português. E nunca mais deixei de mergulhar nesse lago magnífico.»”

     

    https://www.wook.pt/livro/no-amor-tudo-se-move-casimiro-de-brito/25631920

  • “A filha do general” de Nelson DeMille

    “Começa um novo dia em Fort Hadley, mas um dos seus soldados não o verá…

     

    A capitão Ann Campbell formou-se em West Point, e é filha do lendário general Joe Campbell, cujo percurso heroico no Exército faz antever uma brilhante carreira política que o poderá levar à Casa Branca. É também o orgulho de Fort Hadley até que, uma manhã, o seu corpo é encontrado, nu e amarrado, na carreira de tiro.

     

    Paul Brenner é membro da unidade de investigação secreta do Exército e o homem responsável por este caso politicamente explosivo. Juntamente com Cynthia Sunhill, especialista em casos de violação e com quem teve um caso tempestuoso e condenado ao fracasso, Brenner está prestes a descobrir quantas pessoas estavam sexual, emocional e perigosamente envolvidas com a coqueluche do Exército.

     

    O escândalo é potencialmente colossal e Brenner promete a Campbell que o caso será resolvido longe dos holofotes da comunicação social. Mas em breve irá descobrir que é muito difícil cumprir a promessa…”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-filha-do-general-nelson-demille/26610349

  • “Tudo é possível” de Kobi Yamada

    “Escrito pelo autor bestseller Kobi Yamada, esta é uma história sobre a magia interminável que existe em cada pessoa. É uma história sobre a possibilidade que cada um tem de superar os seus maiores sonhos.

     

    Com uma linda narrativa visual e mensagem intemporal, Tudo é Possível é uma história inspiradora para crianças de todas as idades.”

     

    https://www.wook.pt/livro/tudo-e-possivel-kobi-yamada/25430099

  • “A Nau Catrineta e Bela infanta e outros romances” de Almeida Garrett

    “Leitura obrigatória no 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

     

    Almeida Garrett reuniu no Romanceiro algumas das mais belas histórias da tradição popular portuguesa, desvendando segredos, aventuras e personagens de tempos idos. "A Nau Catrineta" e "Bela Infanta" são dois dos mais conhecidos romances tradicionais, contados de boca em boca e que nos ajudam a compreender melhor as raízes da nossa cultura.

     

    A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-nau-catrineta-e-bela-infanta/17953123

  • “Pergunta ao pó” de John Fante

    “Na Los Angeles do tempo da Grande Depressão, encontramos uma personagem maior que a vida - Arturo Bandini -, vivendo à margem da cidade de todos os sonhos.

     

    Este romance conta a história de um jovem descendente de italianos que parte à aventura, deixando uma pequena povoação no Colorado rumo à vibrante Los Angeles. Para sua desilusão, o que descobre à chegada é uma cidade mergulhada na pobreza opressiva da crise financeira. Arturo Bandini não tem um tostão, mas teima no sonho de ser um grande escritor. Quando recebe uma bela maquia pela publicação de um conto, esbanja-a em roupas caras, bons restaurantes e bares de striptease.

     

    Os planos de grandeza começam a correr mal quando Bandini se envolve numa intensa e destrutiva relação amorosa com a mexicana Camilla Lopez, e também por força da dura realidade que nunca julgou vir a encontrar naquela grande cidade. Tudo o que parecia promissor acaba, afinal, de forma trágica.

     

    Pergunta ao Pó é uma obra inesquecível sobre as franjas de uma sociedade, sobre o lado negro de uma personagem que é o alter ego do seu autor, sobre sonhos desfeitos. John Fante, mestre da ficção americana do século XX, oferece ao leitor aquele que é considerado um dos melhores romances de sempre sobre esta época fervilhante.”

     

    https://www.wook.pt/livro/pergunta-ao-po-john-fante/26732006

  • “Ivan, o tolo” de Benjamin R. Tucker

    “Ivan não é só um mero camponês que trabalha de sol a sol, um irmão generoso nem tão-pouco um simples filho que sustenta a casa. É, além de tudo isso, o tolo que vai desafiar um velho diabo, provar que a persistência é a chave para grandes feitos e que um bom coração reluz mais do que o ouro! Mas conseguirá este ingénuo herói contornar os obstáculos deixados no caminho pelo próprio diabo? Uma história insólita, que impressionou até o misterioso Cavaleiro sem Cabeça. A coleção #Clássicos reúne as mais fantásticas obras da literatura juvenil e apresenta um momento em que os heróis e as heroínas falam dos livros uns dos outros! Numa linguagem deliciosa e com ilustrações surpreendentes, estas histórias são absolutamente irresistíveis!”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/ivan-o-tolo/24010419

  • “Lizzie & Dante” de Mary Bly

    “Uma arrebatadora história de amor, coragem e vinho italiano. Lizzie é conhecida pela sua alegria e pelo amor por discussões acaloradas sobre Shakespeare com os amigos. Com a sua voz insinuante e atrevida, os caracóis exuberantes, a amizade perfeita com Grey e a carreira como professora numa universidade de prestígio, Lizzie tem tudo planeado. Tem trinta e pouco anos e acredita que o céu é o limite quando recebe um diagnóstico devastador.

    É então que decide ir com Grey e o seu namorado Rohan, um ator mundialmente famoso, para a deslumbrante ilha de Elba, numas últimas férias de arromba. Determinada a aproveitar o tempo à sua maneira, troca os iates, as celebridades e as praias exclusivas pela praia pública, onde conhece Lily, uma cadela adoravelmente desgrenhada; Dante, o seu dono igualmente desgrenhado; e Etta, a precoce filha dele.

    Enquanto Dante lhe mostra os segredos da ilha e Etta a deslumbra com o seu humor irreverente, as escolhas que Lizzie tem de fazer tornam-se infinitamente mais difíceis e há dilemas impossíveis de evitar: fará sentido apaixonar-se quando o tempo que lhe resta é curto? E será melhor para Etta encontrar uma mãe por pouco tempo, ou não ter mãe de todo?

    Lizzie & Dante é uma inesquecível história de amor e uma magistral ode à tenacidade do espírito humano. Um romance que permanece no coração do leitor.”

     

    https://www.almedina.net/lizzie-dante-1646992386.html

  • “Sempre jovens” de António Hipólito de Aguiar

    “Sabia que há uma forma de combater os efeitos indesejados do envelhecimento?

    De ter uma aparência saudável e jovem durante mais anos?

    E até de prevenir o aparecimento de doenças?

     

    Não é possível parar o tempo. Apesar da evolução da ciência, ainda ninguém descobriu a fórmula para a imortalidade e juventude eterna. no entanto, isto não significa que devamos ficar passivamente à espera de que as marcas de envelhecimento comecem a surgir e, com elas, as temíveis doenças. Pelo contrário: para viver mais e melhor, temos de agir preventivamente.

     

    Neste livro, o farmacêutico António Hipólito de Aguiar e a médica Marta Padilha explicam-nos como é possível atrasar os efeitos do envelhecimento sem recorrer a intervenções estéticas ou técnicas invasivas.

     

    Com uma linguagem clara e acessível, com sólidas bases científicas e testemunhos de histórias de sucesso, os autores revelam como a Medicina Antienvelhecimento pode ser a resposta para:

     

    - Recuperar a energia para as atividades do dia a dia;

    - Atrasar as marcas interiores e exteriores de envelhecimento;

    - Combater o envelhecimento cerebral;

    - Prevenir o aparecimento de doenças;

    - Recuperar o apetite sexual;

    - Assegurar a manutenção de um peso saudável.”

     

    https://www.wook.pt/livro/sempre-jovens-antonio-hipolito-de-aguiar/26676512

  • “Moushi, o gato de Anne Frank” de José Jorge Letria

    “Morta no campo de concentração de Bergen-Belsen em 1945, Anne Frank é uma das figuras trágicas de século XX. A sua história, conhecida apenas pelas páginas do seu diário, publicado em 1947, é aqui recontada através de Mouschi, o gato que viveu com ela no anexo de Amesterdão, onde esteve escondida com a família entre 1942 e 1944.

     

    Mouschi existiu realmente e foi levado para o anexo por um companheiro de cativeiro de Anne Frank. A rotina de um grupo de pessoas refugiadas do terror nazi e a esperança numa libertação que acabou por não chegar são assim narradas neste livro por um animal de estimação, cujo relato imaginário, mas rigorosamente factual, lhe conferiu o direito de se converter em personagem literária, daquelas que vêm para ficar.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/mouschi-o-gato-de-anne-frank-jose-jorge-letria/25208219

  • “Sê uma árvore!” de Maria Gianferrari

    “Aclamado pela crítica, com texto lírico e informativo, e belíssimas ilustrações de uma artista premiada.

     

    Nós, tal como as árvores, vivemos em comunidade. Partilhamos informação e alimentos, tomamos conta uns dos outros, e sabemos que, juntos, somos mais fortes.

     

    Nesta maravilhosa celebração da Natureza, as autoras comparam-nos à beleza e grandeza das árvores, e mostram-nos de que forma elas nos podem inspirar a sermos pessoas melhores.

     

    Um texto em forma de verso que dá a conhecer a vida das árvores e como podemos ser como elas. Informativo e inspirador mostra como elas (e os seres humanos) vivem em comunidade e são importantes para o bom funcionamento do nosso planeta.”

     

    https://www.wook.pt/livro/se-uma-arvore-maria-gianferrari/26613240

  • “Avó Z” de Daniel Gray-Barnett

    “Uma história muito original, de uma avó extravagante e da magia que traz à vida do seu neto normal.

     

    A vida do Alberto é normal, previsível e monótona. Até que, inesperadamente, no dia do seu aniversário, a avó Z chega à cidade e leva-o numa extraordinária aventura. A vida do Alberto nunca mais será a mesma!

     

    Um livro que fala sobre as relações familiares, a liberdade, os sonhos, a singularidade e a imaginação.

     

    Uma obra multipremiada e aclamada pela crítica, com ilustrações arrojadas, cheia de humor, imaginação e magia.”

     

    https://www.wook.pt/livro/avo-z-daniel-gray-barnett/25878272

  • “O mistério da gata Cristy” de Nuno Caravela

    “Este livro, vindo dos confins do tempo, está repleto de aventuras e gargalhadas. Tudo por causa de um grupo muito especial de amigos: o Tocha, a Ruby, o Menir, o Kromeleque, o Tzick e o Sabre.

    Eles são o Bando das Cavernas!

    Um estranho escultor ofereceu ao avô Basalto uma estátua a quem deu o nome de Gata Cristy. Esta obra de arte, tão perfeita que parecia estar viva, desapareceu misteriosamente da caverna do avô precisamente na mesma noite em que os Neandertais se extinguiram. Coincidência?

    Hum… não sei. Uma coisa é certa: numa noite de luar tudo pode acontecer e, acredita, nesta aventura aconteceu mesmo.

    Diverte-te a ler e… junta-te ao Bando!”

     

    https://www.almedina.net/o-bando-das-cavernas-35-o-mist-rio-da-gata-cristy-1632909184.html

  • “O planeta desconhecido” de Nuno Caravela

    “Olá! Somos um grupo de amigos muito especial que, juntamente com o nosso bando rival, vive aventuras e peripécias vindas dos confins do tempo. Nesta coleção, a professora de História desafiou-nos a fazer uma série de filmes pré-históricos com o tema: «Heróis do Mundo». Claro que não vão faltar as trapalhadas e gargalhadas do costume. Por isso, já sabes como é: diverte-te a aprender e… junta-te ao Bando!

     

    O grande navegador Fernão de Magalhães (e a sua tripulação, digamos, um pouco doida) estão decididos a fazer a primeira viagem à volta do planeta. Mas navegar pelo desconhecido não é fácil. Será que a Terra é mesmo redonda ou irão eles encontrar o fim do mundo? Uma coisa é certa, nesta incrível aventura histórica, Fernão de Magalhães vai conhecer tribos divertidas e até algumas ilhas bastante… malucas. Diverte-te a ler e aprende com o Bando!

     

    Nota para pais e educadores!

     

    Esta aventura pode ser hilariante, mas todos os conteúdos foram revistos e aprovados por uma professora de História. Aprender também é divertido!”

     

    https://www.almedina.net/o-bando-das-cavernas-her-is-do-mundo-8-o-planeta-desconhecido-1630683100.html

  • “Theodore Boone: o miúdo advogado” de John Grisham

    “Na pequena cidade de Strattenburg há muitos advogados e, embora tenha apenas treze anos, Theo Boone julga-se um deles.

     

    Theo conhece todos os juízes, polícias e funcionários do tribunal, e sabe imenso sobre leis. Sonha com um futuro na sala do tribunal, mas dá por si numa muito antes do esperado. Por saber tanto, talvez de mais, é arrastado para o meio de um processo sensacionalista de homicídio.

     

    Um assassino impiedoso está prestes a sair em liberdade e Theo é o único que sabe a verdade. A fasquia é elevada, mas Theo não vai desistir até que se faça justiça.

     

    Um herói não precisa de superpoderes”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-miudo-advogado-john-grisham/23960637

  • “A equação divina” de Michio Kaku

    “Esta é a história emocionante da grande busca da ciência, o Santo Gral da física que explicaria a criação do universo, pela mão do conceituado físico teórico e autor Michio Kaku.

    Quando Newton descobriu a lei da gravidade, unificou pela primeira vez as leis que governam a terra e os céus. Desde então, a física tem vindo a descrever novas forças, em teorias cada vez mais abrangentes, mas o grande desafio - um empreendimento monumental - é atingir a síntese das duas teorias restantes, a teoria da relatividade e a teoria quântica, na chamada teoria de tudo. Einstein disse que consegui-lo seria como «ler a mente de Deus», inspirando o termo «equação divina». Michio Kaku dedicou-lhe toda a sua carreira.

     

    Atingir esta síntese, uma fusão de todas as forças da natureza numa equação única e elegante, capaz de desvendar todos os mistérios do cosmos, seria uma estrondosa vitória da ciência. Poderíamos, por fim, responder às grandes questões: O que aconteceu antes do Big Bang? O que há do outro lado de um buraco negro? Existem outros universos e outras dimensões? É possível viajar no tempo? Porque é que existimos?

    Em A Equação Divina, Kaku explica as origens desta demanda e a polémica que gerou e ainda gera, empurrando cientistas nobelizados para trincheiras opostas. Trata-se de uma história cativante e envolvente - e o que está em jogo é nada mais, nada menos do que a nossa conceção de universo.

     

    Escrito com a clareza e o entusiasmo característicos de Michio Kaku, este é o épico da procura pela equação divina.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-equacao-divina-michio-kaku/24591577

  • “Manual de terapia familiar”

    “A Terapia Familiar apresenta-se como uma área de estudo multidisciplinar que procura compreender o funcionamento das relações de casal e familiares, centrando a sua intervenção no meio familiar em que o indivíduo se move.

     

    Baseada numa perspetiva sistémica, a Terapia Familiar contempla modelos de intervenção eficazes, que recorrem à ativação das competências e dos recursos dos próprios sistemas relacionais. É com base nesta narrativa que surge o Manual de Terapia Familiar. Escrito por um conjunto alargado de autores, apresenta uma diversidade de conteúdos, num equilíbrio entre teoria e prática.

     

    A presente obra está estruturada em três partes: teoria, avaliação e intervenção. Na primeira, enfatizam-se os contributos teóricos fundamentais da Terapia Familiar; na segunda, destaca-se a avaliação familiar (apresentando instrumentos específicos de avaliação); e, na terceira, procura-se mapear os contributos da Terapia Familiar e intervenção sistémica em diversos contextos aplicados.

     

    Trata-se de um recurso para estudantes e profissionais de Psicologia, Medicina, Serviço Social e Enfermagem, bem como para outros interessados no tema, que encontrarão neste livro uma visão completa e essencial sobre a Terapia Familiar.

     

    Conteúdos abordados:

     

    Contributos teóricos | Avaliação familiar | Sexualidade e terapia de casal | Amor e sexualidade no envelhecimento | Famílias culturalmente diversas | Intervenção com pessoas LGBTQ+ | Comportamentos aditivos e dependências | Violência na família | Comportamentos suicidários e autolesivos na adolescência | Luto | Famílias no âmbito do sistema de promoção e proteção | Cuidados de saúde primários (CSP) | Intervenção em catástrofe | Intervenção sistémica com as redes.

     

    Prefácio de Monica Whyte, Presidente da European Family Therapy Association (EFTA).”

     

    https://www.wook.pt/livro/manual-de-terapia-familiar-maria-gouveia-pereira/25721591

  • “O meu cavalo indomável” de David Machado

    “David Machado, autor de livros infantis de grande sucesso, entre eles O Tubarão na Banheira e O Alfabeto Nojento, lança agora o seu primeiro livro de rimas O Meu Cavalo Indomável. O livro conta com ilustrações de Ricardo Ladeira, vencedor do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce.

     

    Pensado como um elogio à imaginação, esta colectânea de quase uma centena de rimas de todas as formas e tamanhos está povoada por personagens exóticas, crianças desobedientes e imprevisíveis, animais irreverentes e ideias tão absurdas quanto divertidas.

     

    Sob o mote Rimas Desgovernadas para Crianças Animadas, o leitor ficará a conhecer "O Rapaz Mau", "O Génio Velhinho", "O Leonardo que chuchava no dedo" ou "A pulga de estimação".

     

    Encontrará também "Instruções para fazer birra", ideias para "Saltar à serpente", soluções para "Nós nos atacadores" e confissões sobre "O que mais me assusta", entre muitas outras propostas e provocações.”

     

    https://caminho.leya.com/pt/infantil-juvenil/7-9-anos/o-meu-cavalo-indomavel/

  • “Guinness World Records 2022”

    “Edição oficial do livro de recordes mais famoso em todo o mundo. A edição de 2022 destaca uma das questões atuais de maior importância: o meio ambiente.

     

    Atualizado com os recordes mais recentes e cobrindo os temas mais interessantes: mundo natural, ciência e tecnologia, desporto, cultura pop, entre tantos outros, este livro fascina tanto o público infantojuvenil como os adultos, com milhares de factos insólitos e de fotografias e imagens impressionantes, que mostram ao pormenor todos os recordes.

     

    Livro com capa dura, com 256 páginas a cores, profusamente ilustrado, com milhares de fotografias. Páginas de realidade aumentada que permite explorar os dinossauros e fazer visitas virtuais a diversas atrações turísticas, museus, galerias de arte e parques. O tema deste ano é o meio ambiente.

     

    Inclui três recordes portugueses:

     

    Primeiro voo de balão: Padre Bartolomeu de Gusmão (1709)

    Maior traje de dança tradicional, da Associação Cultural, Recreativa e Social de Teivas: Traje com 8,01 m de altura, 166 m de tecido e foi costurado com 4000 contas vermelhas.

    Cristiano Ronaldo: 134 golos em 176 jogos da Liga dos Campeões. É o maior número de golos da Liga dos Campeões da UEFA.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/guinness-world-records-2022-guinness-world-records/25406586

  • “Uma aventura nas férias; O corte de cabelo da Zé; Grande Tim!” de Enid Blyton

    “Esta coletânea contém as três primeiras histórias ilustradas da coleção Os Mini-Cinco. Três grandes aventuras vividas pelos famosos Os Cinco, perfeitas para os jovens leitores.

     

    Na primeira, Uma Aventura nas Férias, o Tim encontra umas pessoas de aspeto suspeito num comboio. O que há de tão estranho num dos passageiros?

     

    Na segunda, O Corte de Cabelo da Zé, ela só quer cortar o cabelo, mas acaba envolvida com um par de ladrões muito astutos, enquanto o Júlio, o David e a Ana estão demasiado ocupados a comer gelados e não conseguem ajudá-la.

     

    Na terceira, Grande Tim!, os Cinco veem um rapaz ser raptado na praia e decidem procurá-lo. Mas onde é que os raptores esconderam o rapaz? Como irão Os Cinco resolver estes mistérios?”

     

    https://www.wook.pt/livro/os-mini-cinco-as-primeiras-aventuras-enid-blyton/25460205

  • “Livro de receitas dos lugares imaginários” de Alberto Manguel

    “Este livro tem sopa de amantes-demónios, omeleta de dragão, dedos de feiticeiro, dinobúrgueres, jardineira utópica de legumes, mamilos doces da Amazónia e até um cocktail de sangue fresco — todos (muito) comestíveis. E, além de encher a barriga, é também um convite para que se sente à mesa com as suas personagens preferidas, tendo como cenário de fundo alguns dos mais marcantes lugares imaginários da literatura.

     

    Tal como colecciona leituras, Alberto Manguel lê, pede, altera, experimenta e inventa receitas desde a adolescência — neste livro, que acompanha muito bem com o seu icónico Dicionário de Lugares Imaginários, junta as duas paixões, na certeza de que desde «um elaborado banquete na Atlântida ao mais simples jantar na ilha de Robinson Crusoe, toda a comida (diz-nos a literatura) é, na sua essência, uma prova da nossa humanidade comum».”

     

    https://www.wook.pt/livro/livro-de-receitas-dos-lugares-imaginarios-alberto-manguel/25531941

  • “Capitão Miau Miau” de Jorge Courela

    “As aventuras do Capitão Miau Miau, o Gato Sapato e a Gata Felícia, em busca da ilha misteriosa e sua fonte sagrada. Livro com CD.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-capitao-miau-miau-jorge-courela/15653279

  • “O rapaz e o gorila” de Jackie Azúa Kramer

    "Naquele dia triste e doloroso, o rapaz imagina um amigo para falar de tudo aquilo que não consegue dizer ao pai.

    Paciente e carinhoso, o novo amigo - um enorme gorila - acompanha os dias do rapaz e responde a todas as suas perguntas, por mais difíceis que sejam. "Porque morremos?" "A minha mamã não pode voltar para casa?" E é este diálogo livre e acolhedor que aproxima o rapaz e o pai e lhes permite construir, juntos, um futuro cheio de amor e boas memórias.

    Uma história terna e sincera sobre a morte e o luto aos olhos de uma criança”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-rapaz-e-o-gorila-jackie-azua-kramer/26612563

  • “Bombeiro Afonso herói do dia!”

    “Como é um dia na vida de um agricultor, de um bombeiro ou de um policial?

     

    Com 12 sons, estes livros darão às crianças um primeiro contacto com a vida destes heróis.

     

    Explora o maravilhoso mundo aquático com este grande livro repleto de explicações divertidas sobre como o nosso planeta funciona.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/bombeiro-afonso-heroi-do-dia-/23401161

  • “A era da inteligência artificial e o nosso futuro humano” de Henry A. Kissinger

    “Três dos mais reputados e estimulantes pensadores da atualidade refletem sobre a Inteligência Artificial, as transformações que está a provocar na sociedade e o que isso significa para todos nós.

    Uma Inteligência Artificial (IA) aprendeu a ganhar partidas de xadrez escolhendo jogadas que os grandes mestres nunca tinham considerado. Outra IA descobriu um antibiótico novo ao analisar propriedades moleculares que os cientistas não compreendiam. Aviões a jato manobrados por IA conseguiram derrotar pilotos experientes em combates simulados. A IA está a entrar nos motores de busca online, no streaming, na medicina, na educação e em muitos outros domínios,  e, ao fazê-lo, está  a alterar a forma como os humanos experienciam a realidade.

     

    Em A Era da Inteligência Artificial, Kissinger, Schmidt e Huttenlocher revelam o impacto da IA no conhecimento, na política e nas sociedades em que vivemos, e apresentam-nos a uma era marcada pela coabitação entre humanos e a IA que começa agora a despontar.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-era-da-inteligencia-artificial-henry-a-kissinger/25534704

  • “A incrível limpeza do fígado e da vesícula” de Andreas Moritz

    “Nesta edição revista e aumentada do seu bestseller internacional, Andreas Moritz revela aquela que, apesar de raramente ser reconhecida, é a causa mais comum de doenças: os cálculos que obstruem os ductos biliares do fígado.

     

    Além de dar origem, todos os anos, a doenças da vesícula e a crises de dor em pelo menos 20 milhões de pessoas por todo o mundo, a obstrução hepática dos ductos biliares prepara, muitas vezes, o terreno para o aparecimento de problemas ainda mais graves: obesidade, diabetes, doenças cardíacas e cancro.

     

    A Incrível Limpeza do Fígado e da Vesícula melhorou significativamente a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas, que ofereceram a si próprias um fígado limpo, forte e cheio de vigor.

     

    Andreas Moritz é uma autoridade internacionalmente reconhecida no campo da medicina integrativa e escreveu 15 livros pioneiros sobre saúde natural.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-incrivel-limpeza-do-figado-e-da-vesicula-andreas-moritz/24551722

  • “Floco de neve” de Benji Davies

    "É a véspera de Natal e no céu aparece um pequeno floco de neve. Saltita e rodopia, mas onde irá pousar?

     

    "Uaaaauuuu!", esvoaçava divertido. Mas logo começou a cair. "Eu não quero cair, não quero!" Por ruas movimentadas e cheias de cor, a pequena Noelle caminha para casa com o seu Avozinho. Demora-se nas montras iluminadas e sonha com uma árvore bonita e cintilante. A Noelle e o floco de neve não sabem... mas vão ser o presente de Natal um do outro!

     

    Uma nova história do premiado ilustrador Benji Davies, feita de sonhos e com a magia dos encontros inesperados.”

     

    https://www.wook.pt/livro/floco-de-neve-benji-davies/25515317

  • “Viva a natureza!” de Joséphine Lacasse

    “Explora a natureza com estas atividades práticas e divertidas da Masha.

     

    A Masha e o Urso divertem-se muito na floresta. Descobrem sempre uma forma de se distraírem lá com os amigos.

     

    Junta-te a eles neste livro cheio de atividades dedicadas à natureza!

     

    Mais um livro para ler, aprender e brincar, com as peripécias e traquinices da personagem preferida dos mais pequenos!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/masha-e-o-urso-viva-a-natureza-/26613241

  • “Quando eu for grande” de Ella Bailey

    “No coração de uma vasta e velha floresta, apareceu um pequeno ovo de dinossauro, e desse ovo nasceu a Rosa...

     

    Mal abriu os olhos, a Rosa percebeu que era tão alta quanto a planta mais baixa da floresta, e pensou: "Agora sou pequena, mas imagino como serei quando for grande!" e logo começou a sua viagem.

     

    Pelo caminho, encontrou muitos dinossauros diferentes, mas nenhum igual... Uma história de ternura e coragem, para encontrarmos o nosso lugar no mundo!”

     

    https://www.wook.pt/livro/quando-eu-for-grande-ella-bailey/25860218

  • “Pedra filosofal” de Jorge de Sena

    “«Em Pedra Filosofal, assiste-se, pois, ao percurso poético-existencial de um poeta que procura lidar com as circunstâncias, encontrar a poética adequada, alcançar a liberdade e atingir a plenitude no amor. De certa maneira, dá conta assim de uma "íntima educação" do poeta, ou seja, uma poesia de formação, que se vai construindo ao longo dos poemas e das três secções que os recebem. Depois de ter perseguido a verdade até à coroa da terra, o poeta tira lições da pedra cuja posse permitirá discernir em breve "as evidências".»”

     

    https://www.wook.pt/livro/pedra-filosofal-jorge-de-sena/25534882

  • “Contos” de Nuno Caravela

    “Estes 16 contos, vindos dos confins do tempo, estão repletos de aventuras e gargalhadas. Tudo por causa de um grupo muito especial de amigos: o Tocha, a Ruby, o Menir, o Kromeleque, o Tzick e o Sabre. Eles são o Bando das Cavernas!

     

    Com este divertido livro, o Bando das Cavernas e o Bando dos Que Têm a Mania Que São Bons vão provocar incontáveis gargalhadas e provar que os seus contos pré-históricos não são contos da carochinha… a não ser, claro, que seja uma carocha-venenosa-de-garras-afiadas. Mas isso tu já sabes como é.

     

    Os livros são coloridos, bastante atrativos e muito divertidos, ideais para crianças que iniciam a leitura autónoma;

    Diverte-te a ler e… Junta-te ao Bando!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-bando-das-cavernas-nuno-caravela/25534985

  • “Diamante” de António Carlos Cortez

    “Paul Verlaine referiu-se um dia à prosa diamantina de Rimbaud, sublinhando a dimensão pura, misteriosa e arquitectural dos poemas de Jean-Arthur. Os 64 poemas de Diamante, um livro com três secções, dialogam com essa tradição do cristal da poesia moderna.

     

    Dos sonetos iniciais, de frase labiríntica, aos poemas em prosa, flashes da recordação, e que se vão multiplicando, até ao poema que fecha este livro, Vários fins, António Carlos Cortez reafirma a sua noção da poesia - exercício tensional sobre as imagens da linguagem.

     

    Livro onde comparecem várias vozes, Diamante é ambíguo, ou melhor, anfíbio: mergulhamos na memória de outros textos (Gastão Cruz, Philippe Jacouttet, Ruy Belo, Alfonso Costafreda, Ida Vitale, Eduardo Guerra Carneiro, Edouard Glissant, José Paulo Paes), nas músicas que dão a atmosfera exacta para estes poemas se lerem em voz alta (Fleetwood Mac, Depeche Mode, Nick Cave, Rádio Macau, Roxy Music, José Mário Branco), buscando unir o cristal com essa chama altíssima duma palavra construída, meditada.

     

    Poesia também sobre lugares perigosos e fascinantes de um outro tempo, Diamante procura eternizar corpos, verões antigos, cidades, a própria escrita. "A poesia é o eco do vivido", escreve o autor de Jaguar. “

     

    https://www.bertrand.pt/livro/diamante-antonio-carlos-cortez/25208214

  • “O absoluto que pertence à terra” de Maria Filomena Molder

    “Este livro reúne um conjunto de ensaios sobre e a partir de Herman Broch, cruzando-o com autores como Wittgenstein, Walter Benjamin ou Goethe. Trata-se de uma reedição, revista pela autora, da edição original na editora vendaval, em 2005.

    «Se a desmedida é o traço que, absorvendo todos os outros, marca o rosto de qualquer herói, entre os modernos esse traço conheceu com Nietzsche uma fixação inédita: a inactualidade, uma forma de inadaptação engendrada pelo litígio entre um historicismo sem freio e o desejo torturante de fazer frente ao dia, de recolher as suas cinzas. A cidade já não pode cantar os seus heróis. Encontramos em Hermann Broch um caso particular de inactualidade, que se apresenta na sua expressão mais exacta e concisa como O Absoluto Que Pertence à Terra (Das Irdisch Absolute). Trata-se de, habitando a terra, converter o peso, a impenetrabilidade, a dureza, a opacidade, que cabem aos homens que a habitam, em reflexo transcendente, desde os movimentos que as pernas fazem ao subir para o estribo de um comboio aos jogos nocturnos do insone. Nada há na terra que não possa engendrar a ultrapassagem de si em si, unindo o homem a si próprio, unindo o homem a cada coisa, unindo o homem e cada coisa ao todo, ao coração da vida, ao batimento cósmico primeiro. O absoluto solta-se do carácter inexorável da vida e do seu elemento empírico (o sangue que corre nas veias, o sangue que corre da ferida, o sangue do meu sangue, a respiração que faz subir e descer o peito, a porta que range e cujos sussurros se misturam com os segredos que as profundezas do corpo da criança, abandonado à modorra na hora do adormecer, lhe enviam: o dentro dos ouvidos, o dentro do ventre, o atrás da cabeça, e por aí adiante), a potência cujos limites se descobrem sempre limiares daquilo que é assim, daquilo que acaba de se dar, que acaba de passar, que se precipita, que cai. Como diz Broch: o que é infinito acontece uma única vez, e a sua repetição não o invalida, pois em cada outra vez o infinito muda de escala.»”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-absoluto-que-pertence-a-terra-maria-filomena-molder/24348717

  • “O grande livro dos ismos” de Pedro Vieira

    “Pedro Vieira descreve-nos 150 ismos históricos com doses generosas de eloquência, acidez e reflexão, numa síntese histórica do tanto que o mundo já viu e da infinita criatividade do ser humano para contrariar os pais.

     

    Fascismo, comunismo, cavaquismo, altruísmo, socialismo, surrealismo, escotismo, bota-abaixismo, amiguismo, cristianismo, niilismo, trumpismo, realismo, feminismo...

     

    Cavar trincheiras e abraçar afinidades electivas é um dos grandes passatempos da Humanidade. Agrupamo-nos de acordo com convicções partilhadas, diferentes modos de estar, de encarar o mundo, de interpretar sonhos e augúrios, de desconstruir a realidade, de construir utopias, de desenhar um rosto, de ver o invisível, de receber a chuva, o dia do Juízo Final ou uma Lua cheia. Agregamo-nos em torno de ideologias e batemo-nos por elas, ou, pelo contrário, rejeitamo-las com unhas e dentes. Às vezes só porque sim.

     

    Vivemos contaminados por ideias, preferências e embirrações, consoante as circunstâncias da vida, e declaramos guerra à mudança. Mas também à imobilidade. Difícil mesmo se não impossível - será passar por entre os pingos da chuva e viver uma vida livre de ismos, de filosofia, de política, de arte, de espiritualidade. Ou dos seus contrários. Se não fosse assim, viveríamos realmente em liberdade?”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-grande-livro-dos-ismos-pedro-vieira/24995658