Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de agosto 2022

  • “Uma cor apenas sua” de Leo Lionni

    “A aventura de um camaleão em busca da sua identidade e a descoberta final de que o importante não é deixar de mudar de cor, mas compartilhá-la com alguém, constituem o 'leitmotiv' desta narrativa. De facto, a mestria de Leo Lionni não necessita de artifícios para transmitir ao leitor que as emoções do camaleão são também as dele e que as suas incertezas são igualmente compartilhadas. “Uma cor apenas sua” desvela, assim, o sentido de unicidade e, ao mesmo tempo, de pertença e ciclicidade que caracterizam a existência dos seres vivos.”

    https://www.almedina.net/uma-cor-apenas-sua-1651585484.html

  • “O novelo de emoções” de Elizabete Neves e Natalina Cóias

    “O novelo de emoções desenrola-se em torno de uma menina que não sabe o que se passa com ela, pois sente algo que não consegue explicar. Eis que surge o seu amigo Sukha, e através de um novelo de lã imaginário, constituído por cinco fios de cores diferentes, todos misturados, correspondendo cada um a uma emoção primária, vai demonstrar que o que ela sente são emoções. Com exemplos do seu dia a dia, Sukha vai ensinar Marta a reconhecer as emoções, que não são boas nem más, mas que nos transmitem sempre uma mensagem. Cabe a cada um de nós descobrir qual é!”

    https://www.almedina.net/o-novelo-de-emo-es-1563831991.html?gclid=EAIaIQobChMI_-e_29O5-QIVE-R3Ch0EsAZNEAQYBCABEgJOwvD_BwE

  • “O mar viu” de Tom Percival

    “Quando a Sofia perde o seu tão amado urso na praia, ninguém vê, excepto o Mar... Uma história comovente que nos mostra que nada fica realmente perdido se estiver guardado no coração.”

    https://www.presenca.pt/products/o-mar-viu

  • “Mamã?” de Chris Haughton

    “Oh não! O Pequeno Mocho adormeceu e caiu do ninho... Ca-tra-pum!

    “Estás bem?”, perguntou-lhe logo o esquilo. “Estou perdido. Onde está a minha mamã?”

    Para ajudar o Pequeno Mocho a encontrar a sua casa, precisamos de fazer algumas perguntas e de puxar bem pela cabeça. Afinal, como é a Mamã Mocho? É que na floresta há muitos animais...

    Nesta divertida série de peripécias aprendemos novas palavras, conhecemos diferentes animais, cores, e a importância da entreajuda!”

    PRÉMIO SORCIÈRES 2012 | PRÉMIO ANDERSEN 2013

    https://www.almedina.net/mam-1564052407.html?gclid=EAIaIQobChMIvKSsmtK5-QIV_pBoCR1uLQR4EAQYAyABEgIy2fD_BwE

  • “A singularidade humana do antropoceno” de Rui Sousa Basto

    “No atual quadro geoestratégico e geopolítico de ataque sistemático a conquistas civilizacionais que julgávamos inamovíveis, do ressurgimento de populismos que apelam aos instintos básicos dos cidadãos, do esboroamento lento mas persistente dos valores democráticos e da manifestação crescente, em várias geografias, de evidências políticas adversas ao estabelecimento de uma relação harmoniosa entre todos os habitantes deste planeta, não nos parece provável que a manta de retalhos à qual se convencionou chamar humanidade se una, por fim, no maior desafio que alguma vez enfrentou (é também certo que jamais enfrentará outro qualquer se não vencer este), e retroceda tanto quanto possível perante a provável ultrapassagem do ponto infinito do espaço-tempo humano. Em duas palavras: que queira e vá a tempo de evitar a singularidade do Antropoceno.”

    https://www.bertrand.pt/livro/a-singularidade-humana-do-antropoceno-rui-sousa-basto/27057259

  • “Os ossos do meu duplo”

    Traduções de Diogo Vaz Pinto; seleção e apresentação de Luís Filipe Parrado.

  • “A cor da palavra” de Salgado Maranhão

    “Salgado Maranhão é um dos mais brilhantes poetas da sua geração e possui um trabalho de linguagem muito pessoal. "Sinergia" é a palavra que define a sua poesia. Uma poesia da palavra, muito embora não ignore o real, pois o traduz em fonemas e aliterações. Que não hesita em ir além da lógica do discurso (ou do enlace com o plausível) se o resultado é o impacto vocabular e o inusitado da fala.” [Ferreira Gullar]

    https://www.livrariasnob.pt/product/a-cor-da-palavra

  • “Marie Curie” de M.ª Isabel Sánchez Vegara e Frau Isa

    “Marie Curie foi a primeira mulher a doutorar-se em Ciências e a dar aulas na Universidade de Paris, além de ter sido a primeira pessoa a receber dois prémios Nobel. Ainda hoje é fonte de inspiração e exemplo de como usar a ciência para praticar o bem. Nesta coleção, meninos e meninas vão descobrir como pequenos sonhos se transformam em grandes histórias de vida que mudaram o mundo em que vivemos.”

    https://www.bertrand.pt/livro/marie-curie-frau-isa/23185884

  • “Sophia, a menina do mar” de Jorge Lima, Cristina Falcão

    “A pequena Sophia ainda mal sabia ler e já tinha nela o anseio de escrever. Cresceu rodeada de histórias e imaginava que os poemas estavam apenas à espera de serem colhidos, como rosas num jardim.  

    Maravilhada pela Natureza e, sobretudo, pelo mar, Sophia deixou transparecer nos seus livros a memória do que a fascinara na infância.”

      https://www.almedina.net/sophia-a-menina-do-mar-1570813408.html?gclid=EAIaIQobChMIyq-zpM-5-QIVDAGLCh3_aA5QEAQYAiABEgLhI_D_BwE

  • “Memórias de um escravo americano” de Frederick Douglass

    “Nascido escravo em 1818, Douglass viveu a dura realidade da escravatura e sonhou desde cedo com a liberdade, para si e para os seus companheiros de escravidão. Aprendeu a ler por sua iniciativa, ensinou clandestinamente outros escravos a ler e planeou durante anos a fuga. Uma vez em liberdade, Douglass tornou-se um importante abolicionista e o afro-americano mais influente do século XIX; a sua intervenção na defesa dos direitos civis mostrou-se vital na luta pelo fim da escravatura.”

    https://flaneur.pt/produto/memorias-de-um-escravo-americano/

  • “Outra vida para viver” de Theodor Kallifatides

    “«Depois dos setenta e cinco anos, já quase ninguém escreve», disse-lhe um amigo. Aos setenta e sete, lutando contra a ameaça do «bloqueio de escritor», Theodor Kallifatides toma a difícil decisão de vender o estúdio onde escrevia em Estocolmo e onde trabalhou durante décadas - reforma-se. Incapaz de escrever, mas sobretudo incapaz de não escrever, decide ir para a Grécia natal, na esperança de redescobrir o prazer da escrita na sua língua perdida.

    Neste livro de memórias, Kallifatides tenta estabelecer um nexo entre a sua vida e a sua obra, ambas intensas, além de responder à eterna questão sobre como aceitar o peso da idade e o envelhecimento. Ao mesmo tempo, reflete sobre assuntos preocupantes para a Europa contemporânea - desde a intolerância religiosa e os preconceitos contra imigrantes até às crises das cidades - e manifesta tristeza pelo estado de destruição da sua amada Grécia. Pela mão de um grande escritor, esta é uma meditação eloquente, elegante e motivadora sobre a escrita e o lugar de um autor num mundo em mudança.”

    https://www.bertrand.pt/livro/outra-vida-para-viver-theodor-kallifatides/25518360

  • “O mundo fantástico dos dinossauros” de Diego Mattarelli, Emanuela Pagliari e Cristina Banfi

    “O livro essencial, que revela todos os segredos dos Dinossauros que habitaram o nosso planeta, com ilustrações 3D muito realistas, e representação do habitat em que viviam.

    O livro divide os Dinossauros nas categorias: carnívoros, herbívoros, aquáticos, e apresenta algumas das bestas mais peculiares e menos conhecidas.

    Explica ainda de uma forma completa a sua extinção e, os acontecimentos que levaram ao desaparecimento destes seres tão especiais.”

    https://www.bertrand.pt/livro/o-mundo-fantastico-dos-dinossauros-diego-mattarelli/26853332

  • “Qual é o nosso lugar no Universo? Uma viagem pelo mundo da astronomia e das nossas origens pela mão de um astrofísico” de David Sobral

    “Estaremos sozinhos no Universo? O que existe para além da Terra? O Universo é infinito? Quantas galáxias existem? As estrelas vivem para sempre? De onde vimos, afinal? Qual é o nosso lugar no universo? Estas são algumas das muitas perguntas a que David Sobral tenta responder neste livro fascinante que nos leva numa verdadeira viagem cósmica pelo mundo da astronomia em busca das nossas origens. Astrónomo e astrofísico português na área da Astrofísica extragaláctica e cosmologia observacional e professor associado de Astrofísica na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, David Sobral descobriu em 2015 a galáxia CR7, a mais luminosa do Universo primordial. Há cerca de 110 anos achávamos que só existia uma galáxia no Universo, a nossa. Hoje sabemos que existem mais de 2 biliões de galáxias. Em 1995 não conhecíamos um único planeta fora do nosso sistema solar a rodar à volta de uma outra estrela. Desde então, descobriram-se mais de 4 mil, e identificaram-se, até, candidatos a planetas como a Terra, com distâncias das suas estrelas que os podem tornar potencialmente habitáveis. Hoje, sabemos mais, mas há ainda tanto por descobrir. Embarque nesta viagem extraordinária em direção ao céu e para além dele em busca do nosso lugar no Universo.”

    https://www.bertrand.pt/livro/qual-e-o-nosso-lugar-no-universo-david-sobral/26898037

  • “Português de A a Z: armadilhas e maravilhas da língua” de Marco Neves

    “Um guia prático de consulta, para escrever mais e melhor.

    Este livro tem um propósito: servir de ferramenta a quem escreve. Prático e de fácil consulta, está organizado por ordem alfabética, de A a Z. É um livro que serve para desarmadilhar a língua, concentrando-se nas dúvidas que temos ao passar as palavras para o papel ou para o ecrã, não esquecendo as maravilhas do português, desde a sua origem à história das nossas letras.

    A maior armadilha de todas é vermos a língua como um campo de minas. Entre as dúvidas e dificuldades, a verdade é que todos temos a gramática do português na cabeça; só precisamos de treinar e aprimorar o seu uso através da leitura, da escrita e da consulta de livros como este.”

    https://www.almedina.net/portugu-s-de-a-a-z-armadilhas-e-maravilhas-da-l-ngua-1650557432.html

  • “Campeão de saias” de David Walliams

     “Dennis vive numa casa tristonha, numa rua tristonha de uma cidade tristonha. Mas está prestes a descobrir que, quando te dispões a isso, a vida pode ser muito, mas muito divertida! Vais rir-te com ele, sofrer com ele. E prometemos-te que nunca o vais esquecer… A primeira história para crianças de David Walliams e uma aventura surpreendente, inteligente e divertida.”

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/campeao-de-saias/17827173

  • “Sociedade e conhecimento”

    “Os textos deste livro veiculam temas, interrogações e análises que proporcionam uma amostra diversificada e representativa de muitas das problemáticas e inquietações que ocupam o labor dos cientistas sociais nestas primeiras décadas do século XXI. As perspetivas dos autores dos distintos capítulos constituem exemplos elucidativos das grandes narrativas que marcam as sociedades pós-industriais, animadas por paradoxos que balanceiam entre a hipervalorização da singularidade do indivíduo e a cedência à massificação. Entre a ambivalência do tecno-otimismo e as desilusões da industrialização, ao longo deste livro somos conduzidos a diagnosticar as implicações societais, políticas e éticas de diversos fenómenos sociais, culturais e comunicacionais.”  (Do Prefácio de Helena Machado)

    https://edicoeshumus.pt//index.php?route=product/product&search=Sociedade+e+conhecimento&product_id=1415&search=Sociedade+e+conhecimento

  • “Dicionário da erosão” de John Freeman

    “UM MANIFESTO DE ESPERANÇA SOBRE O PODER ACTIVISTA DAS PALAVRAS 

    Num tempo em que as palavras se ouvem por todo o lado mas parecem não chegar, e em que a acção colectiva também não nos tem protegido de constantes ataques aos direitos humanos e aos valores centrais da nossa cultura, John Freeman — ensaísta, editor, poeta, crítico literário — parte em defesa da linguagem e do seu sentido mais profundo enquanto exercício de cidadania. De A a Z, de «Decência» a «Raiva», de «Ambiente» a «Optimismo», de «Eu» a «Tu», este dicionário-manifesto reúne as palavras que o autor considera essenciais para a nossa capacidade de descrever, imaginar e construir um mundo melhor. Não para que nos escondamos atrás delas, mas sim para que as usemos de verdade, como agentes da esfera pública.”

    https://www.almedina.net/dicionario-da-erosao-1655824416.html?gclid=EAIaIQobChMIofqfmsG5-QIVDbLVCh0HNAA_EAQYAiABEgLnSfD_BwE

  • “O elevador” de Filipa Fonseca Silva

    "Uma história de amor e desamor, onde a narrativa é entrecortada pelo diálogo entre dois amantes a tentarem descobrir o que significa uma vida a dois."

    Extraído do livro

  • “O meu período” de Chella Quint e Giovana Medeiros

    “O Meu Período celebra o nosso fantástico corpo, explica o que ele consegue fazer e dá todas as ferramentas para estares preparada!

    Este guia está cheio de factos para responder a todas as questões relacionadas com a menstruação. Com conselhos otimistas e honestos, a autora e educadora, Chella Quint, acaba com as superstições, desmistifica mitos e luta contra a vergonha do período, providenciando informação prática sobre produtos associados à menstruação, e partilhando a sua própria experiência.”

    https://www.presenca.pt/products/o-meu-periodo

  • “História oculta da música: magia, geometria sagrada, maçonaria e outros mistérios” de Luis Antonio Muñoz

    “Magia, geometria sagrada, maçonaria e outros mistérios. Mozart, Haydn, Carlos Gardel e Louis Armstrong eram maçons. Na sua juventude Satie compôs música para a Ordem Rosa-Cruz. Leonardo da Vinci escreveu um tratado sobre música que está perdido e desenhou extravagantes instrumentos musicais. Hitler concebeu o seu plano de invasão da Europa após escutar uma ópera de Wagner. Schumann frequentava sessões espíritas, e Chopin teve visões de espectros no seu retiro em Valldemosa.

    Estas e muitas outras curiosidades estão reunidas em A História Oculta da Música, um livro de divulgação que analisa de forma acessível a relação da música e dos músicos com fenómenos como o ocultismo, a magia ou as sociedades secretas, entre outros.”

    https://www.bertrand.pt/livro/a-historia-oculta-da-musica-luis-antonio-munoz/25536469

  • “Cartas do pai: cartas dos pais reclusos no GULAG aos filhos”

    “Cartas do Pai reúne cartas de dezasseis homens, a maioria membros da intelligentsia soviética, presos em campos do GULAG. As cartas são dirigidas aos filhos e às mulheres. No seu conjunto, são testemunhos do período mais duro da repressão estalinista na URSS. As cartas são por vezes ilustradas por pais empenhados em encorajar a formação científica e literária dos filhos.

    «Uma grande parte dos pais que escreviam cartas aos seus filhos nunca mais os viram, poucos foram os que voltaram, quase todos eles foram fuzilados ou morreram de uma morte precoce, de fome e do trabalho extenuante. Presentemente, até muitos dos destinatários, seus filhos, já não existem neste mundo. Mas nos arquivos da organização Memorial conservam-se essas cartas preciosas — grande monumento ao amor.» [Do Prefácio de Liudmila Ulítskaia]

    https://relogiodagua.pt/produto/cartas-do-pai-cartas-dos-pais-reclusos-no-gulag-aos-filhos-pre-venda/

  • “Atenção suprema” de Amishi P. Jha

    “Pare por um momento! Onde está a sua atenção? Aqui, a ler estas palavras, ou a vaguear pelo passado, pelo futuro, a ruminar sobre algo que o tem incomodado, ou a pensar em algo que pode acontecer amanhã, ou no dia seguinte, ou mesmo nunca? Esteja onde estiver, não está aqui, e por muito que se esforce, a sua mente está sempre noutro lugar. a consequência disso é uma mente nebulosa, dispersa e sobrecarregada. A Dra. Amishi Jha dedicou a sua carreira à investigação da ciência da atenção, e este livro irá conduzi-lo ao centro do sistema de atenção do cérebro: como funciona, porque é tão importante, como e por que razão se esgota. A fascinante conclusão é a de que o mindfulness é a única ferramenta de treino do cérebro que funciona de forma consistente para reforçar a atenção. Com a prática regular de mindfulness, durante apenas 12 minutos por dia, conseguirá proteger-se contra o declínio da atenção, acabar com a confusão mental e manter o foco de forma a conseguir satisfazer melhor todas as exigências do quotidiano. Inclui um poderoso programa prático de quatro semanas.”

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/desenvolvimento-pessoal/atencao-suprema/

  • “Ilusão de amor à espanhola” de Elena Armas

    “Catalina Martín precisa desesperadamente de um acompanhante para o casamento da irmã. Sobretudo quando perdeu o controlo da sua mentira inofensiva sobre o namorado americano. Agora toda a gente que ela conhece - incluindo o ex-namorado - estará presente. Catalina só tem quatro semanas para encontrar alguém disposto a cruzar o Atlântico por ela e ajudar na mentira. O voo de Nova Iorque para Espanha não é curto e a sua família não será fácil de enganar… Mas mesmo assim, quando Aaron Blackford - o chato altíssimo e de olhos azuis - se oferece para ajudar, ela não se sente nada tentada a aceitar. Nunca houve homem mais irritante e insuportável. No entanto, Catalina está desesperada e, à medida que o casamento se aproxima, mais desejável se torna a opção de Aaron Blackford...”

    https://www.presenca.pt/products/ilusao-de-amor-a-espanhola

  • “De mãos dadas” de Christopher Cheng e Stephen Michael King

    “É impossível não nos emocionarmos com a história da amizade entre o Panda e o Rato, e com a forma como prometem ficar sempre ao lado um do outro, não importa o que aconteça.

    O texto de Christopher Cheng, uma carta de amor para a sua mulher, fala às crianças sobre o poder da amizade, capaz de resistir mesmo aos momentos mais difíceis.

    Uma história reconfortante e inspiradora sobre a verdadeira amizade.

    Um verdadeiro clássico em construção.”

    https://www.penguinlivros.pt/loja/nuvem-de-letras/livro/de-maos-dadas/

  • “Entre dois fogos: verdade, ambição e compromisso na Rússia de Putin” de Joshua Yaffa

    “Nesta análise da Rússia contemporânea, Joshua Yaffa, correspondente da The New Yorker em Moscovo, traça um retrato das lutas internas travadas entre os que sustentam o autoritarismo de Putin.

    Joshua Yaffa fala-nos dos mais destacados políticos, empresários, e até artistas e historiadores, que construíram as suas carreiras e identidades à sombra do regime de Putin. Dilacerados entre as suas ambições e as exigências do Estado, cada um deles percorre um caminho individual de compromisso. Alguns reúnem astúcia e cinismo para extraírem todo o tipo de benefícios e privilégios do poder, outros, menos experimentados, são muitas vezes desmobilizados e esmagados. De qualquer modo, todos eles ficam presos num emaranhado de dilemas e contradições. Joshua Yaffa mostra-nos assim como uma burocracia repressiva constrói uma nova forma de autoritarismo moderno.”

    https://www.almedina.net/entre-dois-fogos-verdade-ambi-o-e-compromisso-na-r-ssia-de-putin-1649255666.html

  • “Revolução portuguesa 1974-1975”

    “NAS COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL, UMA OBRA QUE REÚNE A MAIS RECENTE HISTORIOGRAFIA SOBRE O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO QUE NOS DEU A DEMOCRACIA

    Com coordenação de Fernando Rosas

    Em Março de 2022, o tempo e a duração da Democracia ultrapassou o da Ditadura Militar e do regime do Estado Novo. Implantada por um golpe militar em 28 de Maio de 1926, seria um outro movimento militar que, ao fim de 48 anos, a 25 de Abril de 1974, haveria de derrubar a ditadura estado-novista e abrir as portas à Revolução Portuguesa de 1974-1975 e à Democracia institucionalizada pela Constituição de 1976. Por isso mesmo, iniciam-se agora as comemorações do cinquentenário do «25 de Abril», que se prolongam até 2026. Neste contexto oportuno, publica-se esta obra que reúne as mais recentes contribuições académicas sobre as várias vertentes do processo revolucionário, desde as origens do golpe militar até ao

    desenrolar dos principais confrontos políticos, o poder popular, a Reforma Agrária, os impactos económicos, a descolonização, a política externa e até a canção de protesto, cruzando a reflexão de intervenientes directos nos acontecimentos com a pesquisa mais recente dos vários investigadores.”

     https://www.almedina.net/revolucao-portuguesa-19741975-1651578664.html?gclid=EAIaIQobChMItLzNoLO5-QIVCXYYCh3oRQHGEAQYASABEgLuYvD_BwE

  • “Negra; Luz” de Luís Miguel Rainha

    “Livro de Luís Rainha em dois momentos; de um lado, Luz, no reverso, Negra.”

    https://www.almedina.net/luz-negra-1652440403.html?gclid=EAIaIQobChMIwNGZobK5-QIV4QyLCh3yvQ5IEAQYAiABEgIwvPD_BwE

  • “Não há lobo mau nesta história” de Lou Carter e Deborah Allwright

    “Uma irresistível aventura que mistura personagens de histórias clássicas, dos criadores do Não há dragões nesta história O Lobo Mau está atrasado. OUTRA VEZ! Os Três Porquinhos estão impacientes e a Avozinha irritada. Mas como é que o Lobo Mau vai conseguir estar em duas histórias ao mesmo tempo? Para o Lobo Mau, já CHEGA, e anuncia que a partir de agora «NÃO HÁ LOBO MAU nesta história!» Conseguirão as personagens dos contos tradicionais passar sem ele? Ou descobrirão que afinal precisam de um lobo mau?”

    https://www.almedina.net/nao-ha-lobo-mau-nesta-historia-1655135523.html

  • “O mapa e o território” de Michel Houellebecq

    “O mais aclamado romance de Michel Houellebecq, unanimemente considerado como um dos mais importantes escritores europeus deste século.

    VENCEDOR DO PRÉMIO GONCOURT

    Se a história deste romance nos fosse contada por Jed Martin, talvez ele começasse por falar da avaria da caldeira do seu apartamento, num dia 15 de Dezembro. Ou dos solitários Natais passados com o pai, um arquitecto famoso que sonha construir cidades fantásticas mas ganha a vida a projectar resorts de férias.

    Talvez não falasse do suicídio da mãe quando tinha apenas sete anos, porque são muito ténues as recordações que dela guarda. Mas mencionaria certamente Olga, uma lindíssima russa, que conheceu por ocasião da primeira exposição do seu trabalho fotográfico baseado nos mapas de estradas Michelin. Apesar de indiferente à fama e à fortuna, Jed poderia mencionar o êxito estrondoso que alcançou com uma série de quadros de célebres personalidades de todos os meios, retratadas no exercício da sua profissão. Um dos retratados é Michel Houellebecq (sim, o autor), num trabalho conjunto que mudará a vida de ambos: fonte de vida para um e razão de morte para outro.

    Confrontado com o homicídio de uma pessoa próxima de si, Jed não poderia deixar de incluir no seu relato como ajudou o comissário Jasselin a esclarecer esse crime hediondo, cujo cenário aterrador deixou marcas profundas nas equipas da Polícia.” 

    https://www.almedina.net/o-mapa-e-o-territ-rio-1649333015.html?gclid=EAIaIQobChMIlaHphNG5-QIVmxoGAB2VLgtcEAQYAyABEgK89vD_BwE

  • “O que se faz no museu?” de Mariana Ramos e Catarina Correia Marques

    “Este livro vai interrogar as crianças sobre as suas visitas a museus, e para aqueles que ainda não o fizeram, depois de lerem este livro vão querer fazê-lo! Provavelmente, muitas crianças já se questionaram sobre as pessoas que trabalham nos museus, e que fazem acontecer todas aqueles eventos e exposições com que se deparam. Chegou a hora de meter mãos à obra e descobrir tudo sobre museologia! Pode acontecer os pequenos leitores chegarem ao final deste livro e descobrirem que querem ser paleontólogos e organizarem exposições sobre dinossauros. Ou podem optar por serem seguranças e zelarem pelo bem-estar das obras de arte. Ou podem decidir que querem tentar encontrar mais respostas sobre o Universo e tornarem-se físico-matemáticos mundialmente famosos! Tudo pode acontecer.

    Todas as personagens têm uma história, ou uma memória, interessante e bonita para partilhar. Este livro, tal como o «irmão» O Que Se Faz no Teatro?, é uma homenagem, belissimamente ilustrada, a todos aqueles que alimentam e fazem acontecer a cultura no nosso país.”

    https://www.bertrand.pt/livro/o-que-se-faz-no-museu-mariana-ramos/26993059

  • “O que se faz no teatro?” de Duarte Silva e Catarina Correia Marques

    “Já decidiste o que queres ser quando cresceres? Ainda não, pois não?

    Então, muita atenção, pois este livro vai tentar convencer-te de que trabalhar num teatro é MESMO fixe!!

    Os profissionais que trabalham em teatro vão explicar-te TUDO o que precisas de saber para te decidires!”

    https://www.penguinlivros.pt/loja/lilliput/livro/o-que-se-faz-no-teatro/

  • “A escola certa para o seu filho” de Carla Marina Mendes

    “Martim tem nove anos e uma depressão infantil diagnosticada. Não gosta de ir à escola. Rita já está habituada à dislexia que, desde cedo, lhe valeu o rótulo de preguiçosa. As histórias que aqui se podem ler têm como protagonistas crianças em idade escolar e os seus pais. São crianças cujo comportamento não tem direito a ‘bolinhas’ verdes ou cujos nomes não entram nos quadros de honra. Nem sempre têm as melhores notas, porque não ‘encaixam’, porque se mexem demais, porque se concentram de menos, porque lhes falta entusiasmo ou simplesmente porque não conseguem.

    Neste livro, procura dar-se resposta a uma questão que preocupa muitos pais: qual a escola certa para o meu filho? E qual a escolas que temos? Carla Marina Mendes faz uma análise pertinente do panorama nacional atual e apresenta exemplos de diferentes pedagogias, da Waldorf ao Highscope, passando pelo Movimento da Escola Moderna ou pelo Ensino Doméstico.”

    https://www.livroshorizonte.pt/produto/a-escola-certa-para-o-seu-filho/

  • “Yoga” de Emmanuel Carrère

    “Um livro divertido e infinitamente sincero sobre a esmagadora dificuldade de sermos nós próprios. Sobre yoga e depressão, meditação e terrorismo; sobre o desejo de unidade e perturbação bipolar. Sobre coisas díspares que afinal se combinam. YOGA é um romance sobre os enigmas da vida de todas as pessoas, e uma exploração do que somos, dos nossos medos e mentiras e do esforço de nos tornarmos pessoas melhores. É uma experiência radical que questiona a nossa ideia de salvação e equilíbrio e as formas de os atingirmos. E porquê YOGA? Porque «quando se fala de duas coisas que nada têm a ver uma com a outra, a possibilidade de que, pelo contrário, estejam ligadas, é grande.» E isto é também o que o yoga nos ensina. Além de nos mostrar o seu entendimento sobre o yoga, Carrère apresenta-nos um espelho romanesco da nossa relação connosco, da paciência necessária para amarmos os outros, para nos salvarmos e vivermos melhor as nossas vidas.”

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/yoga/24645937

  • “Avozinha gângster” de David Walliams

    “O nosso herói, Ben, adormece só de pensar que tem de ficar em casa da avó. Que seca! É a avozinha mais aborrecida de sempre: só pensa em jogar jogos de tabuleiro e comer sopa de couve. Mas há dois segredos que Ben desconhece:

    • A sua avozinha é uma famosa ladra de joias.
    • E toda a vida sonhou roubar as Joias da Coroa inglesa, e agora precisa da ajuda de Ben…
      Uma história sobre preconceitos e aceitação, cheia de piadas engraçadas e palavras tolas, ao estilo bem-humorado do comediante David Walliams, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.”

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/avozinha-gangster/15873771

  • “A idade da pele” de Dubravka Ugrešić

    "A misoginia, a hipocrisia, o nacionalismo, os traumas da guerra, a cultura do consenso ou a memória entrelaçam-se nestes ensaios. Partindo de diversas referências literárias, culturais, históricas e autobiográficas — de Milan Kundera a Ninotchka, passando pelo colapso da Jugoslávia, a emigração, ou o papel da arte —, Dubravka Ugrešic, uma das maiores escritoras e cronistas do nosso tempo, debruça-se sobre os sonhos, os medos e as esperanças da vida moderna. E fá-lo com o seu humor acutilante e provocador, o seu sentido de observação humano e erudito, que faz jus às célebres palavras de Zamiatine: «A verdadeira literatura só pode existir onde for criada, não por funcionários diligentes e dóceis, mas por loucos, eremitas, hereges, sonhadores, rebeldes e cépticos.»"

    Extraído do livro

  • “Juventude(s): movimentos globais e desafios futuros”

    "Este livro, na heterogeneidade das temáticas abordadas, lança múltiplos desafios à compreensão das dinâmicas sociais e culturais subjacentes aos jovens enquanto atores de sistemas societais complexos. Estamos longe de encontrar um padrão na ação, necessariamente plural, nos diferentes grupos de jovens possuidores de capitais económicos, sociais, e culturais muito diferenciados. Todavia, a reflexão dos encontros e colóquios, organizados pelo Observatório da Juventude dos Açores, leva-nos a considerar os jovens permanente desafiados a agir e a agirem de motu próprio na complexa rede de sociabilidades, mediadas ou não pelas tecnologias da comunicação e da informação existentes nas sociedades contemporâneas."

    Extraído do livro

  • “O rei de ferro” de Maurice Druon

    “O Rei de Ferro - Filipe, o Belo - é frio, cruel, silencioso, e governa o reino sem hesitações. Apesar disso, não consegue dominar a própria família: os filhos são fracos e as esposas, adúlteras, ao mesmo tempo que a sua filha de sangue, Isabel, é infeliz no casamento com o rei inglês - que parece preferir a companhia de homens.

    Empenhado na perseguição aos ricos e poderosos Templários, Filipe sentencia o grão-mestre Jacques de Molay a ser queimado na fogueira, atraindo sobre si uma maldição que vai destruir o futuro da sua dinastia. Morre nesse mesmo ano, deixando o reino em grande desordem. O seu filho é nomeado rei, mas com a esposa presa e acusada de adultério, é incapaz de gerar um herdeiro e de garantir a sucessão.

    Enquanto a cristandade espera um papa e as pessoas estão a morrer de fome, as rivalidades, intrigas e conspirações vão despedaçar o reino e levar barões, banqueiros e o próprio rei a um beco sem saída, ao qual só parece ser possível escapar pelo derramamento de sangue.”

    https://www.fnac.pt/O-Rei-de-Ferro-e-a-Rainha-Estrangulada-Maurice-Druon/a806169

  • “Um diário de leituras: treze livros para treze meses” de Alberto Manguel

    “Que pode haver em Goethe que remeta para a vida na Argentina durante a ditadura militar? Que ligação há entre O Vento nos Salgueiros e a nostalgia de um expatriado que sofre à distância com o desaparecimento de uma amiga? Será possível ler a invasão do Iraque em Dom Quixote? E que recordações paternas despertam num filho que lê Margaret Atwood 20 anos depois de perder o pai? Quando se abre um livro, não se encontra só a história que está nas páginas. Associações, memórias, amigos, outras leituras, barulhos que chegam da rua, o lar, as notícias da aldeia e do mundo e até a identidade de quem lê, tudo se mistura no acto da leitura. Ao longo de um ano, Alberto Manguel regressa a 12 dos seus livros preferidos (mais um, Viagens na Minha Terra, acrescentado exclusivamente para a edição portuguesa) e anota num registo diferente do habitual, mais íntimo, diarístico, mês a mês, essa ligação directa entre a literatura e a vida – uma ligação que qualquer grande leitor sabe que é impossível desfazer. “

    https://www.almedina.net/um-diario-de-leituras-1650530805.html?gclid=EAIaIQobChMIhaTSt863-QIVZI9oCR1wsgmPEAQYASABEgJUGvD_BwE

  • “A minha voz é linda” de Joseph Coelho e Allison Colpoys

    “Toda a gente tem dentro de si uma voz bonita e poderosa.

    Hoje há um recital de poesia na escola.

    Uma criança tímida sente-se assustada e nervosa. É que os poemas têm de ser escritos pelos alunos e lidos em voz alta.

    Mas eis que surge alguém que a enche de coragem e lhe mostra como todos temos voz própria e o quão bela e poderosa ela pode ser.

    Um livro sobre a autoconfiança e a importância de existir quem acredite em nós para sermos capazes de nos afirmar e de manter a nossa singularidade.”

     

    https://www.penguinlivros.pt/loja/fabula/livro/a-minha-voz-e-linda/

  • “Forças de elite” de Ranulph Fiennes

    “Inspirando-se nas proezas de guerra levadas a cabo pelo pai e apoiando-se na sua própria experiência nas forças especiais, o aclamado aventureiro e ex-oficial do SAS Sir Ranulph Fiennes apresenta-nos a história das melhores forças militares de elite de sempre, como os Espartanos, os Templários, os Comandos ou os Navy SEAL.

    Seja a lutar no campo de batalha, a conquistar fortes e castelos, a resgatar reféns ou em missões de reconhecimento de alto risco, é a homens destas forças que líderes de todo o mundo têm confiado as mais perigosas missões ao longo da História.

    Dando a conhecer as suas origens e analisando o seu treino, armas e táticas, Ranulph Fiennes revela-nos as operações mais famosas de unidades que se destacaram pela sua coragem e ousadia, muitas vezes perante probabilidades impossíveis.”

    https://www.bertrand.pt/livro/forcas-de-elite-ranulph-fiennes/27090516

  • “Um amigo surpresa” de Geronimo Stilton, Giuseppe Facciotto e Daria Cerchi

    “Vão ser umas férias incríveis... com um amigo surpresa! Melhor do que isto, impossível. Ou será que... Na Vila Risadas, férias descansadas! Era o que o Geronimo Stilton pensava que ia ter quando reservou aquela fantástica casa com piscina, junto ao mar... Mas se tivesse imaginado o que o esperava, mudava logo de planos e ia antes para uma ilha deserta no oceano Rático! Estás pronto para viver mais uma bombástica Aventura com o Stilton e conhecer o seu novo amigo? Põe a toalha debaixo do braço, uns óculos de sol e... anda daí!”

    https://www.presenca.pt/products/um-amigo-surpresa

  • “Duas mulheres” de Maria Filomena Mónica

    “Esta é a história de duas mulheres de diferentes gerações que fizeram parte da vida da autora. A primeira, a sua avó, foi adolescente nos «loucos anos 20»; a segunda, a sua mãe, viveu sob o salazarismo. Maria Filomena Mónica, que atravessou as mudanças de Abril de 1974, avalia essas duas mulheres através de recordações, cartas, diários, fotografias e outros documentos.

    «Sabia que na minha família não havia nem sábios nem políticos célebres, mas de certo modo isso tornava o meu espólio mais valioso: aquelas cartas e aqueles diários haviam sido escritos por gente que não se tinha ilustrado, mas que, fosse por que fosse, decidira escrever. Sobre heróis, as biografias existem em catadupa; sobre os indivíduos com uma vida “normal”, poucas. Ora, estas são frequentemente mais capazes de nos revelar uma época do que aquelas. O facto de, há alguns meses, ter sido obrigada a abandonar o andar que alugara a fim de pôr os meus livros após a reforma da Universidade em 2002 obrigou-me a juntar documentos que andavam por esconsos.»

    https://relogiodagua.pt/produto/duas-mulheres-pre-venda/

  • “Uma história branca?” de Manuela Castro Neves

    “Um ovo de galinha, um queijo de ovelha, um boneco de neve, uma raposa do ártico, uma avó e um neto são candidatos a personagens de uma história que a si própria se quer completamente branca. Porém, devido a um ou outro pormenor da sua aparência, acabam por ser rejeitados, não conseguindo qualquer papel. Desanimados, preparam-se para regressar a casa, quando um acontecimento inesperado os junta numa outra história, desta vez cheia de cor e de ternura, realçando também a importância da interajuda e da solidariedade. Um texto composto por diversas sequências narrativas curtas, ritmadas e onde o insólito e o humor, sublinhados pela ilustração, estão bem presentes.”

    https://www.bertrand.pt/livro/uma-historia-branca-manuela-castro-neves/27061451

  • “Socorro, a minha mãe está avariada!” de Álvaro Magalhães

    “Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Fred, o Estranhão, está de volta com novas e inesperadas peripécias. Desta vez, enfrenta o pior pesadelo de qualquer filho: uma avaria da mãe; ajuda a avó a decifrar o Grande Mistério (da vida depois da morte); foge para uma ilha deserta sem sair do quintal; e envolve-se num caso policial - o estranho caso da orelha cortada. E ele que só queria ter uma vida normal, sem sobressaltos... Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não?”

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-estranhao-socorro-a-minha-mae-esta-avariada-/16467760

  • “Doutora tiradentes” de David Walliams

    “A escuridão invade a cidade. Crianças que deixam os dentes debaixo da almofada para a Fada dos Dentes, à espera de um presente, acordam e encontram… uma aranha viva e centenas de pulgas aos saltos na cama! Algo de muito maléfico espreita nas sombras. Cuidado! Esta é uma história de terror. Com muitas palavras inventadas.”

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/doutora-tiradentes/16189207

  • “Contos de Odessa” de Isaac Babel

    “«A Odessa de Babel é um lugar único, é uma amálgama de objetos, de sensações, de cores, de cheiros. Tudo se pode tocar, cheirar e provar. E a língua de Odessa não é exceção. As palavras são personificadas e podem ser metidas no bolso, podem ser apalpadas, podem ser seguradas entre os dentes. A fala de Odessa é uma fonte de divertimento do autor. As personagens exprimem­‑se principalmente em russo, mas o seu discurso está salpicado de incoerências ou de construções agramaticais, espelhando a influência do ucraniano, do iídiche, do moldavo, do francês e do inglês, entre outros idiomas. Outras vezes fazem a transferência direta do hebraico antigo na referência aos numerais (exemplo: “sessenta vacas leiteiras, menos uma”, em vez de dizerem simplesmente cinquenta e nove). Muitas estruturas são também conseguidas a partir de construções em iídiche. Pode pois dizer­‑se que os habitantes de Odessa falam uma língua singular que não existe em mais lugar nenhum.» [Do prefácio de Nailia Baldé a Contos Escolhidos]

    https://relogiodagua.pt/produto/contos-de-odessa-pre-venda/

  • “Eu, robô” de Isaac Asimov

    “Publicado em 1950, Eu, Robô tornou-se um clássico da ficção científica. Nesta obra, Isaac Asimov fala-nos do desenvolvimento dos robôs, come ando com a relação entre um deles e uma rapariga que o trata como um companheiro de brincadeiras. Mas é aqui que enuncia aquelas que ainda hoje são consideradas as três leis fundamentais da robótica do ponto de vista humano. Essas normas são: — um robô não pode ferir um ser humano ou permitir que ele sofra; — um robô deve obedecer às ordens que lhes são dadas por seres humanos, exceto nos casos em que entram em conflito com a necessidade de não lhes causar qualquer mal; — um robô deve proteger a sua própria existência, desde que não entre em conflito as duas primeiras leis.”

    https://relogiodagua.pt/produto/eu-robot-pre-venda/

  • “Eu respeito todos” de Ana Viegas e Soraya Meyer

    "Sabes respeitar? De que forma respeitas? Respeitas todos? Esta história introduz o tema do respeito, assim como da relação com os animais e os mais velhos, descrevendo a prática do voluntariado como uma forma de contacto enriquecedora."

    Extraído do livro

  • “101 vozes pela sustentabilidade: por um desenvolvimento responsável”

    "Juntos, podemos pôr as pessoas e o planeta em primeiro lugar." Em nota introdutória, António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas resume bem desta forma, numa única frase, a razão do livro "101 Vozes pela Sustentabilidade", que reúne a opinião de uma centena de autores dos mais variados sectores da sociedade civil, empenhados em assegurar o desenvolvimento responsável em cada uma das suas organizações a bem das pessoas, do país e do planeta. Um desenvolvimento responsável que não passa apenas pela acção climática, mas pelos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU: do combate à pobreza às energias renováveis, da educação à justiça, da saúde ao trabalho digno. A sustentabilidade exige compromissos e este é um livro sobre como podemos e devemos mudar de mentalidade e como podemos e devemos fazer diferente."

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/historia-e-politica/politica/101-vozes-pela-sustentabilidade/~

  • “Sonechka” de Ludmila Ulitskaya

    “Uma história subtil e inteligente sobre o destino de uma mulher, tendo como pano de fundo a História da Rússia no século xx — o regime soviético e o seu desmoronamento. Desde a mais tenra idade que Sonechka, uma rapariga invulgar e pouco atraente, se refugia obsessivamente na leitura, a ponto de tratar personagens inventadas como pessoas reais. Com o início da guerra, Sonechka parte para Sverdlovsk, onde encontra trabalho como bibliotecária. Aí conhece Robert Viktorovich, um artista recém-libertado de um campo de trabalho forçado soviético, que, de rompante, lhe pede em casamento. Seguem-se anos de satisfação, em que o amor conjugal, a maternidade e os cuidados do lar passam a ocupar o centro da vida de Sonechka, trazendo-lhe uma felicidade que ela nuncasonhou merecer e que sobreviverá ao período difícil do pós-guerra e ao surgimento de um surpreendente triângulo amoroso. Publicado em 1995 e amplamente traduzido e premiado, Sonechka é o primeiro romance de Ludmila Ulitskaya e o início de uma fulgurante carreira que a consagrou como um dos nomes cimeiros da Literatura contemporânea internacional. Uma história subtil e inteligente sobre o destino de uma mulher, tendo como pano de fundo a História da Rússia no século XX — o regime soviético e o seu desmoronamento.”

    https://www.wook.pt/livro/sonechka-ludmila-ulitskaya/27032287

  • “Zoobiquidade: o que os animais nos podem ensinar sobre sermos humanos” de Barbara Natterson-Horowitz e Kathryn Bowers

    “Os animais têm muito a ensinar-nos acerca da mente e do corpo humanos; o terreno biológico comum entre os seres humanos e os outros animais pode ser estudado para diagnosticar, tratar e curar pacientes de todas as espécies. A esta nova abordagem interespécies, a médica e investigadora Barbara Natterson-Horowitz e a jornalista de ciência Kathryn Bowers deram um novo nome: zoobiquidade.

    A explosão recente de doenças infetocontagiosas, como o VIH, o vírus do Nilo Ocidental, a covid-19 e outras doenças com origem em animais, tem encorajado novos esforços à escala global para aproximar as medicinas animal e humana - para benefício de todos. Zoobiquidade é o primeiro livro a explorar muitos dos problemas de saúde comuns a seres humanos e outros animais, trazendo à luz descobertas reveladoras sobre potenciais tratamentos para doenças como a diabetes, o cancro, e doenças cardíacas e mentais.

    Mas esta investigação vai além dos campos académicos e médicos, abordando temas e questões das mais diversas áreas. O que têm em comum uma tribo de símios e uma empresa da Fortune 500? O que há de semelhante entre os sistemas políticos humanos e os comportamentos territoriais de alguns animais? E será que todos os animais - e não apenas nós - procuram conforto na comida e fuga em narcóticos? Ou exibem sintomas de depressão? Ou se debatem com questões de organização de tarefas e cuidado de crias?

    Uma abordagem profundamente inovadora, transcendendo as fronteiras das disciplinas e das espécies, que vai transformar o modo como vê o mundo animal - e como se vê a si mesmo.”

    https://www.wook.pt/livro/zoobiquidade-dr-barbara-natterson-horowitz/24572302

  • “O neoliberalismo não é um slogan” de João Rodrigues

    “Através da interpretação dos contributos teórico-práticos de alguns dos principais ideólogos neoliberais - de Friedrich Hayek a Aníbal Cavaco Silva -, O Neoliberalismo não É Um Slogan procura corroborar a seguinte hipótese: o neoliberalismo foi - e ainda é - um poderoso processo político-ideológico de promoção do desencantamento em relação a uma política democrática tornada tantas vezes impotente na prática, com o capitalismo dito supranacional a ser apresentado como irreversível e quase-natural. Contudo, e apesar da luta sem quartel das elites dominantes contra a ideia de soberania nacional e democrática na economia, o que aqui se mostra também é que o balanço do neoliberalismo não é brilhante: estagnação, desigualdade social crescente e incapacidade de resolver o maior fracasso dos mercados da história da humanidade - as alterações climáticas.

    E que há um outro caminho: reencantar a economia através de alternativas institucionais a nível dos Estados, reconhecendo a plasticidade mas também os limites dos mercados, circunscrevendo-os e subordinando-os às prioridades colectivas.”

    https://www.wook.pt/livro/o-neoliberalismo-nao-e-um-slogan/26877142

  • “Pico seis dedos no planeta azul” de António Vilhena e Patrícia Roque

    “Joana era uma menina frágil e com dificuldades de comunicação, por isso, criou uma personagem: Picó Seis Dedos. A sua família cresceu ao sabor da imaginação da pequena Joana. No dia do seu aniversário, à hora da festa, Joaninha apresentou os seus bonecos: a família Picó. Era uma família muito diferente: todos tinham seis dedos. As crianças eram felizes e os adultos – que contavam histórias muito antigas aos mais novos – viviam eternamente. A música soltava-se das suas vozes e encantava o universo. A família da Joaninha descobriu, finalmente, que ela inventava histórias para comunicar e ser mais feliz.”

    Extraído do livro

  • “A caminho da grande final” de Álvaro Magalhães

    “Os Indomáveis falharam a qualificação para a final four da Superliga Nacional. E empataram (4-4), em casa, o primeiro jogo da meia-final da Liga Europeia, com uma equipa italiana, o Napoli. Entre zangas, conflitos e paixões, eles viajam para Itália, onde vão jogar o acesso à final da Liga Europeia. Um clube fundado por rapazes que ainda há pouco jogavam futebol num descampado, numa grande final? Parece um milagre. Mas eles sabem que nada é impossível e tudo - até isso - pode acontecer.

     

    Lês e esqueces que estás a ler.

    Pensas que estás a jogar, a viver.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/os-indomaveis-f-c-a-caminho-da-grande-final/25430189

  • “300 mil anos de ansiedade” de Gustavo Jesus

    “Imagine-se a passear numa rua escura e isolada. De repente, ouve alguém a aproximar-se… o coração acelera, a respiração fica mais rápida, sente as mãos frias e suadas. Já está prestes a fugir, mas é apenas uma das suas vizinhas a fazer jogging. O medo que sentiu é absolutamente natural.

     

    Durante perto de 300 mil anos, os antepassados reagiram da mesma maneira a ameaças que punham em causa a sua sobrevivência. Essa resposta aos perigos foi transmitida de geração em geração até hoje. o mesmo se passou com a ansiedade e com a depressão. Acontece que os tempos mudaram. E é notório o desajuste entre o modo como fomos programados e as exigências da vida contemporânea.

     

    Um simples exame de Matemática ou uma fila no trânsito são percebidos como uma ameaça (predadores!) e podem desencadear respostas excessivas (como ataques de pânico). Em 300 Mil Anos de Ansiedade, Gustavo Jesus explica-nos porque ainda hoje temos stress, ansiedade e depressão. Fala-nos dos fatores ambientais e genéticos por detrás das perturbações psicológicas, das hormonas, do funcionamento do cérebro, da farmacologia, da atividade física e da alimentação. Assim, mais facilmente percebemos quando precisamos de pedir ajuda - ou quando é preciso ajudar alguém que nos é próximo.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/300-mil-anos-de-ansiedade-gustavo-jesus/27061448

  • “Os suicidas” de Antonio di Benedetto

    “Um jornalista, figura egocêntrica, melancólica e pouco apreciada pelos demais, assíduo frequentador de cinemas e de encontros de boxe, é incumbido de escrever uma série de crónicas sobre os suicídios que têm ocorrido na cidade.

     

    Com Marcela, a fotógrafa, embrenha se no seu trabalho de investigação, que tem tanto de policial como de ensaio antológico sobre esse acto misterioso e derradeiro, e acaba por se isolar quase masoquistamente na sua obsessão, com consequências para a sua vida familiar e amorosa: há mais de uma dezena de suicidas na família, incluindo o seu pai, que se matou aos trinta e três anos, idade que o protagonista está em vias de completar. À medida que a data fatídica se aproxima, uma questão torna-se premente: será o suicídio hereditário?

     

    Romance que encerra a Trilogia da Espera — iniciada com Zama e continuada com O Silencieiro —, Os Suicidas, de Antonio Di Benedetto, prolonga, com a sua arte da precisão e da ironia, esse solilóquio narrativo que se propõe representar o mundo e a impossibilidade de nele viver, e que constitui um dos momentos culminantes da literatura em língua castelhana do século XX.”

     

    https://www.wook.pt/livro/os-suicidas-antonio-di-benedetto/26993047

  • “Basalto de sangue” de António Pascoal

    “No extenso e perigoso mar azul habita um imponente farol de basalto com uma heroica história de um povo, que vive ao sabor das brumas e calamidades.

     

    Na força da natureza onde a beleza e o sentimento se fundem e se derretem no verde, verde verdejante, surge uma família repleta de fé, no caminho do amor e nas ondas da esperança.”

     

    https://www.chiadobooks.com/livraria/basalto-de-sangue

  • “A pediatra” de Andréa del Fuego

    “Cecília não encaixa em estereótipos: é casada mas não tem nem deseja ter filhos, quase nem olha para o marido mas vive uma sexualidade plena fora de portas, e é pediatra mas detesta crianças.

     

    Exacerbadamente egocêntrica e pragmática, orienta o seu quotidiano de acordo com caprichos, sem compromissos nem sentimentalismos. Está bem instalada na vida que construiu: um consultório bem-sucedido, um casamento aborrecidamente estável e uma vida interior selvaticamente livre.

     

    Tudo ameaça mudar quando surge em cena um pediatra humanista, atento às medicinas alternativas e aos partos naturais, que começa a roubar pacientes a Cecília. Ao mesmo tempo que o casamento vai ruindo, o filho do seu amante desperta na pediatra sentimentos que ela nunca antes imaginara. Nesta encruzilhada, Cecília vê-se compelida a repensar os caminhos da sua vida, comovendo e divertindo o leitor em doses generosas.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-pediatra-andrea-del-fuego/27144000

  • “Senhora do meu destino” de Lesley Pears

    “Esta é a história de três mulheres talentosas e lutadoras.

     

    É a história de Mabel, cujo amor por um homem viciado no jogo quase a leva à loucura. É a história de Amy, que se casa com um homem destruído pela guerra e pelos seus próprios fracassos. E é a história de Tara, que cedo decide quebrar o ciclo de miséria e violência da sua família. E tenciona fazê-lo através da moda, que a fascina desde criança.

     

    Para isso, Tara terá de lutar contra o legado que lhe foi deixado pela mãe e pela avó e enfrentar os perigos do popular bairro londrino onde mora e convive com gangues, patifes, comerciantes e mulheres frívolas.

     

    Mas a maior ameaça à realização dos seus sonhos pode vir de onde menos se espera: ela própria, sobretudo se não contrariar a avassaladora paixão que sente desde sempre pelo encantador - e terrível em igual medida - Harry Collins.

     

    Conseguirá Tara ser senhora do seu destino e viver de acordo com as suas regras?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/senhora-do-meu-destino-lesley-pearse/26895826

  • “12 regras para a vida” de Jordan B. Peterson

    “Muito antes de existirem dinossauros, já as lagostas povoavam a Terra. Há 350 milhões de anos que obedecem a uma rígida estrutura hierárquica. As mais fortes têm direito ao melhor território, à melhor comida, às melhores fêmeas. As mais fracas vergam-se à autoridade - a ponto de caírem em depressão. A organização social das lagostas é o ponto de partida da primeira regra deste livro: Levante a Cabeça e Endireite as Costas. Não é uma metáfora: ou somos verticais ou somos esmagados. No limite, trata-se de uma escolha individual, e é de escolhas (e responsabilidades) que trata este livro.

     

    Para Jordan B. Peterson - um dos mais polémicos pensadores contemporâneos -, vivemos num mundo caracterizado ou pela ausência de valores ou pela entrega a crenças totalitárias. Ora, quando não há valores, falta-nos um sentido para a existência; mas se aderimos cegamente a uma crença, colocamo-nos em confronto com as restantes. A alternativa é assumir as nossas responsabilidades individualmente. Quando o autor nos diz para pôr a nossa casa em ordem antes de criticarmos os outros ou para nos compararmos só connosco, está a oferecer-nos modelos de pensamento.

     

    Cada uma dessas regras, ancorada na mitologia, religião e filosofia, obriga-nos a repensar tudo aquilo em que acreditamos. 12 Regras Para a Vida é uma obra corajosa, transformadora, que nos revela "um dos mais importantes pensadores a ascender à ribalta mundial nos últimos anos" (segundo a revista Spectator).

     

    Findo o livro, nunca mais verá uma lagosta da mesma maneira. E se começar a levantar a cabeça e endireitar as costas, o triunfo não será do autor mas seu.”

     

    https://www.wook.pt/livro/12-regras-para-a-vida-jordan-b-peterson/22212475

  • “A mais breve história da China” de Linda Jaivin

    “À medida que avançamos pelo século asiático adentro, prestamos cada vez mais atenção à China - a superpotência económica, a sociedade em rapidíssima modernização, o jogador geopolítico crescentemente assertivo. Para irmos além dos chavões sobre esta antiga e prestigiada nação, devemos conhecer o seu passado vibrante e tumultuoso - uma história repleta de personagens fascinantes, de celeumas filosóficas e de golpes palacianos, de conflitos militares e de tumultos sociais, invenções artísticas e inovações tecnológicas.

     

    A Mais Breve História da China conta o caminho percorrido por este país, desde as suas origens tribais e eras imperiais até ao Partido Comunista liderado no presente por Xi Jinping - incluindo as pouco conhecidas histórias das mulheres chinesas que se distinguiram, e os espetros da corrupção e da desunião que continuam, ainda hoje, a ensombrar a República Popular.

     

    Uma talentosa escritora e historiadora rigorosa, a sinóloga Linda Jaivin resume, de forma magistral, o percurso desta civilização e o seu presente poder global num livro de leitura indispensável.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-mais-breve-historia-da-china-linda-jaivin/27061430

  • “O segredo da lagoa escura” de Nuno Matos Valente

    “Em agosto de 1881, partia da Gare de Santa Apolónia de Lisboa uma expedição inspirada pelas grandes incursões dos exploradores portugueses Serpa Pinto, Roberto Ivens e Brito Capelo ao coração africano. Lideradas pelo próprio Capelo e pelo médico Sousa Martins, vinte e três carruagens carregadas de homens e material científico partiam à descoberta de cumes inóspitos e neves perpétuas, de lendas de marés e naufrágios em lugares longe do mar, guiados, sem saberem, pela história da baleia mais famosa do mundo. Nesta história, baseada em acontecimentos e personagens reais da História de Portugal, o autor recupera o imaginário fantástico da época e faz o retrato de um final de século onde a possibilidade de descoberta era ilimitada e a fronteira do desconhecido ficava, tantas vezes, ainda ao pé da porta.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-segredo-da-lagoa-escura-nuno-matos-valente/24590417

  • “Será isto de que estás à procura?” de J. Krishnamurti

    “A sabedoria do professor indiano J. Krishnamurti, inspiradora de tantos outros oradores e filósofos, surge nesta obra detalhada de forma especialmente compreensível.

    Krishnamurti oferece o seu inspirador entendimento sobre os valores essenciais da vida humana: os relacionamentos. Das ligações primordiais aos nossos pais até às que desenvolvemos com os nossos filhos, passando pelas que alimentamos com amigos e amantes, o autor responde, com uma admirável clareza, às questões mais profundas que nos acompanham.

    Num permanente tom de humildade e distanciamento, Krishnamurti representa um caminho para a simplicidade, para a paz de espírito, para a forma como nos compreendemos a nós e aos outros.”

     

    https://www.wook.pt/livro/sera-isto-de-que-estas-a-procura-j-krishnamurti/27009998

  • “Diário de um sem-abrigo” de Jorge Costa

    “«Jorge Costa viveu o ser sem-abrigo com total e contundente independência crítica. Mesmo quando conheceu a experiência de uma casa, estilo quase Housing First, manteve sempre a ligação à rua, a vivência da rua, a memória da rua. Daí a força do presente testemunho. Distanciado, na análise lúcida do seu percurso, no meio de tantos outros, tão diversos. Capaz de avaliar as fragilidades, mas também a coragem cívica de lutar, até ao fim, por uma causa que sabia coletiva.»

    Presidente da Républica, Marcelo Rebelo de Sousa in Prefácio

     

    «Ao relatar a sua história, ele relatou a de tantos a quem viramos a cara quando nos cruzamos com eles. Talvez agora que o Jorge Costa já cá não está, ele tenha passado a existir não numa estrelinha a brilhar no céu - não há assim tanta utilidade para estrelinhas, pois não? - mas no olhar de todos os homens e todas as mulheres que vagueiam pelas ruas, ao frio, ao calor, à chuva, ao vento, sujeitos a violência, a fome, à crueldade de existir.»

    Nuno Markl”

     

    https://www.wook.pt/livro/diario-de-um-sem-abrigo-jorge-costa/27061439

  • “Políticas de poder” de Margaret Atwood

    “Inicialmente publicado em 1971, Políticas de Poder, de Margaret Atwood, envolve os leitores numa dança vital entre a mulher e o homem. Os seus poemas mantêm-se hoje tão iconoclastas como há cinco décadas. Ocupam um lugar de intimidade no político e no mítico.”

     

    https://www.wook.pt/livro/politicas-de-poder-margaret-atwood/26853361

  • “A vida é maravilhosa” de Frank Martela

    “Perceber o sentido da própria existência é fundamental para vivermos com motivação, satisfação e alegria - e, sobretudo, para conseguirmos tirar o máximo partido da vida. Vários estudos sugerem que as pessoas com uma forte noção do seu propósito existencial têm mais saúde e vivem mais e melhor.

     

    Neste livro, Frank Martela esclarece por que motivo sentimos uma insatisfação permanente e estamos constantemente à procura de algo mais. Numa série de reflexões perspicazes e motivadoras, dotadas de um refinado sentido de humor, o autor analisa as grandes questões existenciais no contexto da vida moderna, oferecendo uma nova abordagem para alcançarmos uma vida mais plena, que passa por fazermos coisas significativas para nós (realização pessoal) de uma forma que nos torne significativos para outras pessoas (realização social).”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-vida-e-maravilhosa-frank-martela/27032283

  • “Fazedores de areia” de Vítor Gameiro Pais

    “Fazedores de Areia constrói em dezasseis pequenos contos um imaginário entre o onírico surrealista e o realismo fantástico, pleno de ironia sardónica e toques de humor capazes de surpreender o leitor.

     

    Trata-se de uma narrativa inverosímil e imprevisível, em torno da profissão de artista: pintores, escultores, músicos, escritores, um arquiteto, uma dançarina, um joalheiro, entre outros, retratados através de uma escrita delicada, atenta e minuciosa, por vezes poética, mas sempre imbuída de sentido crítico.

     

    Um livro de contos diferente, que apenas obedece às suas leis internas, ultramodernas e inesperadas.”

     

    https://www.wook.pt/livro/fazedores-de-areia-vitor-gameiro-pais/26989983

  • “Quando eu for grande... quero ser jornalista!” de Carlos Campaniço

    “A Daniela tem muitos amiguinhos, mas brinca pouco com eles porque prefere ir para a biblioteca ler livros e sonhar...

     

    E ela sonha ser jornalista!

     

    Certo dia, depois de uma conversa entre ela e um amigo, desperta o interesse da turma sobre quais as caraterísticas da profissão de jornalista ao ponto de quererem fazer um jornal...”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/quando-eu-for-grande-quero-ser-jornalista-nathalie-dias/26889422

  • “Oh, William!” de Elizabeth Strout

    “No regresso da personagem Lucy Barton — protagonista dos romances O Meu Nome é Lucy Barton e Tudo é possível —, encontramos, desta vez, uma mulher madura, que conquistou fama e sucesso enquanto escritora.

     

    Um acontecimento inesperado traz de volta à vida de Lucy o seu primeiro marido, William, alguém que foi sempre um mistério para ela. Misteriosa é também a forte ligação que os une ainda. Lucy acaba de ficar viúva, William atravessa uma crise no seu terceiro casamento, enquanto procura descobrir um segredo do passado da mãe. É a Lucy que William pede apoio e companhia. Juntos iniciam um périplo geográfico e emocional que os levará para longe de Nova Iorque.

     

    Ao evocar o passado de ambos — os tempos da faculdade, o nascimento das filhas, a dissolução do casamento e as vidas refeitas com novos companheiros —, Strout compõe o retrato de uma convivência de décadas, conturbada e cúmplice. à medida que a narrativa avança, entrevemos as forças silenciosas que mantêm Lucy e William unidos. Percebemos também que, para se habitar em pleno uma nova vida, é preciso sarar feridas e celebrar o que se conquistou.

     

    Oh, William! — saga familiar cujo esqueleto vai sendo desmontado em camadas — assenta num ponto nevrálgico: a voz indómita de Lucy Barton, veículo para uma reflexão profunda e delicada sobre a existência, qualidade presente em todos os livros da magistral Elizabeth Strout. Um romance luminoso sobre o amor, a perda e os segredos de família que regressam sem aviso e nos deixam aturdidos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/oh-william-elizabeth-strout/27090509

  • “A rapariga no abismo” de Charlie Gallagher

    “O corpo de uma rapariga foi abandonado num velho celeiro de um terreno rural no sul de Inglaterra. O assassino deixou-a fechada dentro de um contentor metálico cuidadosamente posicionada em frente a uma câmara de vídeo ligada a um smartphone. É um dos seus prazeres secretos, ficar a admirar o resultado da sua obra, a decomposição progressiva do corpo.

     

    Porém, quando chegou a casa e ligou o ecrã, algo lhe chamou a atenção: pareceu-lhe vislumbrar o corpo da rapariga a mexer-se. Primeiro, um pequeno gesto, depois outro mais. Afinal, estava viva. Alguma coisa correu mal. Primeiro, isso começou por irritá-lo, mas depois recompôs-se. Já não conseguia conter o entusiasmo e a ideia de repetir tudo novamente.

     

    Entretanto, a polícia recebeu a participação do desaparecimento de uma jovem com problemas de álcool. A contar com esta, é a décima sexta vez que está desaparecida. Parece uma perda de tempo. Mas a detetive Maddie Ives tem um mau pressentimento e decide investigar.

     

    O tempo escasseia. O assassino já identificou o seu próximo alvo. E a rapariga dentro do contentor não pode esperar mais. Apenas uma ténue esperança lhe permite supor que a sua história ainda não chegou ao fim.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-rapariga-no-abismo-charlie-gallagher/27014802

  • “O dom da gratidão” de Louise L. Hay

    “Cada dia das nossas vidas, o Universo abençoa-nos; o segredo da felicidade consiste em reconhecer, aceitar e desfrutar dessas bênçãos da vida. Este pequeno volume, repleto de afirmações e ensinamentos de Louise Hay sobre autoestima, alegria e gratidão, contém ainda espaço para apontar as suas próprias experiências e reflexões - uma forma de agradecer à vida por todas as coisas boas com que nos presenteia, e também de propagar energia positiva pelo Universo.”

     

    https://www.pergaminho.pt/produtos/ficha/o-dom-da-gratidao/26610104

  • “Rali pedra solta” de Nuno Caravela

    “A mais divertida prova de rali da pré-história está quase a começar na cidade de Pedras Novas. E este ano conta com a participação de uma terceira equipa, disposta a tudo para ganhar… até fazer batota.

     

    Entre os mais loucos bichos-carros que possas imaginar, monstros anfíbios, matas sombrias e, claro, muitas derrapagens e saltos sobre pedras e calhaus, o que vai andar sempre em grande velocidade são as gargalhadas.

     

    Diverte-te a ler e… Junta-te ao Bando!”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-bando-das-cavernas-n-38-nuno-caravela/27144009

  • “O rapaz que voou até ao mar” de Conceição Dinis Tomé

    “O que significa ter uma casa e uma família?

    Quanto vale ter amigos? Quase todos crescemos sabendo que pertencemos a um lugar, que estamos rodeados por quem gosta de nós e nem pensamos nisso. Mas essa não é a história do rapaz que voou até ao mar…

     

    Naquela noite, o rapaz fugiu de casa. Ainda não sabia que não seria a última vez. Veloz, na sua bicicleta, atravessa a ponte e pedala até à casa do Jonas. Procura o amigo, um lugar seguro para se refugiar.

     

    De que foge o rapaz que quer aprender a voar? Por quantas casas, quantas aventuras e desventuras terá de passar para encontrar o seu lugar? Conseguirá descobrir a verdade sobre os pais, sobre ele próprio?

     

    Contada na primeira pessoa, esta é a história de um rapaz - que podia ser qualquer um de nós - à procura de si mesmo, de uma casa e de uma família. É a história de como a amizade, o amor e a esperança estão sempre de mãos dadas com as coisas boas da vida. E de como nunca devemos desistir de tentar voar sem limites, até ao infinito, até ao mar.”

     

    https://www.presenca.pt/products/o-rapaz-que-voou-ate-ao-mar

  • “Os cavalos de Hitler” de Arthur Brand

    “A incrível – e verdadeira – história de um dos roubos mais extraordinários do século XX.

    Quando o detetive Arthur Brand é convocado para uma reunião com o seu antigo mentor e esquivo negociador do mundo da arte, recebe uma pista que poderá solucionar um dos mistérios da Segunda Guerra Mundial: o que realmente aconteceu às estátuas favoritas de Hitler, os Schreitende Pferde («cavalos galopantes») de Josef Thorak, que todos julgavam desaparecidas durante o bombardeamento de Berlim. Contra todas as probabilidades, a pista revela-se verdadeira e Brand lança-se na busca das estátuas. Isto leva-o a mergulhar num mundo terrível, onde a ideologia nazi continua bem viva e a ser financiada pela venda de memorabília do Terceiro Reich. As apostas são cada vez mais altas à medida que Brand e a sua equipa, com o precioso auxílio de um comissário da polícia alemã, preparam uma armadilha para apanhar os criminosos que tentam vender as estátuas no mercado negro. Mas quem são esses criminosos? E conseguirá Brand desmascará-los antes que a sua verdadeira identidade seja descoberta?”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/os-cavalos-de-hitler/25512698

  • “Eles: uma sequência de apreensão” de Kay Dick

    “Obra-prima perdida da distopia, Eles é um romance passado numa Inglaterra onde os livros são confiscados e a National Gallery esvaziada. É por isso uma meditação sobre arte, memória e inconformidade.

     

    Com um prefácio de Carmen Maria Machado, é agora recuperada esta distopia clássica e radical que ficou esquecida no tempo, mas que se revela hoje mais atual do que nunca.”

     

    https://www.wook.pt/livro/eles-kay-dick/26677959

  • “Este livro é cinzento” de Lindsay Ward

    “O Cinzento quer muito ser incluído, mas as outras cores estão sempre a deixá-lo de fora, e é aí que ele decide criar o seu próprio projeto: um livro todo cinzento!

    Era uma vez um lobo, um gatinho e um hipopótamo…

    O Cinzento está entusiasmado com a sua história, mas, página após página, começam a aparecer as cores primárias e secundárias… e não são muito simpáticas.

     

    Este é um livro dentro de outro livro, que explora o sentimento de ser incluído, de ser apreciado pelos outros, e de olhar para as coisas de uma outra perspetiva, enquanto introduz de forma divertida os conceitos básicos das cores.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/este-livro-e-cinzento-lindsay-ward/26726615

  • “De que cor é?” de Lisa Lupano

    “Aprende as cores e as formas de maneira divertida!

     

    Aprende as cores, conhece as formas, completa os puzzles, desenha um navio pirata, pinta um arco-íris e muito mais!

     

    Atividades simples e divertidas, que motivam as crianças para um mundo de pequenas descobertas e grandes aprendizagens!”

     

    https://www.wook.pt/livro/de-que-cor-e-lisa-lupano/25878298

  • “Pig, o pug” de Aaron Blabey

    “O Pig tem um paciente e fiel amigo, o Tobias, um salsichinha que não desiste de buscar no Pig o que este tem de melhor. O Pig é um cão, mas não é um cão normal. É do mais egoísta que possas imaginar. Está sempre mal-humorado e é muito malcriado. Nunca quer partilhar nada, e o pobre do Tobias carrega com as culpas das suas travessuras. Mas algo de inesperado vai suceder. Felizmente, Pig, o Pug vai aprender uma importante lição. Será?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/pig-o-pug-aaron-blabey/24351837

  • “Ás de espadas” de Faridah Àbíké-Íyímídé

    “Quando dois alunos da elitista escola privada Niveus, Devon Richards e Chiamaka Adebayo, são selecionados para fazer parte dos delegados de turma, parece que o seu ano está a começar da melhor maneira. Afinal, não só fica ótimo no currículo para a faculdade, como os coloca oficialmente na corrida para orador de final de ano.

    Porém, logo após o anúncio ser feito, alguém intitulado Ases começa a enviar mensagens de texto anónimas para revelar segredos sobre os dois que viram as suas vidas de cabeça para baixo e ameaçam os seus futuros cuidadosamente planeados.

    O Ases não dá sinais de querer parar, e o que parecia uma brincadeira doentia, rapidamente se transforma num jogo perigoso, com todas as cartas contra eles. Serão Devon e Chiamaka capazes de pará-lo antes que as coisas se tornem incrivelmente mortais?

     

    O primeiro livro de Faridah Àbíké-Íyímídé é da mais pura atualidade: está repleto de camadas, de sexualidade, de homofobia, de racismo institucionalizado, de ódio, de supremacias, porém também de coragem, de amor pelas pessoas, pelas causas. Ás de Espadas é um trunfo no jogo das nossas mentalidades.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/as-de-espadas-faridah-abike-iyimide/25720528

  • “A terceira Índia” de Iris Bravo

    “Sofia tem 32 anos, é professora num colégio em Lisboa e casada com um arquiteto de uma família nobre ribatejana. Ele conservador e ela liberal, não tinham nada em comum quando se apaixonaram numas férias de verão dez anos antes. Viveram um namoro feliz seguido de um casamento de sonho, desgastado pela sua obsessão por uma gravidez.

     

    Quando descobre que foi traída, Sofia aceita uma proposta para substituir a sua mentora e viaja para o interior de Moçambique.

    Disposta a viver aventuras, envolve-se com Alex, um homem que a atrai, apesar dos seus modos secos e do pressentimento de que lhe esconde algo.

     

    Corajosa e determinada, Sofia irá descobrir tudo aquilo de que é capaz, incluindo arriscar a sua vida.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-terceira-india-iris-bravo/24122450

  • “À beira do fim” de Brad Thor

    “A recompensa mais avultada do mundo cai agora como um machado sobre a cabeça do maior espião americano. A sua única hipótese de sobrevivência é ser mais astuto e mais rápido - e ganhar tempo suficiente aos seus inimigos para descobrir a verdade.

     

    Porém, para levar a cabo a sua mais perigosa missão até ao momento - uma missão que já ceifou as vidas de pessoas muito próximas do nosso herói, tal como a sua mulher - Scot Harvath vai precisar de ajuda. E não será pouca.

     

    Sem saber em quem confiar, Harvath encontrará um aliado improvável numa agente dos serviços secretos noruegueses, Sølvi Kolstad. Tão astuta como ele, tão… letal como ele e igualmente decidida, Sølvi não só tem todas as competências técnicas para a missão, como partilha um passado cruel, interrompido demasiadas vezes. Tal como Harvath.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-beira-do-fim-brad-thor/25555038

  • “Um caminho açoriano” de António Pascoal

    “Segue por uma íngreme e sangrenta arriba, uma parteira do povo. De mãos humildes, conduzida por crenças e costumes, carrega abençoada um dom divino e traz ao mundo uma criança à sombra de um milagre. Ao olhar da Nossa Senhora do Rosário, um pequeno pedaço de terra deitado em mar revolto, resiste na dor e na insegurança. A crueldade espreita e se deita em calamidades. A ilha treme, ressoa a inquietação e o medo, ferozmente ceifa vidas, e deita ao mar todo o sacrifício de uma vida. A insegurança e o temor surgem por todo o lado, é a debandada nos confins da dolorosa emigração. Uns têm sorte, outros não, mas a força das raízes apela. Longe, vai a saudade da juventude e regressam em ventos de esperança e relembrada felicidade. Humildes abraços de atrasadas alegrias, reacendem os corações e o amor acontece.”

     

    https://www.chiadobooks.com/livraria/um-caminho-acoriano

  • “Miúdos & ecrãs” de Rute Agulhas

    “A maior parte das crianças e jovens nasce e cresce no mundo das tecnologias. Fazem parte do seu dia a dia todo o tipo de dispositivos como computadores, tablets, telemóveis e produtos como websites, jogos, histórias interativas, redes sociais, etc., que podem ser vistos, ouvidos, lidos, jogados ou criados nesses dispositivos. Por isso são designados como nativos digitais, enquanto os seus pais, familiares, professores e até os autores deste livro são uma espécie de imigrantes digitais.

     

    Este livro destina-se a pais e/ou educadores que querem desenvolver mais competências e consciência digital que lhes permitam criarem uma relação saudável com os mais novos no que respeita ao uso responsável das novas tecnologias de informação e comunicação. Os conteúdos estão agrupados por tipos de uso de tecnologias e faixas etárias.

     

    Neste livro são respondidas questões como:

     

    O meu filho já pode fazer parte de uma rede social?

    Porque é que o meu filho quer tanto jogar?

    Com que idade o meu filho pode ter um smartphone?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/miudos-ecras-rute-agulhas/26680382

  • “Os super-heróis também têm dias maus” de Shelly Becker

    “Todos sentimos dificuldade em gerir as emoções… até mesmo os super-heróis! Pois é! Como qualquer um de nós, também eles têm dias maus. Nesses dias, os super-heróis até poderiam usar os seus superpoderes para serem malvados - transformar as cidades em escombros, incendiar as ruas com o seu olhar de laser, e muito mais... mas não o fazem. E sabes porquê?

     

    Descobre tudo neste livro cheio de ação e de magníficas ilustrações! Esta história vai revelar-te como os super-heróis resistem à super-tentação de serem malvados quando estão num dia mais difícil! E.. se eles conseguem, tu também consegues!

     

    Um livro indispensável e divertido, recomendado em bibliotecas, escolas, sites, jornais e até no site oficial da Rua Sésamo, e ideal para ajudar os mais pequenos a lidar com as suas emoções.”

     

    https://www.wook.pt/livro/os-super-herois-tambem-tem-dias-maus-shelly-becker/26692308

  • “Romance de Verão” de Emily Henry

    “Dois escritores. Um prazo. Uma história à espera de ser contada.

     

    January é uma escritora romântica e uma otimista por natureza. Augustus é um escritor literário indiferente ao amor e frio por opção. Mas January e Gus têm em comum mais do que pensam. Ambos estão: Falidos. Paralisados por bloqueios criativos. Obrigados a escrever bestsellers antes que o verão acabe. A morar ao lado um do outro.

     

    O resultado? Uma aposta para trocar de género literário e ver quem é publicado primeiro.

     

    Durante o verão, Augustus vai escrever uma história feliz, enquanto January vai escrever o próximo Grande Romance Americano.

    O risco? Ao contarem as histórias um do outro, as suas vidas poderão ficar viradas do avesso. Mas ela vai levá-lo em visitas de pesquisa dignas de um filme de Hollywood, e ele vai detestar. E ele vai apresentá-la a sobreviventes de um culto mortífero no meio do nada (obviamente) e ela vai ficar indiferente. Certo? Ambos terminarão os seus livros e ninguém se apaixonará. A sério. Mesmo a sério. É isso que vai acontecer. (…)”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/romance-de-verao-emily-henry/27054620

  • “Modelos organizacionais de escolas públicas portuguesas” de Jorge Manuel da Silva Pereira Barros

    “Este livro apresenta-nos de uma forma objetiva e sucinta alguns dos diversos modelos organizacionais das escolas públicas portuguesas implementados pela administração educativa nos últimos 31 anos.

     

    Aborda ainda a forma como aqueles modelos organizacionais de escolas públicas que ainda hoje existem em Portugal se adaptaram e continuam a funcionar em plena pandemia de Covid-19.

     

    Trata-se de um livro, de leitura fácil, que pretende mostrar de que forma e com que objetivos a tutela, sensivelmente, ao longo das últimas três décadas se viu obrigada a implementar tais modelos organizacionais das escolas estatais em Portugal.”

     

    https://www.wook.pt/livro/modelos-organizacionais-de-escolas-publicas-portuguesas-jorge-manuel-da-silva-pereira-barros/27011921

  • “O grande círculo” de Maggie Shipsted

    “A inesquecível história de uma aviadora ousada e temerária, determinada a traçar o seu próprio destino, a qualquer preço.

    Depois de resgatados, ainda bebés, de um transatlântico que afundou, em 1914, Marian e Jamie Graves são criados pelo tio, em Missoula, Montana.

    É por lá que – depois de se cruzar com dois pilotos de passagem pela cidade – Marian se apaixona pelo voo. Aos catorze anos, abandona a escola e encontra um protetor inesperado e perigoso, um contrabandista rico que lhe coloca um avião à disposição e financia aulas de voo. Um acordo que a vai perseguir para o resto da vida, mesmo que lhe permita cumprir o seu destino: circum-navegar o Globo, sobrevoando os Polos Norte e Sul.

    Um século depois, Hadley Baxter é escolhida para interpretar Marian num filme sobre o seu desaparecimento na Antártida. Vibrante, sagaz e enfadada com a claustrofobia de Hollywood, Hadley está ansiosa por se reinventar depois de ter protagonizado uma série de filmes românticos que a aprisionaram num papel de celebridade de culto. O envolvimento na personagem de Marian desdobra-se, de forma emocionante, lado a lado com a história da própria Marian, quando os destinos das duas mulheres – e a sua ânsia de autodeterminação em geografias e épocas muito diferentes – colidem.

    O Grande Círculo leva-nos numa viagem inesquecível – através da Lei Seca e da Segunda Guerra Mundial, desde o Montana a Londres e até à Hollywood dos nossos dias – que nos envolve a cada página.

    Meticulosamente pesquisado, épico e emocionante, O Grande Círculo é uma obra de arte monumental e um tremendo salto para a talentosa Maggie Shipstead.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-grande-circulo/25693832

  • “O abismo vertiginoso” de Carlo Rovelli

    “Uma perspetiva surpreendente da teoria quântica, do autor de Sete Breves Lições de Física e A Ordem do Tempo.

     

    Em Helgoland, uma ilha no Mar do Norte, no mês de junho de 1925, o jovem físico alemão Werner Heisenberg pôs em marcha a mais radical revolução científica do nosso tempo: a física dos quanta.

     

    Um rasgo de génio com quase um século, que descreve na perfeição o mundo que observamos, da cor do céu aos neurónios do nosso cérebro, do funcionamento dos computadores à origem das galáxias, e que está, também, na origem de inúmeras descobertas e avanços tecnológicos.

    Aliando ciência, filosofia e história, Carlo Rovelli reconstrói com admirável clareza o controverso debate em torno do sentido desta teoria, argumentando que as suas aparentes contradições podem ser explicadas com uma mudança radical de perspetiva: tudo o que existe é fundamentalmente composto, não por matéria, mas por interações.

     

    Uma interpretação arrojada, por um dos físicos mais brilhantes da atualidade, que sugere que a realidade é muito diferente daquilo que imaginamos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-abismo-vertiginoso-carlo-rovelli/27090515

  • “O Sr. Wilder & eu” de Jonathan Coe

    “Aos 57 anos, a vida de Calista Frangopoulos parece ter chegado a um impasse pessoal e profissional. À partida de uma das filhas para um país longínquo e ao complexo dilema com que a outra se debate, soma-se o pouco trabalho que tem tido enquanto compositora de bandas sonoras. É no meio deste caos que recorda a sua própria juventude e os tempos passados com o grande realizador de cinema Billy Wilder.

    Em 1976, por mero acaso, Calista dá por si em Los Angeles, num requintado jantar com grandes figuras do cinema, entre elas Wilder, que acaba por contratá-la como intérprete durante a rodagem do filme O Segredo de Fedora, numa belíssima ilha grega.

    E assim, ao lado de um dos maiores nomes da sétima arte, numa ímpar jornada de aprendizagem e crescimento, Calista conhece os últimos momentos de uma forma de fazer cinema que então chegava ao fim. Ao mesmo tempo, começa a traçar o seu próprio caminho, descobrindo não apenas o amor, mas também os traumas privados e coletivos que o Holocausto deixou.

    Num romance que evoca a passagem da juventude à idade adulta e faz o retrato íntimo de uma das mais intrigantes figuras do cinema, Jonathan Coe lança o olhar sobre a natureza do tempo e da fama, da família e da atração traiçoeira que a nostalgia consegue exercer sobre cada um de nós.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-sr-wilder-eu/25513957

  • “Palavra em queda” de Pedro Lopes Adão

    "«Nem sempre os poetas (como os artistas e as pessoas em geral) estreiam bem, não sendo por isso raros os que se arrependem e tentam, mais tarde, apagar da sua bibliografia o(s) seu(s) primeiro(s) livros(s). Creio que não será esse o caso de Pedro Adão, dado que este Palavra em Queda se apresenta já com um nível alto de maturidade, revelando um poeta que, embora vá certamente passar por mudanças no futuro, revela precocemente uma identidade segura.»”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/palavra-em-queda-pedro-lopes-adao/27086679

  • “O ar que ele respira” de Brittainy C. Cherry

    “COMO SUPERAR A DOR DE UMA PERDA IRREPARÁVEL?

    PODE O AMOR SER MESMO A RESPOSTA PARA TUDO?

     

    Elizabeth está a tentar seguir em frente. Depois da morte do marido e de ter passado um ano junto da mãe, decide voltar a casa e enfrentar as memórias do casamento feliz com Steven. A dor da perda ainda a consome, as lágrimas ainda insistem em cair, mas ela encontra em Emma, a filha de 5 anos, a força de que precisa para recomeçar.

     

    Ao voltar à pequena cidade de Meadows Creek, Elizabeth chega à conclusão de que tudo, com exceção dela própria, continua igual: os mexericos, os velhos amigos, a estranha loja do Sr. Henson... Ou melhor, quase tudo. O seu novo vizinho, Tristan Cole, é o homem de quem todos falam, mas que todos evitam. Rude, solitário, sempre de olhar agressivo e triste, Tristan parece fugir do passado. Mas, com o tempo, Elizabeth descobre que, por detrás do ser intratável, há um homem que foi devastado pela morte das pessoas que mais amava. Ela tenta aproximar-se dele, mas Tristan faz de tudo para impedir que ela entre na sua vida. No seu coração despedaçado, não há espaço para um novo começo. Ou há?

     

     

    ESTA É UMA HISTÓRIA SOBRE UM AMOR IMPROVÁVEL, QUE NASCE, CRESCE E - QUEM SABE? -

    VENCE NOS CORAÇÕES MAIS SOFRIDOS.”

     

    https://www.presenca.pt/products/o-ar-que-ele-respira

  • “As oito grandes lições da natureza” de Gary Ferguson

    “Um manifesto poderoso sobre a interdependência de tudo o que existe na natureza e sobre como poderemos viver uma vida mais gratificantes e nos reconectarmos com o mundo natural.

     

    Durante demasiado tempo, vivemos separados da natureza, vendo-nos como superiores, distantes, independentes. Porém, ao fazê-lo, perdemos de vista tudo o que o mundo natural nos pode ensinar.

     

    Neste livro, Gary Ferguson revela-nos as surpreendentes complexidades que podemos encontrar na natureza, bem como a sabedoria que advém do mundo natural, da sua diversidade, dos seus mistérios e da sua capacidade de resiliência perante a mudança.

     

    Baseando-se em áreas que vão desde a ciência e a psicologia à filosofia e à história, Gary Ferguson desvenda a deslumbrante teia de conexões que temos com a natureza, enfatizando a necessidade de voltarmos a estabelecer uma ligação com o mundo natural para potenciarmos o nosso bem-estar físico, mental e espiritual e redescobrirmos a nossa humanidade. Porque, afinal, nós somos natureza.”

     

    https://www.wook.pt/livro/as-oito-grandes-licoes-da-natureza-gary-ferguson/26677240

  • “Perigo! Duas caras” de Margarida Vieitez

    “Este livro é uma valiosa ferramenta para aprender a lidar com pessoas com duas caras, aquelas que pensam apenas no seu próprio bem e tratam os outros como algo descartável.

     

    Há hoje em dia uma proliferação de pessoas com duas ou mais caras, alimentadas pela sociedade de consumo, da descartabilidade, do individualismo e do egocentrismo. A maioria são insatisfeitas crónicas, não se sentem bem com nada, nem com ninguém, fazendo os outros sentirem-se à beira da loucura. Em Perigo! Duas Caras, a conceituada especialista Margarida Vieitez mostra-lhe como deve reagir e agir perante alguém com estas características.

     

    Ao ser capaz de os identificar, saber como são e como atuam, vai poder defender-se e evitar atitudes perversas.

     

    Na era do egoísmo e egocentrismo é urgente descobrir quem está por detrás das máscaras, saber defender-se das pessoas que teimam em fazer-lhe mal e que colocam em perigo a sua saúde mental. Porque no que respeita a narcisistas, ninguém está a salvo!, refere a autora.”

     

    https://www.clubedoautor.pt/livro/perigo-duas-caras

  • “O amor no novo milénio” de Can Xue

    "Neste romance mágico, sombrio e cómico, um grupo de mulheres habita um mundo permanentemente vigiado, onde há informadores que espreitam entre canteiros de flores e relatórios falsos sobre cada um dos seus movimentos. Também há conspirações, geralmente abundantes numa comunidade que normaliza a paranoia e a suspeita. Algumas das personagens tentam fugir da realidade - seja num misterioso bordel de jogos de azar, em casas que lembram antigos impérios labirínticos ou num emaranhado de túneis e galerias que existem no subsolo. Há quem procure refúgio em regiões onde as ervas medicinais chinesas e a sabedoria milenar podem confortar ou mudar a nossa vida, e quem procure aventuras de adultério, ilusão e entretenimento.

     

    Estas são as formas de amor do novo milénio: satíricas, trágicas, passageiras, duradouras, nebulosas e gratificantes, em cenários que tanto deixam perceber a fraude e a exploração dos outros, como são tingidos de sensibilidade, sexo, grandeza e desejo de aventura - num mundo sem Oriente nem Ocidente, onde somos apenas pessoas que precisam de sonhar.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/o-amor-no-novo-milenio/24650337

  • “Aladdin” de Bobbi JG Weiss

    “Na fabulosa cidade de Agrabah, vive um menino de rua chamado Aladdin. Quando ele recupera uma velha lâmpada da Caverna das de Maravilhas, e um Génio lhe concede três desejos, a sua vida muda para sempre.

     

    Agora, pode tornar-se o príncipe que ele sempre quis ser, e conquistar o coração da princesa Jasmine, a rapariga por quem se apaixonou. Mas Aladdin não sabe que o Grão-Vizir também planeia utilizar a lâmpada para governar Agrabah...”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/aladdin-novela-grafica/26798446

  • “À procura de Anne Frank” de Ari Folman

    “No seu famoso diário, Anne Frank criou uma amiga imaginária, Kitty. Agora, o realizador e autor Ari Folman, juntamente com a artista Lena Guberman, dão-lhe vida.

    Quando uma estranha tempestade se abate sobre Amesterdão e quebra o vidro que protege o diário guardado na Casa de Anne Frank, Kitty irrompe daquelas páginas e vai viver uma verdadeira aventura em busca da sua amiga.

    Acompanhada pelas memórias dos dias passados no anexo secreto, Kitty percorre as ruas da capital holandesa de hoje e com a ajuda de amigos inesperados irá descobrir o que foi o Holocausto, o que isso significou para Anne e o que, por sua vez, o seu diário continua a representar para as crianças de todo o mundo.

    À procura de Anne Frank é uma história apaixonante, lançada simultaneamente em livro e em filme de animação.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-procura-de-anne-frank/25898357

  • “Tecnologia de contenções e fundações” de Jorge de Brito

    “Esta obra, dirigida aos atuais e futuros Engenheiros Civis e Arquitetos intervenientes nas fases de projeto, construção e/ou fiscalização de edifícios, apresenta, de um modo pedagógico, as tecnologias correntes de contenção e fundação e tem como objetivo principal a abordagem eminentemente prática de todos os problemas associados à construção de estruturas até à cota natural do terreno. Destacam-se os principais temas tratados:

    - Melhoramento de solos;

    - Aterros e escavações, incluindo a sua drenagem;

    - Contenções de terras, incluindo paredes tipo Berlim, cortinas de estacas-prancha, paredes tipo Munique, cortinas de estacas mol dadas, paredes moldadas, muros de suporte tradicionais e especiais, bem como os elementos de suporte correntes como ancoragens e pregagens;

    - Fundações, incluindo sapatas, ensoleiramentos gerais, grelhas de fundação, pegões, estacas cravadas, estacas moldadas, microestacas e barretas;

    - Drenagem, proteção e impermeabilização de construções enterradas.

    A descrição de cada uma destas técnicas apoia-se em imagens de obras reais e em esquemas e cortes construtivos elaborados propositadamente para o efeito. Pretende-se, assim, que esta publicação sirva de apoio ao ensino em cursos de licenciatura e mestrado em Engenha ria Civil, Arquitetura e áreas afins, ambicionando ainda ser um elemento de apoio a profissionais ligados a obras geotécnicas correntes, para os quais é relevante o conhecimento dos procedimentos adequados de execução em obra.”

     

    https://www.wook.pt/livro/tecnologia-de-contencoes-e-fundacoes-jorge-de-brito/25087580

  • “Plano de marketing e marketing digital na hotelaria e no turismo” de Eduardo Moraes Sarmento

    “A conceção e a implementação de um plano de marketing e o uso do marketing digital são hoje fundamentais para todas as empresas do setor da Hotelaria e do Turismo que se queiram modernizar e afirmar, nomeadamente num contexto de incerteza.

     

    Com uma primeira parte dedicada à planificação de estratégias e ações de marketing e uma segunda parte exclusivamente centrada no marketing digital, esta é uma obra única no mercado que, através de uma abordagem original, clara e pragmática, permite:

    - Refletir sobre a importância e a organização de um plano de marketing;

    - Avaliar o potencial turístico do destino onde se opera, tendo em conta a oferta, a procura, a concorrência e as tendências do mercado;

    - Definir e aplicar, como ferramentas de trabalho, no contexto de micro, pequenas e médias empresas, os guiões, as tabelas e os quadros apresentados;

    - Conhecer o modus operandi do marketing digital na Hotelaria e no Turismo e o perfil do consumidor online;

    - Entender o comércio eletrónico (e-commerce) e como se estruturam os Travel Recommender Systems, os motores de busca, os portais de compra coletivos e os portais de venda no que concerne à atividade turística;

    - Identificar e dominar o funcionamento dos principais veículos e ferramentas do marketing digital na Hotelaria e no Turismo (websites, e-mail marketing, redes sociais, aplicações móveis, blogues e vlogues, marketing de conteúdos, mobile marketing, entre outros).”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/plano-de-marketing-e-marketing-digital-na-hotelaria-e-no-turismo-eduardo-moraes-sarmento/25837659

  • “Bases de dados relacionais: implementação com MySQL” de Orlando Belo

    “O MySQL tornou-se num dos mais populares e poderosos sistemas de gestão de bases de dados relacionais atualmente disponíveis no mercado. Através desta ferramenta, este livro explora de uma forma abrangente e detalhada o desenvolvimento de sistemas de bases de dados relacionais, ao longo das suas principais etapas de implementação e de exploração.

     

    Nos vários capítulos, abordam-se as tarefas mais usuais que se desenvolvem no ambiente de um sistema de bases de dados relacional, dando-se particular atenção ao planeamento e implementação do seu esquema físico, à administração e gestão do seu repositório de dados, à definição de esquemas de segurança e de recuperação de dados, à exploração da informação que contém, através de queries simples e complexas, e ao desenvolvimento de scripts SQL para a implementação de procedimentos, funções e gatilhos, para a gestão de erros ou para a definição e controlo de transações.

     

    Ao longo da exposição e desenvolvimento, de forma gradual, de um exemplo de aplicação concreto, vai-se fornecendo o conhecimento essencial para compreender o que é uma base de dados relacional, qual a sua estrutura e serviços base e como é que pode ser criada e explorada para sustentar a operacionalidade de uma dada organização.

     

    Este livro destina-se a estudantes dos ensinos superior e profissional, bem como a profissionais de empresas de tecnologias da informação e da comunicação, que pretendam adquirir ou reforçar conhecimento no domínio das bases de dados relacionais, sustentado por uma abordagem teórico-prática robusta, acompanhada por um conjunto vasto de exercícios práticos, desenvolvidos na linguagem SQL, nas suas vertentes de descrição, manipulação e controlo de dados.

     

    Principais temas abordados no livro:

     

    - Implementação de bases de dados;

    - Povoamento e atualização de dados;

    - Exploração básica e avançada de dados;

    - Procedimentos, funções e gatilhos;

    - Programação em MySQL.“

     

    https://www.wook.pt/livro/bases-de-dados-relacionais-orlando-belo/25403539

  • “A despedida de Ulisses” de Francisco Moita Flores

    “Março de 2020. Ulisses conta os dias para se reformar do Ministério e se dedicar à sua paixão: a pintura. No dia tão esperado, tudo fecha. E o País passa a viver entre a pandemia e o delírio político e mediático.

     

    Que raio de ideia foi esta, quando se soube que a pandemia estava prestes a chegar, de esvaziarmos os supermercados de papel higiénico e latas de atum? Que susto foi este que nos levou a confundir uma doença respiratória com um desarranjo intestinal?

     

    Vivemos dias de delírio. Durante muitos meses, fomos interditados ao toque, ao beijo, ao abraço. Apenas ligados aos ventiladores da esperança para que o pesadelo terminasse. É certo que trouxe dor e sofrimento, luto e inquietação, mas também é verdade que nos ofereceu dias onde escutámos e acreditámos nas coisas mais disparatadas. Piores do que o intempestivo assalto às prateleiras do papel higiénico.

     

    Nunca como neste tempo de transtorno se percebeu como a informação-espetáculo não coabita pacificamente com o conhecimento. Alimenta-se de poeira, ignorando a tempestade, olha a espuma das ondas sem vislumbrar a grandeza dos mares. Enclausurados pela polícia sanitária, tornámo-nos atores e espetadores desse psicodrama vertiginoso que nos remeteu para estudos e perícias paridas pelo Diabo, presos aos saberes de gente especializada em saber não especializado.

     

    Escrevi este romance através dos medos que nos têm atormentado, durante a clausura forçada a que estivemos obrigados, submetidos aos caprichos de deuses de vendedores de banha da cobra, de sábios e de sabichões que desfilaram nos ecrãs de notícias.

     

    Os protagonistas - Ulisses e Florência - são um bocadinho de todos nós. Apimentei-os com salpicos de loucura que o confinamento nos trouxe. Foram Contínuos, mais tarde promovidos a Assistentes Operacionais, pais de três filhos, cinquenta anos de comunhão de ternura e quezílias que, tal como nós, viveram assarapantados com as notícias e milagres.

     

    E não morreram de Covid. Viverão felizes para sempre nas páginas deste livro.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-despedida-de-ulisses-francisco-moita-flores/26680376

  • “O verão do lobo” de Hans Rosenfeldt

    “Quando restos humanos são encontrados no estômago de um lobo morto, Hannah Wester, polícia na remota cidade fronteiriça de Haparanda, no Norte da Suécia, sabe que não haverá outro verão como aquele. Os restos mortais estão relacionados com um confronto sangrento entre traficantes de droga na fronteira com a Finlândia. Mas como é que o homem chegou à floresta de Haparanda?

     

    Hannah e os colegas não deixam pedra sobre pedra. Mas o tempo escasseia e eles não são os únicos a procurar. Quando a brilhante e mortal Katja chega, acontecimentos inesperados e brutais sucedem se. em poucos dias, a vida em Haparanda complica-se, também para -Hannah, que se verá forçada a confrontar o próprio passado.

     

    Bem-vindo a Haparanda, uma aldeia fronteiriça onde todos são suspeitos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-verao-do-lobo-hans-rosenfeldt/26677175