Site Autárquico Loulé

“De Quarteira ao Ludo: um percurso histórico pelo litoral de Loulé e dos seus recursos”, por Ana Cláudia Silveira

As zonas húmidas de génese flúvio-marítima assumiram no decurso da história um relevante papel tanto em termos ambientais como económicos e até militares, motivos pelos quais despertaram um particular interesse, tendo sido objeto da implementação de estratégias diversificadas no sentido de promover o aproveitamento dos seus amplos recursos e potencialidades. As intervenções antrópicas realizadas nestes espaços costeiros conduziram frequentemente à gradual transformação quer da paisagem física, quer da paisagem cultural, tornando difícil, por vezes, proceder à reconstituição do que seria o seu aspeto e organização durante a época medieval e moderna.

Através de um conjunto diversificado de fontes escritas conservadas em distintos arquivos e fundos documentais, procuraremos contribuir para um melhor conhecimento de alguns aspetos relativos à evolução do litoral de Loulé ao longo dos séculos.

Ana Cláudia Silveira é investigadora no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e integra a equipa da Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”, que funciona sob coordenação do CHAM – Centro de Humanidades. A sua tese de doutoramento incide sobre o espaço urbano de Setúbal medieval e a sua integração na Mesa Mestral da Ordem Militar de Santiago, aguardando-se a respetiva defesa.