1ª - Plano de TrabalhoInstrumento de planificação da execução do Programa da Rede Social que define os recursos humanos e materiais e organiza as actividades necessárias para a concretização dos seus produtos finais, de como são exemplo o Pré-diagnóstico, o Diagnóstico, o Plano de Desenvolvimento Social, o(s) Plano(s) de Acção, o Sistema de Informação e a constituição das Comissões Sociais de Freguesia ou Inter-freguesias. 2ª - Pré-diagnósticoDocumento que antecipa a elaboração do Diagnóstico. Pretende recolher o máximo de informação quantitativa sobre a realidade social do concelho tendo em conta indicadores pré-definidos relativos a áreas temáticas como a saúde, educação, acção social entre outras e cujo aprofundamento será realizado aquando do Diagnóstico.3ª – Diagnóstico Social ConcelhioDocumento fruto de uma análise qualitativa que contribui para a construção e consolidação dos problemas e para o conhecimento dos recursos existentes. Consiste no levantamento dos problemas e das necessidades locais e promove a definição de estratégias e prioridades de intervenção. Fases do diagnóstico:- Identificação dos principais problemas do concelho, por áreas temáticas - Recolha de informações pertinentes por área territorial (ex. por freguesia) tendo em conta a prévia identificação dos problemas sociais existentes (recursos e necessidades);- Análise e interpretação das informações recolhidas, incluindo uma hierarquização dos problemas detectados e a formulação de propostas de acção para a resolução dos problemas identificados.4ª – Plano de Desenvolvimento SocialInstrumento que para além de identificar as necessidades e recursos deve projectar as acções e projectos de intervenção global, envolvendo cada parceiro e definindo o papel de cada um. Define as finalidades, objectivos gerais e específicos e estratégias a adoptar e a sua finalidade última é potenciar as reais oportunidades de desenvolvimento social.5ª - Plano de AcçãoDocumento que operacionaliza os objectivos e estratégias formulados através da concepção de programas e projectos. Deve descrever as actividades a realizar, mas fundamentalmente demonstrar e fundamentar a priorização das actividades e acções em função das necessidades, recursos existentes e expectativas.6ª – Sistema de Informação Consiste na montagem de um dispositivo de recolha, de gestão e circulação de informação. É um instrumento de comunicação/informação privilegiado a ser actualizado, partilhado e difundido por todos os parceiros. É uma sistematização de dados que permite a actualização das informações e avaliação dos resultados das acções. 7ª - Constituição das Comissões Sociais de Freguesia ou Inter-freguesiasDinâmicas de funcionamento e intervenção cooperativa e negociada, entre entidades públicas e privadas e outros actores locais, com o objectivo de potenciar o desenvolvimento local. Permite uma racionalização participada da acção, reduzindo custos e riscos e promovendo trocas de experiências, de conhecimento e de saberes locais. Comissões Sociais de Freguesia constituídas e datas de constituição:• Comissão Social de Freguesia de Almancil – 9 de Novembro de 2007;• Comissão Social de Freguesia de Alte – 21 de Novembro de 2007;• Comissão Social de Freguesia de Benafim – 3 de Maio de 2007;• Comissão Social de Freguesia de Boliqueime – 12 de Julho de 2007;• Comissão Social de Freguesia de Querença – 3 de Abril de 2007;• Comissão Social de Freguesia de Salir – 22 de Novembro de 2004;• Comissão Social de Freguesia de S. Clemente – 14 de Junho de 2007;• Comissão Social de Freguesia de S. Sebastião – 27 de Março de 2007;• Comissão Social de Freguesia da Tôr – 16 de Maio de 2007;• Comissão social de Freguesia de Quarteira - 4 de Fevereiro de 2014.