A Estratégia de Sustentabilidade do Concelho de Loulé é um processo pioneiro que permitiu identificar acções com vista a uma melhoria progressiva da qualidade de vida actual e futura dos habitantes do Concelho, através de uma abordagem transversal e integrada, considerando a governância, o desenvolvimento económico e a coesão social.
Entre Janeiro de 2005 e Fevereiro de 2006 foram realizadas várias actividades amplamente divulgadas no Concelho e que contaram com a participação de um vasto conjunto de agentes do Município. Este processo de envolvimento demonstrou-se decisivo na criação de um sentido de apropriação da ESCL por parte dos agentes sociais.
A ESCL é um processo em evolução, que pertence tanto aos munícipes como à autarquia, que permite esperar um futuro desejável e que, partindo de uma visão de futuro, propõe linhas de orientação para o desenvolvimento sustentável no longo prazo e contextualiza acções e prioridades no curto prazo.
Todo este processo participativo realizado em 2005 e 2006, conduziu à definição de vinte projectos de acção que se desmultiplicam em medidas e sub-medidas, agora em diferentes estádios de concretização, mobilizando a constituição de parcerias com agentes directamente interessados.