Site Autárquico Loulé

Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena

A Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena situa-se nas Freguesias de Salir e Benafim, ocupando uma área de 637 ha na transição entre o Barrocal e a Serra algarvia.

 

A criação desta Paisagem Protegida Local (PPL) teve como objetivo a preservação e proteção dos valores físicos, estéticos, paisagísticos e biológicos do Barrocal, constituindo um magnífico monumento ambiental de grande beleza natural, tanto do ponto de vista geológico como da biodiversidade.

 

Geologicamente, a Rocha da Pena é uma cornija escarpada de calcários muito duros, cujo planalto tem aproximadamente 2 km de comprimento e uma escarpa com cerca de 50 m de altura. Ao longo dos anos, a rocha calcária tem sofrido uma lenta erosão química que originou a formação de fendas e grutas. A altitude máxima é de 479 m.

 

Mais se informa que os pedidos de autorização, para a realização de atividades nas Paisagens Protegidas Locais da Rocha da Pena e da Fonte Benémola, devem ser acompanhados pelo preenchimento da minuta (em anexo) e remetidos para o endereço de e-mail ambiente@cm-loule.pt, com o máximo de informação possível, para posterior análise técnica e decisão da Comissão Diretiva (órgão executivo) das áreas protegidas – Paisagem Protegida Local  da Rocha da Pena e Paisagem Protegida Local  da Fonte Benémola.

Estes pedidos deverão ser efetuados com pelo menos 30 dias de antecedência antes da realização da ação (N.º 2 do artigo 12º do Aviso nº 20717/2010, de 18 de outubro, em anexo).

 Neste sentido, estas atividades deverão ser descritas de forma clara e acompanhadas com o máximo de informação possível, nomeadamente a duração de cada atividade, número de participantes, com indicação do local exato e do percurso a realizar (com envio de ficheiro em formato KML, KMZ ou GPX) e, se for o caso, a tipologia de equipamentos que irão utilizar (ex.: câmaras de fotografar ou de filmagem, drones…), entre outros.

 Ressalva-se que a circulação de viaturas motorizadas é proibida nas Paisagens Protegidas Locais da Rocha da Pena e da Fonte Benémola (com exceção das viaturas devidamente autorizadas).

 

 

 

Listagem

  • Flora da Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena

    A grande diversidade de flora é uma das grandes riquezas da PPL da Rocha da Pena, possuindo cerca de 535 espécies, das quais algumas são endémicas e muitas são medicinais e aromáticas.   Uma das razões desta grande diversidade está no facto da Rocha da Pena estar sujeita a ...

  • Fauna da Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena

    Na fauna existente na PPL da Rocha da Pena destacam-se os mamíferos como o Coelho bravo (Oryctolagus cuniculus) e o Javali (Sus scrofa), e pequenos predadores como a Raposa (Vulpes vulpes), a Gineta (Genetta genetta) e o Saca-rabos (Herpestes ichneumon). Destaque ainda para duas espécies de morcegos, o Morcego-de-peluche ...