JOVENS VIGILANTES DA FLORESTA ASSINALAM DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

02 de agosto 2021

Assinalou-se na passada quarta-feira, 28 de julho, o Dia Nacional da Conservação da Natureza e, para celebrar a efeméride, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé promoveu uma atividade lúdica entre as suas equipas de voluntários de vigilância florestal que se encontram no terreno, de forma a destacar e enaltecer a importância da conservação do património natural.

Os jovens tiveram a oportunidade de realizar alguns trabalhos com materiais naturais que recolheram durante o período de vigilância, na freguesia de Alte. Por outro lado, neste momento estes voluntários receberam algumas informações sobre o dispositivo municipal de prevenção e combate aos fogos florestais e o trabalho desenvolvido pela Equipa de Sapadores Florestais, pelas Equipas Municipais de Intervenção Florestal e pelos elementos do Exército durante este período de verão, em que o risco de incêndios é mais elevado.

O programa “Vigilância Florestal – Voluntariado Jovem”, promovido pela Autarquia de Loulé há já largos anos, tem como objetivo principal a prevenção e deteção de fogos florestais, sensibilização e informação à população (entrega de folhetos) e interação com os idosos que vivem isolados nas áreas de Alte, Ameixial, Benafim, Querença, Salir e Tôr. Para além da aprendizagem relacionada com os incêndios florestais e as caminhadas ao ar livre, o programa favorece as relações interpessoais entre os elementos dos grupos. Tem contribuído para fomentar a cultura de proteção e valorização do património comum, a floresta, dando a conhecer a alguns jovens estas zonas do Concelho.

Refira-se que o Dia Mundial da Conservação da Natureza, comemorado em Portugal como o Dia Nacional da Conservação da Natureza, tem o objetivo de consciencializar os cidadãos para os problemas da “Mãe Natureza” e para a necessidade urgente da sua conservação.

O Dia Internacional da Conservação da Natureza foi criado por Assembleia Geral da ONU e em Portugal a data foi instituída pela resolução nº 73/98 neste mesmo dia para celebrar o aniversário da fundação da LPN (Liga para a Proteção da Natureza).

Assim, este é um dia de reflexão para a situação da natureza em Portugal e no mundo, que ganha cada vez maior relevância face aos problemas causados pelo aquecimento global e pelas alterações climáticas.