Site Autárquico Loulé

JOVENS VIGILANTES DA FLORESTA ASSINALAM DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

JOVENS VIGILANTES DA FLORESTA ASSINALAM DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Ambiente

02 de agosto 2021

Assinalou-se na passada quarta-feira, 28 de julho, o Dia Nacional da Conservação da Natureza e, para celebrar a efeméride, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé promoveu uma atividade lúdica entre as suas equipas de voluntários de vigilância florestal que se encontram no terreno, de forma a destacar e enaltecer a importância da conservação do património natural.

Os jovens tiveram a oportunidade de realizar alguns trabalhos com materiais naturais que recolheram durante o período de vigilância, na freguesia de Alte. Por outro lado, neste momento estes voluntários receberam algumas informações sobre o dispositivo municipal de prevenção e combate aos fogos florestais e o trabalho desenvolvido pela Equipa de Sapadores Florestais, pelas Equipas Municipais de Intervenção Florestal e pelos elementos do Exército durante este período de verão, em que o risco de incêndios é mais elevado.

O programa “Vigilância Florestal – Voluntariado Jovem”, promovido pela Autarquia de Loulé há já largos anos, tem como objetivo principal a prevenção e deteção de fogos florestais, sensibilização e informação à população (entrega de folhetos) e interação com os idosos que vivem isolados nas áreas de Alte, Ameixial, Benafim, Querença, Salir e Tôr. Para além da aprendizagem relacionada com os incêndios florestais e as caminhadas ao ar livre, o programa favorece as relações interpessoais entre os elementos dos grupos. Tem contribuído para fomentar a cultura de proteção e valorização do património comum, a floresta, dando a conhecer a alguns jovens estas zonas do Concelho.   

Refira-se que o Dia Mundial da Conservação da Natureza, comemorado em Portugal como o Dia Nacional da Conservação da Natureza, tem o objetivo de consciencializar os cidadãos para os problemas da “Mãe Natureza” e para a necessidade urgente da sua conservação.

O Dia Internacional da Conservação da Natureza foi criado por Assembleia Geral da ONU e em Portugal a data foi instituída pela resolução nº 73/98 neste mesmo dia para celebrar o aniversário da fundação da LPN (Liga para a Proteção da Natureza).

Assim, este é um dia de reflexão para a situação da natureza em Portugal e no mundo, que ganha cada vez maior relevância face aos problemas causados pelo aquecimento global e pelas alterações climáticas.