BOAS ESCOLHAS ALIMENTARES MARCARAM DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE EM LOULÉ

BOAS ESCOLHAS ALIMENTARES MARCARAM  DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE EM LOULÉ

13 de agosto 2021

Esta quinta-feira, 12 de agosto, assinalou-se o Dia Internacional da Juventude, e em Loulé, o Município, a Associação In Loco e o IPDJ celebraram a data com uma atividade direcionada para a promoção de uma alimentação saudável e “amiga do ambiente”: “À Descoberta do Prato Certo”.

Junto ao Largo do Monumento ao Engº Duarte Pacheco, participaram na iniciativa denominada “Escolhe o que comes”, 19 jovens do Projeto Espaço K, sediado no Bairro Municipal de Loulé. Através de atividades lúdico-pedagógicas, foi possível envolver os participantes, num contacto direto com os alimentos, com os seus cheiros, cores e sabores, mas também com importantes informações nutricionais sobre estes.

O projeto “Prato Certo”, cuja entidade promotora é a Associação In Loco e do qual a Câmara Municipal de Loulé é parceira, tem como objetivo sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável e económica, baseada nos princípios da sustentabilidade e da justiça social, através de um estilo de vida mediterrânico, e introduzir muitas dicas para uma “alimentação saborosa, saudável e económica”, um contributo que tem também impacto no desenvolvimento sustentável. Os fatores ambientais são também cada vez mais relevantes na hora de escolher os alimentos.

O trabalho em rede com as entidades e organizações de fornecimento de ajuda alimentar, com empresas de distribuição de alimentos e/ou refeições, com as escolas, com os agentes de ação social, entre outros, é um dos pontos fundamentais deste projeto já que, com esta colaboração, será possível chegar aos grupos-prioritário com maior eficácia e eficiência.

Acompanharam estes jovens louletanos nesta atividade o presidente da Autarquia de Loulé, Vítor Aleixo, o presidente da direção regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno, bem como técnicos e dirigentes da Associação In Loco.