Site Autárquico Loulé

TRIATLO INTERNACIONAL DE QUARTEIRA “PROF. CARLOS GRAVATA” VAI INTEGRAR CAMPEONATO DO MUNDO DE JUNIORES

TRIATLO INTERNACIONAL DE QUARTEIRA “PROF. CARLOS GRAVATA” VAI INTEGRAR CAMPEONATO DO MUNDO DE JUNIORES

Desporto

01 de outubro 2021

Após um ano marcado pela pandemia e pelo cancelamento da maioria dos eventos desportivos, Quarteira volta a receber, nos dias 6 e 7 de novembro, mais uma edição do Triatlo Internacional de Quarteira “Prof. Carlos Gravata”, este ano com uma novidade: a integração do Campeonato do Mundo de Juniores no evento.

Desde o ano de 2009 que o Triatlo Internacional de Quarteira se insere na Taça da Europa de Elites e Juniores e na Taça de Portugal, mas na edição de 2021 irá receber ainda o Campeonato do Mundo de Juniores de Triatlo, prova que estava inicialmente previsto acontecer nas Bermudas.

"Queríamos agradecer à Federação Portuguesa de Triatlo, ao comité de organização local e à Federação Europeia pela sua vontade de juntar os Mundiais de Juniores ao programa de Quarteira. Como os juniores já haviam perdido os seus Campeonatos Mundiais no ano passado devido à pandemia, foi muito importante para nós dar-lhes a oportunidade para competirem este ano", disse a presidente da Federação Internacional, Marisol Casado.

Já o autarca de Loulé, Vítor Aleixo, destaca o regresso da prova depois de um interregno forçado devido à pandemia: “É com enorme alegria que Quarteira volta a acolher esta prova que já faz parte do calendário de eventos da cidade e constitui um momento do ano importante para o tecido económico local, sobretudo hotelaria, comércio e restauração. Este ano temos mais uma boa razão para estarmos satisfeitos já que vamos ter aqui a nata mundial da modalidade no escalão de juniores”.

Recorde-se que este Triatlo, cuja primeira edição aconteceu em 2002, presta homenagem ao principal promotor da prova, o Professor Carlos Gravata, o grande mentor, organizador e impulsionador da competição, e é hoje um dos eventos-âncora da região algarvia. Dado o prestígio dos atletas que aqui vêm, atrai um numeroso público nacional e internacional, sobretudo os adeptos desta modalidade que aproveitam as condições turísticas da cidade para acompanhar as melhores equipas e atletas e viver momentos de grande emoção.

Considerado pelos especialistas como uma das melhores organizações mundiais da modalidade, em 2019 o Triatlo de Quarteira esteve indicado para o Prémio “Prova do Ano”, pela European Triathlon Union e, nesse mesmo ano, a Câmara Municipal de Loulé foi distinguida pela Federação de Triatlo de Portugal como “Organizador do Ano”, com este evento, durante a Gala Fé no Triatlo