TRIATLO DE QUARTEIRA DECORRE ESTE FIM DE SEMANA E VAI TER A MELHOR START LIST DE SEMPRE

24 de março 2023

700 atletas nas 3 provas que acontecem este sábado e domingo

Está tudo a postos para mais uma emocionante e memorável edição do Triatlo de Quarteira Professor Carlos Gravata. O sol que aqueceu hoje o Calçadão de Quarteira, onde decorreu a conferência de imprensa de antevisão da 21ª edição do evento, perspetiva dois dias de competição de grande nível e com um público entusiasta a assistir.

Naquela que é uma das melhores start lists de sempre, no total das 3 provas estarão em competição cerca de 700 atletas, com alguns nomes sonantes. A Taça da Europa do Triatlo de Quarteira em Elites tem lugar no sábado, estando reservadas para domingo a prova de Juniores, e a Taça de Portugal, uma competição nacional entre clubes que encerra o evento.

Em foco estará a lenda inglesa da modalidade, Jonathan Brownlee, detentor de 3 medalhas nos Jogos Olímpicos. Mas outros atletas com presenças olímpicas vão estar em Quarteira, entre os quais o português João Pereira, “o cabeça-de-cartaz luso”, como adiantou o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Sérgio Dias. Do lado feminino, Melanie Santos é uma das esperanças num bom resultado para o lado de Portugal.

Prevê-se uma prova “muito disputada e renhida até ao fim”, com uma “armada francesa muito grande e forte”.

Para o presidente da Federação, Sérgio Dias, o principal ponto forte da prova está à vista: “O sol fantástico nesta altura do ano e que atrai sempre muitos atletas, alguns de latitudes mais a Norte e que acabam por ter, neste início de época, uma boa oportunidade de aliar um clima mais agradável ao começo da época com uma Taça da Europa”.

Em termos técnicos, o responsável da Federação diz ser esta “uma prova enganadora”. “A natação acaba por ser sempre mais complicada do que o que os atletas anteveem: o ciclismo, sendo maioritariamente plano, acaba por ter as suas dificuldades devido, por vezes, ao vento. A corrida é fantástica, com o público a puxar pelos atletas”, explicou.

Na mensagem de boas-vindas aos atletas, o autarca Vítor Aleixo, quis sublinhar o facto de Quarteira ser um destino já consolidado dentro do calendário internacional do triatlo “a casa do triatlo português”. O presidente do Município de Loulé enalteceu as “condições naturais da cidade para que as provas aconteçam da melhor forma” e realçou ainda o impacto na comunidade e na economia local. “Os atletas vêm com os seus treinadores, acompanhantes, familiares, e depois voltam. É importante para os hotéis, para a restauração, para os nossos equipamentos culturais que são visitados nesta altura”, notou.

Chris Kitchen, vice-presidente da União Europeia de Triatlo, disse ser esta uma “prova especial”, não só pelas condições climatéricas mas pela forma com a cidade, o Município, a Junta e a Federação trabalham numa verdadeira parceria. “Temos as infraestruturas ideais… Quando cheguei ontem não havia nada aqui e agora temos já tudo preparado para a prova de amanhã. Isso é espantoso! É um dos nossos primeiros eventos e estamos sempre ansiosos pela sua realização”, enalteceu.

O apoio da Junta de Freguesia é fundamental nesta organização e, nesse sentido, o presidente Telmo Pinto, aponta caminhos futuros para ter neste evento mais um elemento para combater a sazonalidade na região. ”Será importante que Quarteira se mantenha não só como um destino da prova propriamente dita mas também um destino de treino para os atletas, uma verdadeira referência ao nível do local de estágios e preparação dos atletas”, refletiu

Recorde-se que, em 2022, o Triatlo de Quarteira regressou aos moldes habituais, depois de dois anos atípicos devido à pandemia: o interregno, em 2020, e a edição de 2021 realizada em novembro. No ano transato, no final de março, foi a primeira prova do Calendário Internacional e do Circuito Europeu da Europe Thriatlon 2022 das Taças da Europa de Triatlo.

Prova realizada há 20 anos, com o nome que é também uma homenagem ao seu fundador, o Professor Carlos Gravata, o evento conta com um carácter internacional desde 2009. Desde esse ano, e em 13 edições internacionais, contém 2573 participações, 1509 atletas internacionais diferentes de 62 nacionalidades dos 5 continentes.

Em 2018 foi nomeado pra Melhor Prova do Ano pela Europe Thriatlon e é a prova internacional em Portugal com mais edições e longevidade e uma das principais em quantidade e qualidade, que regista elevados números de participantes.