Site Autárquico Loulé

“A DEMOCRACIA ESTÁ EM PERIGO!”

“A DEMOCRACIA ESTÁ EM PERIGO!”

Cultura

24 de março 2023

Alertou a voz disruptiva de Carmo Afonso, em Loulé

Uma Europa e um mundo sobressaltados pelo fantasma do populismo. Um país que está a deslocar-se à direita e onde a “Paz, Pão, Habitação, Saúde e Educação” perderam o significado de outros tempos. Uma guerra que só terá fim pela via diplomática. Estas foram algumas das ideias deixadas por Carmo Afonso, esta quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma algarvia da Serra do Caldeirão que é hoje uma voz dissonante com forte presença no espaço mediático.

A convite do Município de Loulé para discorrer sobre o tema “Crise da democracia – o que fazer?”, com enquadramento no ciclo “Horizontes do Futuro”, a conferencista fez uma abordagem ao que se passa no mundo atual, numa noite em que uma plateia bastante entusiasmada teve também uma palavra a acrescentar às muitas reflexões, durante o debate que se seguiu.

Se até 2019 era garantido que a democracia portuguesa estava consolidada, para a cronista foi nessa altura que o aparecimento dos populismos fez soar o alarme. “Hoje somos uma democracia em que a terceira força política é um partido de extrema-direita.

Da parte da esquerda, Carmo Afonso considerou que longe vai o radicalismo do pós-25 de Abril e que partidos como o Bloco de Esquerda ou Partido Comunista são hoje erradamente visto como extremistas. “Estão a defender não uma subversão do sistema, mas os direitos dos trabalhadores, defendem a Constituição e fazem uma luta trabalhista”, notou.

Numa época em que os alicerces da democracia – “Paz, Pão, Habitação, Saúde e Educação” - estão em risco, o escalar do populismo surge também “porque as pessoas sentem uma grande frustração pois não têm as suas necessidades concretizadas” e a extrema-direita “é especialista em apontar um culpado”.

 “A democracia está em perigo!”, alertou Carmo Afonso, considerando que o que está em causa são os valores conservadores e antiprogressistas e um retrocesso na luta antirracista e feminista. Mas referindo que este não é apenas um problema português, mas que acontece em países europeus como Espanha, França, Itália ou Suécia, e mesmo fora da Europa, com os antigos presidentes norte-americano, Donald Trump, e brasileiro, Jair Bolsonaro.

Num mundo em que o “nós está mais fraco”, a cronista do “Público” diz ser fundamental a organização das pessoas em grupos. “Temos que voltar às estruturas coletivas. É aí que se faz a reflexão política, que pode haver processos transformadores”. Isto por contraposição às redes sociais que considera ser um “palco” para um “ativismo que não é suficiente” já que se trata de conteúdos “de consumo rápido e imediato”. “Não é o tempo que é preciso para fazer uma resolução, quanto mais uma luta”, argumentou.

Apesar de se assumir como uma mulher de esquerda, considera ser muito importante “uma direita forte e saudável”. É, pois, defensora de “uma alternância democrática”.

E se os problemas de emprego, habitação, educação e saúde são “mato para arder” para os populistas, a Guerra “veio também mexer com os portugueses”. Este foi outro dos capítulos desta conferência.

Quanto ao conflito, a visão de Carmo Afonso é bastante assertiva no que toca o posicionamento do país. “Portugal sempre defendeu o eixo euro-atlântico, o mundo ocidental, que tem coisas muito boas, mas em nome dessas coisas boas participámos em coisas muito más, como a guerra do Iraque. Fazemos parte de um lado e quem puser em causa o imperialismo americano está sempre em minoria”, considerou.

Ainda em relação à Guerra diz ser necessária uma reflexão no espaço público sobre os antecedentes. “Alguém acredita que a Rússia sairá derrotada? Como é que não estamos do lado de uma solução negociada?”, questionou. E sublinhou o agudizar da situação: “Estamos cada vez mais numa trincheira de onde é difícil sair…”.

Em resposta ao “desporto nacional que é o fechar os olhos” deixou uma palavra de otimismo: “Todos nós podemos sempre fazer alguma coisa para melhorar os direitos coletivos, temos que participar. Nunca deixem de ter uma voz com luz própria. O espaço público precisa da intervenção de todos”, assegurou.

Nesta partilha de ideias houve ainda tempo para as palavras e opiniões do público. Em resposta a um aluno da Escola Secundária de Loulé que perguntou se “Ainda acredita em nós, jovens? Acha que ainda é possível mudar?”, a oradora respondeu: “É possível, mas é sobretudo preciso!”.